Eventos extremos provocados pelas mudanças climáticas, como os que aconteceram recentemente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, preocupam o Parlamento catarinense.

Em junho, Mês de Conscientização Mundial em Defesa do Meio Ambiente, a palestra “Eventos extremos no contexto das mudanças climáticas”, agendada para a próxima quinta-feira (6), às 10h, no Plenarinho do Palácio Barriga Verde, irá inaugurar a nova agenda ambiental do “Programa Alesc Sustentável”, desenvolvido pela Assembleia Legislativa.

A palestra será ministrada pela professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina na área de Oceanografia Física e Coordenadora da Sub Rede Desastres Naturais da Rede CLIMA, Regina Rodrigues.

O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Marquito (PSol) é o proponente da atividade. O parlamentar defende que esse debate é urgente.

“Será um grande evento, especialmente nesse momento histórico que estamos vivendo, tendo em vista os eventos climáticos extremos que aconteceram no nosso Estado vizinho e irmão, Rio Grande do Sul, bem como situações recorrentes climáticas que acontecem em nosso Estado”, pondera.

Segundo o parlamentar, Santa Catarina não possui um Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas.