Foto: Arquivo Pessoal

Carlito Merss (PT) retorna neste feriadão a Joinville para comunicar a lideranças dos partidos de esquerda e um grupo do MDB que foi convencido a disputar a eleição de outubro. Uma fonte de Blumenau, muito ligada ao presidente do SEBRAE Décio Lima confirmou que o ex-prefeito de Joinville já acertou sua saída antecipada do cargo que ocupa na entidade para concorrer a prefeito. Antecipada porque primeiro vai entrar em férias para coincidir o término com o prazo de desincompatibilização, três meses antes da eleição.

Pressão da cúpula

Decisão do diretório nacional obriga os regionais a “escalarem o melhor time” na eleição de outubro como forma de “fortalecer” a reeleição de Lula em 2026. Como é o único nome forte em Joinville, Carlito recebeu apelo até da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann e de outras lideranças de sua corrente interna do PT. Há quatro meses, o ex-vereador Marquinhos Fernandes, atual assessor parlamentar da deputada Ana Paula Lima (PT) e um dos melhores amigos de Carlito, afirmou em entrevista ao colunista na TVBE que as chances de ser candidato eram de 70%. Depois disso, Merss negou, desconversou e finalmente foi convencido a disputar a eleição contra Adriano Silva (NOVO), Sargento Lima (PL), Anelísio Machado (PP) e Rodrigo Bornholdt (PSB).

Contatos com o MDB

Consultado sobre um possível apoio de seu grupo à candidatura Carlito, uma liderança do MDB de Joinville confirmou que seu partido não terá candidato e que vai liberar os filiados. “Nós não vamos apoiar nem o NOVO e nem o PL”, garantiu a fonte que preferiu não se identificar. “Sou amigo do Fernando e fiel ao MDB histórico.”, justificou.

Feriadão

Carlito Merss vai aproveitar o feriadão em Joinville para conversar e anunciar sua nova posição aos partidos que formam a Federação Brasil Esperança (Fé Brasil), criada em maio de 2022 pelos partidos PT, PCdoB e Partido Verde. Na sua última passagem por Joinville, há mais de um mês, Carlito também conversou com lideranças suprapartidárias, entre eles o presidente do PDT local, o advogado Adilson Buzzi, conforme a coluna informou na época.

Aliança mantida

Consultado sobre este novo cenário pré-eleitoral, Buzzi disse desconhecer uma possível “candidatura do PT” e, mesmo que venha a ocorrer, o PDT vai manter a palavra e o compromisso de aliança com o PSB em apoio à candidatura de Rodrigo Bornholdt. “Mesmo que Carlito seja o candidato do PT”, acrescentou.

As três mulheres

Com Carlito na disputa para prefeito, a nominata de candidatos a vereador ficará fortalecida, principalmente as três candidatas mulheres e que são, sem dúvida, os nomes mais fortes na relação de candidatos do partido. A atual e única vereadora Ana Lúcia Martins, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville Jane Becker e Vanessa Rosa, primeira suplente do PT na Assembleia Legislativa e namorada de Carlito Merss. Todas as três são professoras concursadas da rede municipal de ensino. Vanessa e Ana Lúcia estão aposentadas pelo Ipreville.