Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Segundo fontes de Balneário Camboriú, a pré-candidatura a prefeito de Peeter Lee Grando (PL) teria subido no telhado. O assunto ainda não é falado abertamente, mas, segundo uma fonte, o escândalo da Igreja Bola de Neve, da qual Peeter faz parte, gerou um grande temor no Partido Liberal em relação aos possíveis desdobramentos e ao seu poder destrutivo.

O fato é que, até o momento, Grando não aparece como envolvido num suposto esquema envolvendo a igreja, mas o fato em si já provocou um grande prejuízo a quem é ligado à entidade religiosa. Vale lembrar que Peeter é pastor.

O prefeito Fabrício Oliveira (PL), padrinho da pré-candidatura de Peeter, disse ontem que o empresário será o candidato dos liberais à prefeitura. “Nosso pré-candidato é Peeter desde o momento em que foi anunciado e continuará sendo”, afirmou. Pela resposta, Fabrício não admitirá qualquer tentativa de mudança em seus planos.

Por fim, Fabrício afirmou que Peeter é seu pré-candidato, o nome apoiado pelos vereadores do PL, do governador Jorginho Mello e do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Se houver mais candidatos, a convenção decidirá”, disse.

Marquito animado

O deputado estadual Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), pré-candidato a prefeito de Florianópolis, não tem a mínima intenção de desistir da disputa para apoiar o PT. Marquito está animado com alguns levantamentos internos e disse ter a certeza de que será o nome da esquerda no pleito que se aproxima.

Recordação

Jorginho no evento com Paulo Guedes – Imagem: Podcast Comanda Comunicação

O ex-ministro da Economia Paulo Guedes esteve em Santa Catarina para uma palestra. Ouviu do governador Jorginho Mello (PL) algo parecido com um apoio para que dispute a Presidência da República, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realmente não possa disputar. Jorginho deve ter esquecido — e é normal ao ser humano passar por momentos de esquecimento — que foi na gestão de Guedes na Fazenda que, ao final de 2022, foi baixada a carga tributária sobre os preços de combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, o que provocou um rombo nas contas dos estados. Somente Santa Catarina perdeu R$ 300 milhões mensais de impostos. A compensação só começou a ocorrer em julho do ano passado.

Republicanos

Dirigentes partidários, pré-candidatos e simpatizantes do Republicanos participaram de um evento promovido pelo partido no Norte do estado. Na ocasião, o vereador de Joinville, Lucas Souza, assumiu a Secretaria Estadual do Movimento Jovens Republicanos, com a presença do secretário nacional, Wallace Rocha. O partido também reafirmou as pré-candidaturas a prefeito nos municípios de Rio Negrinho com Ronei Rovemberger, Garuva com Márcio Tinte e Itapoá com José Caldeira. “Serão mais de 100 candidatos do Republicanos nas eleições de 2024 na região norte, que contribuirão com nosso crescimento partidário”, afirmou Souza.

Apoio a Egídio

O domingo foi agitado no cenário político de Blumenau. Dois partidos reuniram as executivas e os pré-candidatos a vereador e anunciaram apoio à pré-candidatura do delegado Egídio Ferrari (PL) à prefeitura. Pela manhã, o anúncio foi feito pelo Progressistas e, à noite, pelos Republicanos. Semanas atrás, o deputado já havia recebido a adesão do União Brasil. O objetivo de Ferrari é ter quase a metade do tempo de rádio e TV. O nome do vereador e ex-secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin, apareceu no final de semana como o cotado para ser o vice na chapa.

Constrangimento

A ex-prefeita de São José Adeliana Dal Pont (PL) causou constrangimento entre os pré-candidatos de seu partido que participaram de um dia de gravação em uma produtora. Para os outros candidatos do PL, ela se tornou uma figura similar ao ex-governador Carlos Moisés da Silva, sendo descrita como uma “melancia”. Um chegou a ser duro em sua fala em relação a Adeliana: “O pessoal do partido está em busca de oportunistas e filiados de última hora que estão se aproveitando da sigla”, afirmou. Adeliana ficou marcada por vídeos críticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o que provocou a rejeição do ex-presidente, que, em visita ao estado, se recusou a tirar uma foto com ela. Durante a visita de Bolsonaro, Adeliana nem se aproximou, já ciente da resistência do ex-presidente.

Bora 15 – Mobiliza MDB

Mais duas edições do Bora 15 – Mobiliza MDB foram realizadas, desta vez no Oeste catarinense. Na noite de sexta-feira (24), o encontro aconteceu no hotel Lang Palace, em Chapecó, e, no sábado (25), foi a vez de São Miguel do Oeste. “Tenho certeza de que faremos uma boa eleição em 2024, pois temos organização, trabalho e competência. Este ano será um divisor de águas, pois nosso partido está unido como há anos não se via. Estamos nos reencontrando, nos reconectando e nos fortalecendo. Juntos, somos imbatíveis”, disse o presidente da sigla, deputado federal Carlos Chiodini. O ex-vereador Cleiton Fossá aproveitou o evento em Chapecó para se lançar como pré-candidato a prefeito.

30 dias

Há um mês o pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, entrou no cenário. Para buscar uma proximidade maior com os munícipes, Vaguinho tem ido às ruas conversar com as pessoas sobre as principais pautas do município. A informação é que tem alcançado um bom retorno das pessoas, sobretudo nos bairros onde tem ido para o corpo a corpo com a população.

Palestra de Deltan

O ex-procurador da República Deltan Dallagnol, que teve seu mandato de deputado federal cassado, fará uma palestra gratuita em Blumenau. O encontro será amanhã, às 19h, no espaço de eventos do Restaurante Moinho do Vale. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-com-deltan-dallagnol/2478213. Dallagnol agora é filiado ao Partido NOVO.

Coluna dos leitores

Não fique de fora da Coluna dos Leitores do próximo sábado. Envie seu comentário sobre os acontecimentos da política catarinense através do WhatsApp (49) 98504-8148.