O deputado estadual Dr Vicente Caropreso (PSDB) questionou se Santa Catarina está preparada para enfrentar uma tragédia análoga à que se abateu sobre o vizinho estado gaúcho.

“Temos de olhar para o Rio Grande do Sul e aprender com os trágicos eventos, o excesso de chuvas poderia ter acontecido aqui. Estamos preparados para uma calamidade desta magnitude? Estamos fazendo o necessário para proteger a população?”, perguntou Caropreso.

Deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) | Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL

O representante de Jaraguá do Sul lembrou que atualmente 10 municípios catarinenses decretaram situação de emergência, com destaque para Rio do Sul, outras vez atingido. O deputado cobrou a execução de obras estruturantes, como as sete barragens sugeridas pelo estudo da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica)

“Os estudos indicaram a necessidade de construir sete novas barragens, no entanto só a de Botuverá está com previsão de construção”, afirmou Caropreso, que elogiou o governo do estado pelo início da dragagem do trecho urbano do rio Itajaí Açu, em Rio do Sul, bem como a contratação de serviços para a manutenção das barragens existentes.

“Temos que botar na cabeça que qualquer hora pode vir alguma coisa do tipo ou pior, agora é hora de agir com responsabilidade e compromisso”, alertou Caropreso, que reivindicou o desassoreamento dos rios Itapocu e Tubarão, respectivamente, Nordeste e Sul do estado.