Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Indústria apresenta crescimento – Imagem: Fiesc

A atividade econômica catarinense cresceu 5,1% no segundo mês do ano em relação a fevereiro do ano passado. O percentual está acima da média brasileira, de 2,6% no mesmo período. De acordo com análise do Observatório FIESC, o desempenho foi motivado pelo ciclo de redução da taxa de juros no Brasil e pela manutenção do consumo das famílias, além de crescimento de exportações.

A indústria cresceu 6,6% em Santa Catarina em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2023. O setor de equipamentos elétricos cresceu 21,3% no período, enquanto o segmento de máquinas e equipamentos avançou 3,7%, ambos incentivados pela trajetória de queda da Selic, que favorece a aquisição de bens de capital. “A contribuição da indústria para a atividade econômica catarinense também foi decorrente do volume recorde de exportações do estado no primeiro trimestre de 2024. A venda ao exterior de bens de capital intensivos em tecnologia cresceu 11,3% de janeiro a março deste ano e impulsionou a economia catarinense”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias, Mário de Aguiar.

O crescimento da atividade econômica de Santa Catarina refletiu ainda o impacto positivo da manutenção do nível de consumo das famílias no mercado interno, que favoreceu o crescimento da produção de alimentos. A indústria de produtos têxteis expandiu motivada, dentre outros aspectos, pela fabricação de tecidos de malha para atender as novas coleções de outono e inverno.

De acordo com análise do Observatório FIESC, o comércio teve a maior variação em fevereiro em relação ao segundo mês do ano passado, com expansão de 11,3%. O resultado também refletiu o ciclo de queda das taxas de juros e a manutenção do nível elevado do consumo das famílias. As vendas de eletrodomésticos, por exemplo, tiveram crescimento de 18,4%, sendo a sexta expansão consecutiva em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Nesse cenário, destaque também para a comercialização de veículos, motocicletas, partes e peças, com alta de 22,7% no período. Essa atividade impulsionou a venda de combustíveis e lubrificantes, que cresceu 4,8% no período analisado. Já a melhoria nas condições de acesso ao crédito e a queda nos preços incentivaram o aumento das vendas de materiais de construção, que cresceram 5,0% em fevereiro.

O pavor de Seif

Seif durante a live – Imagem: extraída da live

O senador Jorge Seif Júnior (PL) está apavorado com o cancelamento que vem sofrendo dos bolsonaristas por ter ido ao show da Madonna no Rio de Janeiro. O temor maior é que isso influencie no julgamento do recurso do processo em que é pedida a sua cassação. A live que ele fez visivelmente alterado revela o grau de ansiedade e medo que se abateu no parlamentar. As críticas a ele só têm aumentado nas redes sociais, e Seif acusa o golpe com uma fraqueza surpreendente. Ele já teria ligado para algumas lideranças nacionais do PL para pedir ajuda.

Mudanças…

Uma liderança do MDB me contou que o seu partido perdeu uma segunda liderança acertada para se filiar, além do deputado estadual Egídio Ferrai, que decidiu ir para o Partido Liberal. É a prefeita de Itapema, Nilza Simas. Descontente no PSD por causa do nome à sua sucessão, além de não ter aceitado bem a filiação do prefeito de Bombinhas, Paulo Müller, o Paulinho, Nilza decidiu trocar de partido. Teria se acertado com o MDB; inclusive, emenda de um deputado federal emedebista teria sido destinada a Itapema por conta do acordo. Acontece que, ao final, ela decidiu se filiar aos liberais.

Oportunismo 1

Alguns deputados federais, incluindo catarinenses, apresentaram uma proposta na Câmara para que o empresário Luciano Hang seja homenageado por estar ajudando as vítimas da tragédia. É claro que é oportunismo, pois esses parlamentares do PL querem levar Hang ao Congresso para fazer um evento político partidário, nada mais do que isso. Querem usar o empresário para fazer discurso ideológico. É claro que não deverá ser aprovado, pois, se for assim, tem que homenagear a todos os empresários e demais voluntários. Essa politização da tragédia é uma das coisas mais nojentas, que expõe um lado obscuro da política.

Oportunismo 2

Um assessor representando uma deputada federal e um senador de um mesmo partido ligou para algumas associações de municípios que estão ajudando algumas cidades a organizarem o envio de doações ao Rio Grande do Sul. Segundo duas fontes ligadas às entidades, o tal assessor teria insistido fortemente para que fossem usados caminhões disponibilizados pelos parlamentares. A questão é que as entidades já tinham caminhões disponíveis para levar o que foi arrecadado. “Esses dois querem aparecer em cima de uma tragédia”, me disse uma das fontes.

Ajude o RS

Segue o link para mais informações de como ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As informações são de uma página oficial do governo do estado vizinho.

Encontro do UB

A executiva estadual do União Brasil realiza hoje, às 19h, um encontro no Centro de Eventos em Florianópolis. Na oportunidade, o ex-prefeito Gean Loureiro será empossado na presidência da Fundação Índigo. Loureiro será o primeiro presidente estadual da fundação que é presidida nacionalmente por ACM Neto. Durante a posse, será anunciado o projeto “Qualificar para Aprender”. Já o presidente estadual, deputado Fábio Schiochet, fará um balanço dos números do partido na janela para a mudança de filiação. O profissional JP do WhatsApp fará uma palestra sobre a rede social.

Pré-candidatos

Guidi com os pré-candidatos – Imagem: Mari Salvador

O pré-candidato a prefeito de Criciúma, o secretário de estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Ricardo Guidi, aproveitou o fim de semana para apresentar os nomes que irão concorrer às vagas na Câmara de Vereadores na eleição em outubro. O encontro ocorreu no escritório de Guidi e também teve como pauta algumas ações que serão realizadas nesta pré-campanha. Segundo Guidi, o grupo está se preparando, em primeiro lugar, para oferecer à Criciúma um projeto de cidade. Estiveram presentes a deputada federal Júlia Zanatta, o ex-deputado Cleiton Salvaro e o ex-secretário de saúde Acélio Casagrande.

Coluna dos leitores

Não fique de fora da Coluna dos Leitores do próximo sábado. Envie o seu comentário sobre os acontecimentos da política catarinense através do WhatsApp (49.985048148).