Foto: Divulgação/Senado Federal

Alguém pode até questionar se ele foi o maior político de Santa Catarina, mas a história comprova que Luiz Henrique da Silveira foi o maior parlamentar da história catarinense. Deputado estadual, deputado federal com quatro mandatos, ministro de estado, presidente do maior partido brasileiro na época, senador, prefeito eleito e reeleito de Joinville, governador eleito e reeleito governador e, por fim, senador da república. Ontem (10) completou nove anos de seu inesperado falecimento. O capítulo mais inusitado de sua carreira política certamente seria escrito em 2018, quando tudo estava se encaminhando para ele ser candidato novamente ao governo do estado,com perspectivas e vitória. “Ele não afirmava, mas a gente sentia isso”, relembrou o jornalista José Gayoso Neves, seu principal assessor de imprensa no governo e nas campanhas eleitorais.

Futuro político

Na última conversa que tivemos, quando visitou as obras de reformas do Hospital Regional, perguntei sobre sua volta ao Palácio Santa Catarina. Como resposta um sorriso e quando iria continuar fomos interrompidos por dois vereadores. Tenho tempo para voltar ao tema, pensei. Na coluna que mantinha num órgão da capital não consegui escrever sobre aquele futuro, que terminou naquele Dia das Mães, no início de tarde em sua casa no bairro Boa Vista, quando tentava subir os degraus que o levariam ao andar de cima e foi interrompido por um infarto fulminante. Antes cuidadoso com a saúde – chegou até a consultar um famoso geriatra europeu, que tinha entre seus clientes Roberto Marinho – Luiz Henrique descuidou de seu coração. Além de ter aumentado, apresentou cinco veias entupidas.

105 anos do Correio do Povo

Funcionários reunidos na comemoração | Foto: OCP/ Divulgação

Fundado em 10 de maio de 2019, o mais antigo jornal impresso do Norte de Santa Catarina comemorou nesta sexta-feira 105 anos em sua sede em Jaraguá do Sul. Em mensagem divulgada no portal de notícias do Grupo OCP, o presidente Walter Janssen Neto ressaltou que, mantendo o jornal impresso, o grupo “soube se capacitar e prosperar no cenário digital que domina nosso cotidiano”.

Interditado

Foto: Arquivo pessoal

Na coluna de sexta-feira não foi possível ver a foto do prédio interditado onde funcionou durante muitos anos o Restaurante do Lino na rua XV de Novembro. O risco de desmoronamento foi a causa da interdição que deverá ser definitiva.

Doações

Foto: Secom/ PMJ

Encerradas as doações organizadas pelos clubes de Rotary de Joinville, com apoio da prefeitura e corpo de bombeiros voluntários, foram computadas quase 600 toneladas de alimentos não perecíveis, água, roupas e demais produtos indispensáveis às famílias atingidas no Rio Grande do Sul. A previsão é transportar toda a carga em cerca de 30 caminhões para o Vale do Rio Taquari, onde representantes do Rotary Clube de Lajeado e Estrela organizarão a entrega dos carregamentos.

Curtas

  • Maio virá com mudanças em dois órgãos de comunicação em Joinville. Mudança de gestão.
  • A Igreja Onda Dura vai receber doações para o Rio Grande do Sul até o final da tarde deste sábado.
  • Os joinvilenses demonstraram mais uma vez o espírito solidário nestes dias de mobilização para doações ao Rio Grande do Sul.
  • Emocionante foi visitar a sede do corpo de bombeiros voluntário. Filas de carro na espera para entregar donativos.
  • Hoje ocorre o 9º encontro anual dos ex-funcionários do jornal A Notícia em almoço realizado na Sociedade Esmeralda, bairro Glória.
  • Recém empossado na presidência da associação de moradores do Bairro Glória, o gaúcho Luciano Abib fez um trabalho exemplar na campanha de donativos ao Rio Grande do Sul.