O vereador Ricardo Marcelo de Menezes tomou posse na Câmara de Vereadores de Joaçaba na tarde desta terça-feira (7), em ato conduzido pelo presidente Vilmar Zílio. “Meu objetivo é contribuir com ideias inovadoras na gestão pública e com a fiscalização da aplicação dos recursos públicos”, disse.

Professor universitário há mais de 20 anos e advogado, Ricardo Menezes concorreu a um cargo público como vereador pela primeira vez nas eleições de 2020, ficando entre os 5 mais votados do Partido Liberal (PL), recebendo 570 votos e ficando como 1º suplente. A posse foi prestigiada por familiares, amigos e correligionários.

Ele já esteve na Casa Legislativa em 2021 como assessor jurídico e, em 2022, durante 30 dias, ocupando vaga como vereador titular. Agora, permanecerá até o final desta legislatura, em dezembro de 2024.

Em seu primeiro pronunciamento, reforçou sua defesa em causas em relacionadas do meio ambiente e seu carinho pela cidade de Joaçaba, onde reside há mais de 30 anos. Agradeceu também aos eleitores que depositaram nele o voto de confiança nas eleições. Menezes ocupa a vaga aberta pelo PL devido ao falecimento do vereador Juliano Pedrini.

SOS RS

A campanha “Xanxerê Solidária” arrecadou mais de 20 toneladas de doações para os afetados pelas enchentes na região. Em Chapecó, já foram mais de 300 toneladas e as doações continuam, com foco principalmente em alimentos, mas também água e material de higiene e limpeza, que serão destinados para a cidade de Canoas, conforme solicitado pelo prefeito João Rodrigues.

Outra questão importante é que além de donativos, há muito serviço a ser feito para recuperar as cidades. Um grupo de voluntários de uma empresa de Quilombo, por exemplo, está ajudando na limpeza em Mussum (RS).

Eles saíram na madrugada de ontem (8) com um caminhão carregado de donativos e mantimentos e montaram uma base de apoio na cidade gaúcha e convidam mais voluntários para ajudar. A cada 48 horas novos voluntários farão o rodízio nessa base. O grupo se organiza neste grupo de WhatsApp.

Amosc

O setor de engenharia e arquitetura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) realizou visitas técnicas aos municípios de São Carlos e Pinhalzinho para esclarecer e apresentar soluções para os projetos que seguem em desenvolvimento.

Em Pinhalzinho, a equipe levantou dados para o projeto de reforma geral da Câmara Municipal de Vereadores, com possíveis adequações na cobertura do prédio para evitar infiltrações, uma nova pintura, a adaptação de toda a edificação às normas de acessibilidade, criando uma nova proposta para o acesso principal e os passeios visando garantir a acessibilidade a todos os cidadãos.

Em São Carlos, foi apresentada ao prefeito Rudi Sander uma proposta de projeto para a construção de um Conjunto Habitacional composto por 32 unidades populares. O projeto inicial consiste na construção de um bloco de apartamentos destinados a famílias de baixa renda, com o estudo para implantação futura de um segundo bloco. Toda estrutura será erguida em um terreno público, prevendo infraestrutura com estacionamento e um playground moderno, sendo que cada apartamento será projetado para maximizar o espaço, com área de aproximadamente 52m².

Porto Seco

Os deputados estaduais aprovaram a conversão em lei da Medida Provisória que altera regras referentes ao ICMS para facilitar o ingresso de produtos do Paraguai pelo porto seco de Dionísio Cerqueira.

Emenda

A deputada federal Daniela Reinehr (PL) destinou emenda no valor de R$ 1 milhão 250 mil para o município de Xanxerê, atendendo pedido dos vereadores Altair “Dentinho” Rossatto e Evandro Berto, ambos do PP. O recurso será utilizado na pavimentação dos bairros São Pedro e Vila Sésamo.