O ex-presidente Jair Bolsonaro será recebido dia 16 de junho na maior concentração política em número de pessoas na história de Joinville – e também uma das maiores do Estado. O palco está sendo projetado na Avenida Beira-Rio, em frente ao Centreventos Cau Hansen, possibilitando a reunião de pessoas em ambos os lados da mais larga avenida da cidade. Considerando que milhares poderão assistir ao “comício” do outro lado do Rio Cachoeira, na frente da Câmara de Vereadores, um dos organizadores diz esperar mais de 20 mil pessoas, “se o tempo colaborar”. No carnaval, neste mesmo local, com a rua liberada para o desfile, o público nas calçadas foi calculado em cinco mil pessoas.

Motociata

O próprio ex-presidente considerou a motociada de Joinville (faltando poucos dias para a eleição) como a maior de todas no país. Foi um indício da expressiva votação na cidade que teria dias depois no segundo turno de 2022.

Bolsonaro na motociata em Joinvile | Foto: Reprodução/SCCTV

Bolsonaro em Joinville (2017)

Um depoimento pessoal: no inverno de 2017, quando assinava a coluna principal do jornal Notícias do Dia, um amigo me ligou um dia antes para informar a chegada do então deputado federal Jair Bolsonaro para um evento político em Joinville. Ele já era citado como pré-candidato a presidente. O fato me pareceu irrelevante e nada publiquei até por falta de espaço. No dia seguinte, recebi fotos de dentro do Sítio Novo, na época o maior espaço coberto da cidade. Lotado. A pista de dança completamente tomada. Dias depois, conversando com o proprietário Zé Rodrigues, mostrei as fotos e perguntei quantas pessoas. “Entre 7 a 7,5 mil”, respondeu ele, com a experiência de venda de ingressos. O amigo teve o cuidado de fotografar o amplo estacionamento. Nenhum ônibus.

Executiva do MDB

Em mais uma reunião da executiva nesta semana, nada foi decidido sobre o futuro do MDB em Joinville. Não há dúvida de que a tendência é por ingressar na coligação com o NOVO. O espelho é a bancada de vereadores, segmento mais influente do partido: dos quatro vereadores, apenas Claudio Aragão defende outro caminho. Em breve mais uma reunião com Carlos Chiodini, presidente estadual, que defende candidatura nos principais municípios.

Longas filas na Celesc

Depois de seis dias fechadas, as lojas de atendimento presencial da regional da Celesc de Joinville voltaram a abrir as portas nesta terça-feira, com os consumidores enfrentando filas extensas e demoradas. A troca de sistema forçou a paralisação do atendimento.

Cidadania e clientelismo

Lembrança do jornalista e radialista Osny Martins em suas redes sociais: quem recebe auxílio financeiro do governo da Dinamarca está impedido de votar. É a divisão entre cidadania e clientelismo. Já pensou esta lei no Brasil?

Mais cinco médicos

Foto? MZL10/Arquivo

A prefeitura de Barra Velha cumpriu o acordo com o Ministério Público e Conselho Regional de Medicina: mais cinco médicos foram contratados para o Pronto Atendimento, entre eles a nova diretora técnica Laura Renata Maia de Faria. Só não foi possível a contratação de um laboratório de análises porque não houve empresa interessada. Em abril, o MPSC inspecionou o PA e fez uma série de exigências, que estão sendo cumpridas com a supervisão do CRM/SC.

BR-101 interditada

Mais uma vez o trânsito na BR-101 será interrompido por duas horas no início da madrugada no sentido Santa Catarina-Paraná. A concessionária está retirando totens de radares considerados obsoletos. A operação começou na madrugada de terça e prosseguirá nesta quarta. A interrupção no trânsito será entre 1 e 3 horas nos kms 48 e 58, dentro do território catarinense. No Paraná a rodovia passa a ser chamada de BR-376.

De volta ao front

Depois de atuarem no resgate de pessoas e animais na enchente do rio Guaíba por quatro dias, o Grupo de Operação de Resgate (GOR) de São Francisco do Sul retornou ao “front”. Com cinco socorristas e um veterinário, o grupo salvou dezenas de animais e testemunhou outras centenas de mortes na região de Canoas e Porto Alegre. “Um cenário de guerra” observou o líder do GOR Pedro Henrique da Silva. Eles foram dia 2 e retornaram na segunda-feira. Ontem (7) retornaram reabastecidos de ração.

Curtas

  • A 30ª edição do Carreteiro do Bem será neste sábado (11) no Joinville Square Garden . O valor é de R$ 75,00 para ajudar entidades beneficentes. No convite está 11h47m o início.
  • No mesmo dia e horário, um grupo de ex-funcionários do extinto jornal A Notícia – a maioria da redação – participa do 9º Encontro Anual na Sociedade Esmeralda.
  • Os ex-proprietários Moacir e Silvia Tomazi confirmaram presenças. O mais antigo funcionário do jornal será homenageado. Leopoldo Schroeder (Léo César) está com 93 anos e foi diretor-comercial nos anos 70.
  • Joinville Esporte Clube deixa de receber recursos da Timemania porque foi rebaixado no ranking da CBF. No ano passado a receita foi superior a R$ 600 reais. Farão falta. Em 2025 o JEC retorna à série D.
  • Um homem de 35 anos foi executado ontem (7) em frente de sua loja de conveniência em Balneário Barra do Sul. Sua esposa e dois filhos testemunham também os autores saírem em um carro branco. As facções agindo em cidades pequenas.