Tráfico: citação a empresa de Seif pode ter partido do alto escalão do Governo do Estado; Prefeito preso proibido de se aproximar do governador e de um deputado, entre outros destaques
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
O eleitorado bolsonarista resolveu crucificar o senador Jorge Seif Júnior (PL) pelo simples fato de ele ter ido ao show da Madonna em sua terra natal, o Rio de Janeiro, com sua esposa Catiane Seif, que é a secretária adjunta de Estado do Turismo de Jorginho Mello (PL). Há um exagero nesse caso, pois um parlamentar tem todo o direito de ter um momento de lazer com a sua família, e o gosto musical ou as preferências em relação ao lazer cabem exclusivamente à pessoa, neste caso, a Seif, e não há razão para essa invasão da vida privada do senador.
Além disso, esse tipo de discussão inócua desvia o foco de temas que realmente carecem de um maior esclarecimento para não deixar dúvidas e constrangimento a Seif Júnior. Falo da prisão na zona portuária de Itajaí de um traficante, em meio a inúmeros casos de apreensões de drogas em porões de navios que têm ocorrido em todo o Brasil. O parlamentar não tem mais ligação com a empresa, mas a citação ao nome da família voltou a atingir a imagem de Seif como uma bomba.
A informação de que Anderson Henrique da Cunha, que já estaria sendo monitorado pelo setor de inteligência da Polícia Militar, teria sido preso após entrar na empresa JS Pescados, pertencente a Jorge Seif, pai do senador, chamou a atenção, ainda mais porque a mesma empresa teve um caminhão apreendido no Mato Grosso no ano passado, fato divulgado pelo SCemPauta, por estar carregando uma carga de maconha.
Jorge Seif, pai, não consta nas investigações do caminhão, mesmo com o veículo pertencendo à sua empresa, segundo apontam os documentos. De acordo com o advogado Rodrigo Fernandes, o veículo havia sido vendido antes de ser apreendido e destaca que há um processo em andamento para recuperar o caminhão devido ao não pagamento das parcelas. “Inclusive, penhoramos a casa do fiador”, informou.
No caso de ontem, o advogado contesta a informação vazada e culpa a Polícia Militar pela exposição de seu cliente, que ainda não teria sido chamado para depor. Segundo Fernandes, o traficante esteve numa outra empresa, que fica no condomínio pertencente a JS Pescados, que também tem o seu escritório no local. Sendo assim, o ideal seria apresentar ainda na manhã de hoje o contrato de locação para essa empresa à qual, segundo o advogado, pertence a um parente do homem preso com as drogas.
Outra questão que precisa ser esclarecida é como funciona o controle de acesso ao prédio, já que a JS Pescados, conforme já citado, teve o seu nome envolvido num caso de apreensão de drogas. Portanto, qual é o tipo de segurança, sabendo que é uma área altamente vulnerável para esse tipo de negócio?
O fato é que essa situação gerou um clima de acusação dentro da Polícia Militar, o que fez com que policiais estejam sendo pressionados por conta do suposto vazamento de informações, o que poderia caracterizar infração ao sigilo funcional.
Vazamento do Governo?
Uma fonte na Polícia Militar me disse que se a pressão passar do ponto por causa do vazamento da prisão do traficante em Itajaí, aumentará a fervura dentro do batalhão, o que fará com que, em breve, vocês, leitores, saibam que o vazamento partiu do alto escalão do Governo do Estado. Detalhe: ontem à noite a assessoria da PM negou veementemente que a menção à empresa da família Seif saiu do boletim divulgado pela Polícia Militar.
Decisão gera incômodo
Ao final da semana passada, o prefeito de Ponte Alta do Norte, Ari Wolinger (PL), foi solto após seis meses de prisão por suspeita de corrupção. Ele terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de se comunicar com o governador Jorginho Mello (PL), seus assessores e secretários de Estado. Ontem, em nova decisão, o juiz da Comarca de Curitibanos, Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior, determinou que Wolinger também não se aproxime do deputado estadual Nilso Berlanda (PL). Procurada, a assessoria do Governo do Estado não quis se manifestar.
O motivo
Ao saber que seria preso, o prefeito de Ponte Alta do Norte, Ari Wolinger (PL), enviou uma mensagem via WhatsApp para sua esposa dizendo que o governador Jorginho Mello (PL) e o deputado estadual Nilso Berlanda (PL) o tirariam da prisão. O áudio foi compartilhado e chegou ao conhecimento do Ministério Público e do Judiciário. Berlanda confirmou a informação em rápida conversa que tivemos ontem à noite. Ele me disse que Wolinger era um bom prefeito e que a relação entre eles sempre foi respeitosa, mas negou qualquer esquema combinado pela soltura.
Recurso para a Defesa Civil
O presidente da Assembleia Legislativa Mauro De Nadal (MDB) informou ontem que foi aprovado pelo parlamento uma doação de R$ 5 milhões para a Defesa Civil, para auxiliar os afetados pelas chuvas dos últimos dias em Santa Catarina. Em seis meses, é o segundo repasse da Alesc. Em novembro do ano passado, foram destinados R$ 30 milhões. De Nadal aproveitou para gravar um vídeo pedindo a todos que ajudem o Rio Grande do Sul com doações via PIX.
Mais um apoio
O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), recebeu o apoio de mais um partido à reeleição. Ontem foi a vez do Partido Renovação Democrática. O PRD se junta ao PSD, União Brasil e Podemos, que também anunciaram apoio. O vereador do PRD, Luiz Carlos Sales, e demais pré-candidatos à Câmara pelo partido também participaram do encontro.
Conquistando espaço
Tem surpreendido a todos a aprovação do pré-candidato a prefeito por Criciúma pelo PSD, Vagner Espíndola, o Vaguinho. Escolhido pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD), que tem a aprovação de governo recorde na maior cidade do Sul do estado, Vaguinho tem conquistado espaço. O clima de unidade com o então pré-candidato Arleu da Silveira é visível e deixou todo o grupo mais confortável com a mudança. O pessedista é formado em Administração e Gestão Pública, possui MBA em Gestão de Projetos e Gerenciamento de Cidades. Ele ocupou vários cargos na gestão de Salvaro.
Pautas regionais
As sessões itinerantes que terão início hoje em Blumenau prometem contemplar pautas regionais. Um exemplo é a proposta do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), que deseja tornar o município de Pomerode como a “Capital Catarinense do Enxaimel”. Esse nome se refere a uma técnica de construção criada na Alemanha em que consiste montar as paredes com vigas de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas. Além disso, tem uma proposta para tornar a linguiça Blumenau integrante do Patrimônio Imaterial do Estado, e outra que reconhece Ascurra como a cidade Berço da Colonização Vêneta em Santa Catarina, entre outras iniciativas.
Coluna dos leitores
Não fique de fora da Coluna dos Leitores do próximo sábado. Envie o seu comentário sobre os acontecimentos da política catarinense através do WhatsApp (49.985048148).
Veja mais postagens desse autor