A presidente da AMAI e prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, se reuniu na manhã (6) de ontem em reunião virtual com prefeitos da região, para discutir e definir ação regional para auxílio às famílias que sofrem com as enchentes ocorrida no Rio Grande do Sul.

Durante a reunião foram levantadas questões sobre os Kit de doações, deslocamento dos donativos, rotas e possibilidades de melhor logística.

A campanha AMAI Solidária reúne os 14 municípios da região do Alto Irani, com divulgação e coleta de doações, que serão separados por kits. As doações de moradores podem ser realizadas nas escolas municipais, estaduais e particulares dos municípios e conforme a demanda os municípios realizam a coleta nos pontos e trazem para a central de triagem e separação o no Parque Rovilho Bortoluzzi.

A Defesa Civil do RS intensifica o pedido de doações, preferencialmente de itens de acomodação, alimentação e higiene e limpeza. Não focando em roupas, pois já receberam em grande quantidade e precisam de lugar para a logística dos demais itens.

Esse rodízio de itens é importante pois devido às condições dos locais que estão recebendo os donativos serem restritos, não conseguem comportar demandas excessivas de itens.

“A cena é lamentável e precisamos nos unir para levar a essas pessoas, que tanto estão sofrendo, um pouco de apoio. Os itens dos kits são de extrema importância e é o que estão precisando no momento. Então pedimos a população, sua colaboração e doação dentro dos itens relacionados. Juntos vamos fazer a diferença e auxiliar nossos irmãos gaúchos”, declarou Clori.

Doações em Chapecó

A Prefeitura de Chapecó vai seguir com a arrecadação de donativos para as vítimas das cheias no Rio Grande do Sul pelo menos até sexta-feira, no Centro de Eventos. De acordo com o prefeito João Rodrigues, a campanha SOS RS era para encerrar ontem mas a Administração Municipal decidiu pela continuidade devido a pedidos de alguns municípios do Vale do Taquari.

Na manhã desta terça-feira mais dois caminhões saíram de Chapecó, com destino a Espumoso e Cruzeiro do Sul. Outros dois devem sair ainda hoje para Cachoeira do Sul.

“Estamos conversando com os prefeitos e a maior demanda é por alimentos, cestas básicas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Também podem ser doados cobertores, colchões e medicamentos. Não precisa de roupas”, disse o prefeito.

O horário de recebimento é das 8h às 18h. Chapecó já enviou aproximadamente 250 toneladas para o Rio Grande do Sul. Já foram encaminhados donativos com oito aeronaves no domingo, dois caminhões no domingo e cinco carretas e cinco caminhões na segunda-feira.

Suplente assume

Toma posse hoje às 17h o suplente de vereador de Joaçaba, Ricardo Marcelo de Menezes (PL). Advogado e professor universitário, Menezes já esteve como vereador na Casa Legislativa pelo período de 30 dias em julho de 2022. Agora, ele retornará como titular até o final desta legislatura, ocupando a vaga aberta em virtude do falecimento do vereador Juliano Pedrini.  

Ferrovia 

Em março, quando esteve em Florianópolis participando do Encontro Estadual de Vereadores, o vereador Diego Bairros (PL) articulou junto à Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, a realização de uma audiência pública, em Joaçaba, para apresentação e discussão do projeto, de construção de uma ferrovia, cuja iniciativa é liderada pelo governo do Estado de Santa Catarina.

A cidade de Joaçaba estaria no percurso de um dos trechos da futura ferrovia e justamente por isso, o vereador ressalta a importância de discutir o tema junto com a comunidade e os segmentos diretamente impactados como agroindústrias e cooperativas, especialmente. A audiência pública será no próximo dia 13, às 18h, no auditório jurídico da Unoesc.

Suplente assume em Concórdia

O suplente de vereador pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) Honestino Malacarne Júnior tomou posse na manhã desta segunda-feira (6) e ficará no cargo nos próximos 30 dias, na vaga do vereador Closmar Zagonel. Malacarne assumiu a vaga de vereador em novembro de 2021 e novamente em agosto de 2022, após o pedido de licença de Zagonel. Honestino Malacarne Júnior recebeu 477 votos no último pleito. 

Emendas para o Oeste

No final de semana, o deputado Marcos da Rosa (União) esteve em roteiro pelo Oeste catarinense, onde realizou a entrega de emendas impositivas e recursos para os municípios de Xanxerê, Abelardo Luz, Chapecó, Palmitos, Caibi, Vargeão e Planalto Alegre. O montante destinado totaliza mais de R$ 1 milhão. Os recursos já estão assegurados no orçamento do Estado para o ano de 2024. O deputado também participou de visitas e agendas em outros municípios, sendo calorosamente recebido por prefeitos, vereadores, lideranças locais e a população em geral.