Foto: Arquivo/ Prefeitura de Barra Velha

O prefeito afastado de Barra Velha (litoral Norte) tem julgamento decisivo nos próximos dias. Douglas Elias da Costa está preso desde janeiro sob a acusação de organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitação. Provavelmente nesta quinta-feira (25), o Tribunal de Justiça vai decidir se acata ou não a denúncia apresentada pelo Ministério Público.  A prisão e afastamento do prefeito de Barra Velha foi resultado da “Operação Travessia”, que investigou denúncia sobre superfaturamento e fraude em licitação da ponte que liga Barra Velha ao bairro de Itajuba. Além do prefeito, mais sete pessoas estão entre os denunciados.

Escola, parque e loteamento

A investigação envolvendo o prefeito afastado e dois secretários próximos começou em fevereiro de 2023. Quase um ano depois, em 24 de janeiro, eles foram presos e encaminhados ao Complexo Prisional do Vale do Itajaí. Durante as investigações, garante uma fonte da coluna, outras irregularidades surgiram em obras de escola, parque público e loteamentos. Neste caso, a nova operação teria que ter outro nome.

Interferência

Douglas Elias da Costa teve seu mandato suspenso pelo TJSC dois dias depois de sua prisão porque estava interferindo nas investigações, segundo o TJSC. Seu vice Eduardo Peres (Tainha) declinou o cargo e assumiu o presidente da Câmara de Vereadores Daniel Pontes (PSD), candidato à reeleição. Com 45.369 habitantes, segundo Censo de 2022, Barra Velha é a praia mais próxima de Joinville por estar ligada pela BR-101.

Novo tabelião de Joinville

Márcio Flávio Mafra Leal vai assumir o 2º Tabelionato de Notas de Joinville, antigo Cartório Ruth Silva. Aos 56 anos, ele deixa uma promissora carreira como juiz federal para trocar Brasília pela “Cidade dos Príncipes”. Aos 56 anos, casado com uma gaúcha, formou-se em Direito pela Universidade de Brasília, doutorado  e pós-doutorado  pela Universidade de Freiburg (Alemanha). Juiz federal em Brasília e professor na Universidade Federal da Bahia. Escritor com livros publicados sobre direito utilizados em faculdades. Certamente uma delas em Joinville vai ganhar um professor.

Mudanças na Krona

Foto: Divulgação

Consolidando seu processo de profissionalização na gestão, o Grupo Krona promoveu Fernando Pedro de Oliveira para diretor-presidente. Com 19 anos de empresa, ele atuou na diretoria administrativa e financeira até março. Os acionistas Nilson Perin, Tiago Borba, José A. Gonçalves e Valdicir Kortmann formam o conselho de administração. O grupo foi fundado em 1994 e atua no setor de tubos e conexões, com matriz em Joinville e duas fábricas no Nordeste, gerando mais de  2,8 mil empregos diretos.

Atitude Cidadã

O Coletivo Joinville Lixo Zero Brasil homenageou esta semana instituições e parceiros na 3ª edição do programa “Atitude Cidadã”, evento que integra o calendário do Instituto Lixo Zero Brasil. Entre os homenageados estão Carlito de Souza (voluntário destaque), Schulz (empresa destaque) e Santa Bárbara, Cooperativa de reciclagem.

Vice será uma mulher

Sem conseguir atrair nenhum partido para formar uma coligação, o PL de Joinville está procurando uma mulher para ser vice do candidato Sargento Lima. Há semanas, o governador Jorginho Mello sugeriu um empresário como companheiro de chapa. Encontrar uma mulher empresária será difícil.

Áreas de escapes

Foto: Reprodução/Arteris

A concessionária Arteris Litoral Sul informa que num período de 30 segundos dois caminhões utilizaram a área de escape do KM 66,7 da BR-376 às 18h10 da última segunda-feira. Ninguém se feriu. Os veículos perderam os freios e certamente causariam acidentes graves na descida da rodovia federal que liga a Curitiba a Santa Catarina. No mesmo local, um motorista morreu porque estava na cabine do guincho e na parada brusca o seu caminhão foi empurrado da carroceria pela inércia.

Conversas de Carlito

O ex-prefeito Carlito Merss aproveitou alguns dias em Joinville para conversar sobre a eleição de 6 de outubro. Diretor do Sebrae (Brasília), ele descartou disputar a eleição em Joinville, mas está preocupado com os rumos do seu partido (PT) na cidade, que tem uma única vereadora que não faz oposição ao prefeito. No último domingo, o ex-prefeito foi visto conversando num shopping da cidade com o presidente do PDT, o advogado Adilson Buzzi. Deve estar mais presente em Joinville no segundo semestre, já que sua namorada Vanessa Rosa será candidata a vereadora.

Foto: Vanessa Rosa/ Rede Social

Nada irregular

Tudo foi dentro da lei, garante o advogado do proprietário da loja de informática acusado de participação irregular no pregão eletrônico dos 40 mil notebooks pela secretaria estadual de educação, em 2021, processo denunciado pelo deputado estadual Mário Motta. Ele garante que o preço unitário da proposta foi o mais baixo no pregão. Nega também que tenha havido prejuízo de R$ 5 milhões ao Estado, conforme denúncia do Ministério Público. Seu cliente é de Joinville.

Curtas

– O prefeito de São Francisco do Sul está se recuperando em casa depois de contrair dengue na última segunda-feira. Godofredo Moreira Filho (Godinho) deve retornar ao seu gabinete no início da próxima semana.

– Por que a prefeitura de Joinville não utiliza drones para combater a proliferação do mosquito da dengue?

– Desde março, a prefeitura de Uberlândia (MG) passou a usar drones com pulverizadores de larvicida biológico no combate à dengue.

– No último final de semana, moradores da Rua Fernando Pessoa (próxima do centro de Joinville) reclamaram com o barulho da máquina de pulverização utilizada por funcionário na calçada durante a madrugada.

– Existem drones que são utilizados na aplicação de inseticida em plantações e que carregam até 100 quilos.