Divulgação/Secom

Uma cidade em que apenas um órgão administrado pela prefeitura está oferecendo quase 1.500 vagas pode ser considerada na privilegiada situação de pleno emprego, onde só não trabalha quem não quiser. O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) divulgou nesta segunda-feira (22) uma lista com novas vagas de empregos que juntas com outras vagas que continuam em aberto somam 1.452. O maior número é de recepcionista, com 478 vagas e com salário inicial de R$ 1.526,91. O setor de serviços continua oferecendo o maior número de novas vagas com carteiras assinadas.

Bolsonaro em Joinville

Depois da Avenida Paulista e na praia de Copacabana (domingo) , o próximo grande evento de Jair Bolsonaro será em Joinville, segundo revelou o pastor Silas Malafaia ao jornal Folha de S.Paulo. A data ainda não foi definida, mas será em maio. A cidade foi escolhida por ter recebido 76,6% dos votos no segundo turno de 2022 e onde ocorreu a maior “motociata” de toda a campanha eleitoral, superando até mesmo a de São Paulo. Sem local definido ainda, mas provavelmente será no Rancho Timbé, o evento é a grande esperança do PL para alavancar a campanha do deputado estadual Sargento Lima à prefeitura de Joinville e demais candidatos da região Nordeste. O partido do governador Jorginho Mello disputará as prefeituras de São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Araquari e Barra Velha.

Maior coligação em Joinville

Com a entrada do partido Podemos na coligação de apoio à reeleição de Adriano Silva, o candidato do NOVO terá a maior coligação na disputa pela prefeitura de Joinville. Já estão definidos Republicanos (um vereador), PSD (três vereadores), União Brasil (uma vereadora) e provavelmente o MDB (quatro vereadores). O pré-candidato Rodrigo Bornholdt (PSB) conta com o PDT e espera pela federação formada pelo PT, PV e Cidadania. O PL tem três vereadores e ainda não conseguiu nenhuma adesão, o mesmo ocorrendo com o PP do pré-candidato Anelísio Machado.

Exemplo para terceira idade

Foto: Rede Social

Nilson Gonçalves foi um dos melhores apresentadores de rádio e TV da história da comunicação de Joinville e graças ao seu trabalho foi vereador e deputado estadual (de 1999 a 2015). Hoje reside em seu confortável apartamento em Balneário Camboriú. Abandonou a comunicação e a política, mas não a paixão pela aventura de motocicleta. Aos 74 anos, Nilson chegou domingo (21) depois de viajar sozinho do Acre até Balneário Camboriú em sua moto. Não foi a primeira. Antes já esteve no Peru e Chile (Atacama), entre outros. E não será a última: ele tem planos de ir até o Alaska de moto. Claro, alugando uma nos Estados Unidos.

Trabalho social

O Instituto Carlos Roberto Hansen fechou 2023 com R$ 5,7 milhões investidos em 243 projetos sociais que beneficiaram 938 mil pessoas nas cidades onde o Grupo Tigre atua. Quase a metade do investimento foi feito em Joinville, sede da empresa de propriedade da família Hansen. O instituto tem o nome do ex-diretor-presidente que faleceu em um acidente aéreo. Hoje seu filho Felipe Hansen é o presidente do Conselho de Administração.

Mais 16 unidades

Apenas neste mês a Busscar Ônibus entregou 16 unidades para o grupo paulista Comporte. As empresas de sua propriedade que receberam ônibus Vissta Buss 365 foram Expresso Itamarati (oito unidades), Expresso Maringá (três) e Viação Piracicaba. Diante das futuras encomendas, a empresa abriu 206 novas vagas em sua sede em Joinville. Fundada por Nenê Constantino em São Bernardo do Campo, a holding de transporte atua em 13 estados, onde atende a mais de 700 cidades com 7.200 ônibus.

Vai pedir para sair

Internada em um hospital privado em decorrência da dengue, a secretária municipal da saúde vai solicitar exoneração do cargo para cuidar da saúde. Tânia Eberhardt tem 72 anos e está em tratamento de outra doença que preocupa. Se estivesse no cargo desde o início da atual administração – tomou posse no ano passado – a situação do atendimento à saúde estaria em situação muito melhor. Ex-secretária estadual da saúde do governo Colombo, Tânia foi vereadora em Joinville e dirigiu os hospitais São José (Municipal) e Regional (Estadual), além da secretaria municipal da saúde no governo Tebaldi (PSDB). Aliás, nos oito anos de administração Udo Döhler (MDB), mesmo sendo do mesmo partido do prefeito na época, nunca foi convidada para administrar a saúde.

Dia de Fúria em Barra Velha

Em Barra Velha, litoral Norte, um cidadão ficou revoltado porque procurou a unidade de saúde na localidade de Pedras Brancas na última sexta-feira e encontrou a porta fechada no período de almoço. Revoltado, ele quebrou a porta de vidro com pedradas. Identificado pelas câmeras de segurança, ele revelou que teve acidente de moto e que se tratava no posto.

Dia de fúria em Joinville

Maurício Sabino da Cruz, 62 anos, faleceu no último final de semana em plena rua principal do bairro Adhemar Garcia em Joinville. Uma Câmera de segurança registrou sua chegada a uma loja de conveniência e começou a conversar com outro homem sentado na calçada. Repentinamente, ambos brigaram e a vítima recuou e recebeu um soco no rosto. Na queda bateu com a cabeça no asfalto e faleceu. Segundo testemunhas ouvidas pela Polícia Civil, a agressão teve início após uma discussão sobre futebol.

Curtas

  • Começa nesta terça-feira (23) a maior competição municipal de Santa Catarina. Os Jogos Estudantis de Joinville reúnem cerca de cinco mil atletas de 45 escolas, sendo 23 da rede municipal, 14 estaduais e 8 privadas. Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, a competição terá 18 modalidades, entre elas a E-sport.
  • Senadora Ivete Silveira votou favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de droga, independente da quantidade. Aliás, os três senadores catarinenses votaram favorável.
  • Decisão liminar suspende tramitação do plano diretor de São Francisco do Sul. A ação Civil pública ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça alega que não está havendo a “efetiva” participação popular nas discussões na Câmara de Vereadores.