Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Carlos Humberto – Imagem: Marcelo Lula

O deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) tem atuado para deixar claro que não desistirá de sua pré-candidatura a prefeito de Balneário Camboriú, mesmo que, para isso, seja necessário um enfrentamento com o prefeito Fabrício Oliveira (PL) e passar por cima de uma decisão do governador Jorginho Mello (PL).

Para o parlamentar liberal, não existe a menor possibilidade de apoiar o empresário Peeter Lee Grando (PL) e destaca que o governador aceitou o nome indicado por Fabrício porque esqueceu de falar com o eleitor de Balneário Camboriú. “Não adianta combinar isso fechado num gabinete. Tem que combinar com o eleitor. Quem está comigo é o eleitor. E qualquer coisa, vou procurar o Rudis ou o Gottardo. Eles estarão comigo e eu com eles”, afirmou. Silva se refere a Rudis Cabral (DC) e Lucas Gottardo (Novo), com quem teria um acordo para formar uma chapa no pleito, caso seja o candidato. Porém, a fala do deputado deixa no ar até mesmo a possibilidade de apoiar uma chapa formada por Cabral e Gottardo, contra Grando caso não seja o candidato do PL.

Sobre as afirmações que Peeter Lee tem feito sobre um futuro apoio dos deputados do Partido Liberal, à sua possível candidatura, Carlos Humberto falou com ironia que “até papagaio fala”. Mesmo assim, fez questão de dizer que tem respeito pelo colega de partido. O parlamentar confirmou que eles conversaram nos últimos dias, mas não quis revelar o teor. Ele também questiona o discurso de Peeter que Fabrício Oliveira foi o melhor prefeito da história de Balneário Camboriú. “Longe disso. Os melhores foram o Meirinho e o Harold Schultz. Mas o Fabrício foi um bom prefeito. Meirinho pela coragem de fazer a Avenida Atlântica e o Harold que implantou a rede de esgoto”, afirmou.

O fato é que Carlos Humberto se mostra disposto a ir para o enfrentamento, seja com quem for necessário para disputar o pleito. Faz questão de dizer que não representa qualquer grupo econômico e que não beneficiará a ninguém, defendendo apenas os interesses do município contra os interesses pessoais, os quais, segundo ele, têm tido muita força nos destinos da cidade. “Temos que priorizar a cidade, não alguns interesses. Se eu for candidato não vou aceitar nem doação para campanha”, disse.

Não acompanhará Bolsonaro

O deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) não acompanhará a visita do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar me disse que tem agenda com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, às 13h30, sobre uma unidade do Núcleo de Apoio a Pacientes Oncológicos para Brusque. À noite, não irá ao Congresso dos Gideões Missionários em Camboriú, devido ao fato de ter sessão na Assembleia Legislativa no dia seguinte.

A propósito

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) chega hoje a Florianópolis no final da manhã. Depois, terá agenda no Mercado Público e à noite participará do evento dos Gideões Missionários em Camboriú. É importante lembrar a algumas lideranças que hoje é dia normal de trabalho. Tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa e muito mais no Executivo estadual. Que as agendas que fazem diferença para a vida do cidadão pagador de impostos não sejam deixadas de lado para fazer foto ao lado do ex-presidente e dar sorrisinhos para as pessoas no centro de Florianópolis. Respeitem o cidadão que paga os seus salários, trabalhando ao invés de passear. À noite, no grande Congresso dos Gideões, aí sim será o momento de prestigiar a vinda de Bolsonaro, que é sim, para muitos catarinenses, a maior liderança política do país. E antes que algum infantilóide venha me questionar. O recado valeria para a esquerda também, se fosse o caso.

Congresso dos Gideões

Um dos maiores eventos evangélicos do país, o Congresso dos Gideões tradicionalmente atrai grandes políticos do estado e do Brasil para Camboriú. Hoje o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será um dos presentes, ao lado do governador Jorginho Mello (PL). Antes de ir para o evento, Bolsonaro irá à casa do vice-prefeito de Camboriú, Júnior Cardoso (PRD).

Climão

No almoço organizado pelo governador Jorginho Mello (PL) para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro deve ter um climão entre alguns convidados. Adeliana Dal Pont é pré-candidata a prefeita de São José, o quarto maior município de Santa Catarina, e carrega bandeiras distantes do bolsonarismo, como apoio à Parada LGBT, feminismo e duras críticas à gestão do ex-presidente durante a pandemia. Bolsonaro tem alertado que não apoiará quem se filiar no PL apenas para tentar surfar na onda e tem pedido para que apoiadores denunciem.

De olho no MDB

Uma importante liderança do PT de Santa Catarina elogiou o posicionamento de emedebistas que trabalham para levar o MDB novamente para o centro, afastado do bolsonarismo. Para essa liderança petista, o seu partido pode ser prejudicado por esse movimento por conta da inércia de sua direção estadual, já que não tem levado o PT a apresentar grandes filiações e nem movimentos contundentes para mostrar que o partido está se fortalecendo pensando nas próximas eleições. A leitura é que o petista não ideológico poderá migrar para o MDB caso vejam o partido com potencial de rivalizar com o bolsonarismo, papel que considera que poderia ser do PT.

Para não deixar dúvida

Luciano e Sérgio Guimarães – Imagem: Assessoria

Após correr nos bastidores a informação de que o deputado estadual Sérgio Guimarães (UB) poderia disputar a Prefeitura de Palhoça, o parlamentar correu para fazer uma visita ao ex-vereador Luciano Pereira (PSD). O gesto foi visto como a garantia do apoio de Guimarães a Pereira, que é pré-candidato a prefeito. A vice na chapa será Dayana Guimarães (UB), esposa do parlamentar.

Aniversário

Partido comemora 58 anos – Imagem: Michelle Nunes

O MDB catarinense completa hoje 58 anos. Sua criação, em 1966, foi apenas um mês após a fundação do MDB Nacional. Os emedebistas seguem tendo o maior partido de Santa Catarina. São 182 mil filiados, 95 prefeitos, 64 vices e aproximadamente 800 vereadores.

Apoio a Egídio

Rosa anuncia apoio a Egídio – Imagem: Malu Fusinato

Ontem, o deputado estadual Marcos da Rosa (UB) entrou em contato para anunciar o apoio do União Brasil ao pré-candidato a prefeito de Blumenau, o também deputado Egídio Ferrari (PL). Rosa me disse que, embora não esteja fechado quem indicará o vice, o UB não precisou esperar para manifestar o apoio. “Nós temos lado. Quem mais fecha com o que pensamos, princípios e valores, é o PL. Por esse motivo, nós já fechamos. Mas se tivermos a possibilidade de indicar o vice, será a cereja do bolo”, afirmou.

Podemos com Adriano

Podemos anuncia apoio a Adriano – Imagem: Assessoria

O Podemos anunciou ontem à noite que estará no projeto de reeleição do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo). Antes, o PSD e o União Brasil também formalizaram o apoio a Silva. A presidente estadual do Podemos, a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha, disse que foi uma opção do partido não lançar candidato a prefeito, por entender que é preciso apoiar a continuidade da gestão de Adriano. O prefeito repetirá a chapa com a sua atual vice, Rejane Gambin (Novo).

Nome em Indaial

Roger Knipers é o nome do MDB – Imagem: Eduardo Lima

O vereador Roger Knipers de Indaial é o pré-candidato do MDB à Prefeitura. O partido fez o lançamento com a presença de deputados em um evento que reuniu cerca de 1.500 pessoas. Até mesmo a ex-primeira-dama, Elaine Pickler, compareceu anunciando apoio a Knipers. Ela chegou a ser anunciada como vice numa chapa com o ex-deputado estadual Laércio Schuster (PL), que foi acusado dentro do próprio Partido Liberal de ter enganado o governador Jorginho Mello, o prefeito de Indaial, André Moser, entre outras lideranças, já que Elaine não pode ser candidata à sucessão de seu ex-marido. Schuster foi afastado e Elaine se desfiliou e agora anuncia apoio ao emedebista. Os vereadores Anderson Batata (Progressistas) e Ramiro Faveri (PSDB), ambos pré-candidatos à Prefeitura, também compareceram ao evento, dando sinais de uma possível construção de uma aliança.

Coluna dos leitores

Não fique de fora da Coluna dos Leitores do próximo sábado. Envie o seu comentário sobre os acontecimentos da política catarinense através do WhatsApp (49.985048148).