Marcelo Nogaroli | Foto: Arquivo pessoal

Um portal de notícias que pertence a uma rede de rádios no litoral Norte incluiu o vereador Marcelo Nogaroli na lista dos dos investigados na operação que investiga fraudes em um pregão para 40 mil notebooks realizado pela secretaria de estado de educação em 2021. Compartilhada por outros portais , inclusive por esta coluna, a informação acrescentava que um dos três carros de luxo apreendidos era do vereador e pré-candidato a prefeito de Barra Velha. Na verdade, o vereador Nogaroli nunca esteve sob investigação e o portal foi obrigado a se retratar. Durante entrevista por telefone ao canal do Youtube do jornalista Toninho Neves, Nogaroli explicou a origem do equívoco: o principal suspeito reside na mesma rua do vereador e a movimentação policial na outra residência acabou confundindo a fonte do portal de notícias que veiculou a Fake News.

Principal suspeito

A informação do vereador Nogaroli confirma que o principal suspeito de liderar o esquema é empresário do ramo de informática e morador de Barra Velha, local do mandado de busca e apreensão. Não foi citado se é sua residência de veraneio ou não. Desde a divulgação da denúncia feita pelo deputado estadual Mário Motta, comentários apontavam que o “pai” da família era um empresário do ramo de informática de Joinville. Ele criou uma MEI para o filho de 18 anos para disputar o lote de 10 mil aparelhos destinados a micro e pequenas empresas.

É só rachadinha?

Na entrevista coletiva na sexta-feira, o delegado Pedro Alves revelou que a operação “Backbone” tem ao menos 20 pessoas investigadas. Como o gabinete do vereador Nado (PSD) tem oito assessores registrados e que obviamente contribuíram financeiramente, concluiu-se que o restante apenas recebia como “assessores informais”, ou seja, oito contribuíram e 12 receberam. Esta contabilidade reforça comentários de que a investigação é mais ampla, não se restringindo somente à rachadinha. Aliás, o nome da operação (espinha dorsal em português) também reforça essa suspeita. Se fosse a rachadinha no gabinete, o nome deveria ser medula. Afinal, o vereador seria o único protagonista. Espinha dorsal pode significar que existem outros “protagonistas” ligados ao vereador?

Pergunta

As investigações começaram em meados do ano passado. Como a delegacia de combate à corrupção só age mediante uma denúncia formal, até hoje permanece o mistério sobre o denunciante que procurou a Polícia Civil. Quando o vereador investigado afirma que foi “politicagem”, certamente sabe de onde partiu a acusação.

Futuro de Rodrigo Coelho

O ex-deputado Rodrigo Coelho desistiu de concorrer a prefeito, mas permanecerá no Podemos com a garantia de disputar uma vaga à Câmara Federal em 2026. A sigla presidida pela deputada estadual Paulinha deverá anunciar em Joinville o apoio à reeleição do prefeito Adriano Silva (NOVO).

Futuro do Podemos na majoritária

Hoje à noite, o presidente do municipal do Podemos reúne a executiva e os pré-candidatos a vereador. Ralf Benkendorf e a deputada Paulinha irão anunciar oficialmente o futuro do partido na eleição majoritária, já que o partido não terá candidato. “Estarei em Joinville por volta das 19 horas justamente para avançarmos nessa questão”, afirmou a presidente da executiva estadual em mensagem à coluna.

Nova mudança no binário polêmico

Avenida Procópio Gomes | Google Earth

Depois de muitas críticas – um vereador da situação chamou de “binário mequetrefe” – a secretaria responsável pelo trânsito em Joinville deverá anunciar no início da semana outra mudança na principal avenida que integra o binário com a Rua Urussanga. A Avenida Procópio Gomes terá sentido único (centro-bairro) nas duas pistas, algo inédito desde a sua inauguração nos anos 70.

Mais um incêndio na zona sul

Foto: Divulgação

No último sábado houve mais um incêndio de grandes proporções em uma revenda de motocicletas na zona sul. Foi no mesmo bairro (Floresta) e na mesma rua (Santa Catarina)do incêndio do dia 28 de março em uma revenda de veículos, quando mais de 80 carros foram inutilizados pelo fogo no maior incêndio criminoso em Joinville nos últimos 45 anos. Embora as câmeras de segurança tenham registrado o autor entrando e saindo do estabelecimento comercial, até agora nem ele, nem o mandante e muito menos a motivação foram reveladas.

Dengue (1)

Um exemplo do aumento nas internações de dengue em Joinville: a secretaria da saúde está internada em um hospital privado. Não corre risco de vida e nem se afastou do cargo.

Dengue (2)

Arthur faleceu em Joinville no último sábado. Ele tinha 16 anos e era filho do prefeito de Belém (PA) e morava com a mãe em Joinville. A morte por Dengue só será confirmada após exame no laboratório em Florianópolis.

Curtas

  • O ex-jogador do JEC e do Cruzeiro será candidato a vereador em Belo Horizonte. Roberto Gaúcho escolheu o partido que tem o número da camisa (11) que vestiu no ataque do Cruzeiro ao lado de Ronaldo Fenômeno. Tem o apoio do ex-goleiro e ex-deputado estadual João Leite.
  • O jornalista e professor Reginaldo Jorge concorre ao prêmio “Joinville Faz Bem” promovido por um canal de TV de Joinville. Seu projeto “Trabalhando Meu Futuro” concorre na categoria educação e vem sendo desenvolvido na EM Nelson de Miranda Coutinho.
  • União Brasil confirma apoio à candidatura de Ademar Borges (PSD) à prefeitura de Balneário Barra do Sul. O partido presidido por Rafael Hille conta com três dos nove vereadores, um vindo do MDB e outro do PSD.