Delegado Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel | Foto: Bruno Collaço / Agência AL

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, apresentou à Alesc nesta quinta-feira (18) um diagnóstico do trabalho que a corporação tem desempenhado em prol da segurança dos catarinenses no combate à criminalidade. 

“Nós aumentamos em 65% o número de mandados de prisão cumpridos e em 59% o número de busca e apreensão entre 2022 e 2023. Isso representa um conjunto de operações, totalizando 530 no ano passado, realizadas pela Polícia Civil”, revelou.

Segundo Gabriel, que assumiu o cargo no início do Governo Jorginho Mello, os resultados positivos não foram apenas fruto do aumento das operações policiais, mas também de uma atuação conjunta das forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros, em colaboração com o Ministério Público e o Poder Judiciário.

“Os índices de roubo, furto, homicídio, latrocínio e feminicídio tiveram uma grande queda de 2022 para 2023, demonstrando a eficácia das medidas adotadas”, destacou o delegado, sinalizando que atualmente a Polícia Civil enfrenta um apagão de mão de obra. “Precisamos reconstruir o nosso efetivo”, informou, enaltecendo a importância do apoio do Parlamento para a Polícia Civil no estado. “Temos um time unido, que luta para dar respostas efetivas para a sociedade. Com humildade, buscamos entregar o melhor para o cidadão”, afirmou.

Ele também recebeu uma Moção de Aplauso em nome da corporação, que foi proposta pelo deputado Delegado Egídio (PL), assim como o convite para a apresentação. 

Delegado Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, homenageado na Alesc | Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Dados

Segundo a Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria do Estado de Segurança Pública (SSP), entre 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, em comparação ao ano anterior, houve uma queda em crimes como latrocínios (-52%), roubos (-14,5%), homicídios (-4,2%), feminicídios (-1,8%), furtos (-2,4%) e lesão corporal seguida de morte (-20%).

“A Polícia Civil desempenha, cada vez mais, um papel fundamental na promoção da segurança pública e proteção dos cidadãos de Santa Catarina. Esses dados demonstram os resultados que são obtidos com os grandes esforços da equipe sob coordenação do Delegado Geral. Parabéns a todos”, finalizou Delegado Egídio.