A Prefeitura de Joinville lançou a campanha “Esmola não ajuda, ajude de verdade” nesta quarta-feira (10). A justificativa da Administração Municipal é que apesar de parecer um gesto solidário, a esmola não ajuda a resolver o problema das pessoas em situação de rua e as estimula a permanecerem em condição de vulnerabilidade social.

A Prefeitura argumenta que há serviços públicos que ajudam de verdade homens e mulheres a saírem da situação de rua e viverem com dignidade. Um deles é o Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas. O público atendido pelo serviço é justamente aquele que está nos semáforos ou passando a noite em frente a comércios e locais públicos. O cidadão que avistar pessoas nessas condições pode ligar para (47) 3433-3341.

A partir da abordagem, o usuário receberá o encaminhamento para os serviços que necessitar, como emissão da segunda via de documentação, mercado de trabalho e capacitação profissional, assistência à saúde e encaminhamento para o Restaurante Popular.

“É fundamental que as pessoas em situação de rua cheguem até a nossa equipe especializada, pois a partir desse contato temos como efetivamente auxiliar para que ela supere essa situação de vulnerabilidade. Quando a população ajuda doando dinheiro ou alimento, mesmo sem querer, acaba prejudicando esse trabalho dos profissionais da Assistência Social”, explica a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.

As duas unidades do Restaurante Popular da Prefeitura de Joinville oferecem refeições gratuitas para pessoas em situação de rua que estejam cadastradas e que forem encaminhadas pelo Centro Pop.

A Prefeitura também direciona pessoas em situação de rua para o mercado de trabalho, por meio do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat). A unidade auxilia na elaboração de currículos e realiza encaminhamento a cursos profissionalizantes gratuitos e vagas de emprego, entre outros serviços.