Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Carlos Humberto – Imagem: Bruno Colaço/Alesc

Ontem, o deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) esteve na Casa D’Agronômica para mais um encontro com o governador Jorginho Mello (PL). O teor da conversa não foi informado, porém, há uma preocupação do governador quanto ao posicionamento de enfrentamento do parlamentar à sua decisão de dar ao prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), o poder de escolha do candidato à sua sucessão.

Silva não digeriu a perda na disputa interna. No dia em que foi comunicado, chegou a pedir uma carta de liberação do partido. Jorginho teria concordado em entregar a carta, porém, a conversa foi na quinta-feira, sendo que no sábado encerrou o prazo para a mudança de partido. A situação fez com que o parlamentar ficasse preso ao Partido Liberal.

Jorginho ainda insiste em dar um prêmio de consolação a Carlos Humberto. Ofereceu a secretaria que ele quiser, mas a oferta foi negada e o parlamentar ameaça entregar a liderança do governo na Assembleia Legislativa. Pessoas próximas a ele entendem que ele não deve seguir como líder após o que chamaram de humilhação que foi a negativa à sua candidatura.

Até ontem, pelo menos, Carlos Humberto estava disposto a dobrar a aposta. Se mudou de posicionamento após a conversa com Jorginho, somente saberemos durante o dia de hoje, mas se insistir em levar a disputa para a convenção, elevará ainda mais a temperatura no partido, pois estará enfrentando a decisão do governador, liderança máxima do PL em Santa Catarina. Nos bastidores, o grupo do prefeito Fabrício já começa uma movimentação para o enfraquecimento das lideranças que podem vir a apoiar Carlos Humberto numa eventual disputa em convenção. A ideia é tirar a força da base que apoia o parlamentar para inviabilizar qualquer tentativa de disputa.

Além disso, lideranças próximas a Carlos Humberto entendem que o deputado precisa focar em 2026. A preocupação é que poderá partir de Fabrício um movimento para inviabilizar a reeleição do deputado à Assembleia Legislativa. A estratégia seria colocar pelo menos três nomes em cima do deputado para tirar voto.

Já o deputado andou fazendo um movimento que ainda precisa ser analisado. Liberou lideranças ligadas a ele que estavam no PL para o Democracia Cristã, partido presidido em Balneário Camboriú pelo seu pai. O fato é que a briga promete ser grande nos próximos tempos.

Futuro do MDB

O almoço da bancada do MDB na Assembleia Legislativa foi rápido e sem assuntos espinhosos, como era esperado, após a manifestação de algumas lideranças que demonstraram insatisfação com o Governo do Estado devido à cooptação de suas lideranças que acabaram indo para o PL. Nem mesmo o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal, que teceu críticas ao setor da Saúde do governo, puxou qualquer assunto. Apenas ficou combinado que será feito um levantamento do saldo de perdas de filiados e novas filiações e, para qual partido o MDB perdeu mais lideranças. Uma fonte do partido me disse que qualquer encaminhamento sobre a permanência, ou não, no governo deverá ser feito junto à executiva estadual. “Não tem como a bancada deliberar sobre algo assim. É um assunto para a executiva resolver”, me disse uma fonte ligada ao MDB.

Sinal que fica?

Ontem saiu no Diário Oficial a nomeação de Emanuela Wolff para exercer o cargo de coordenação da Central de Atendimento a Municípios, um dos cargos mais importantes da Secretaria de Estado da Casa Civil. Quem ocupa esse cargo trata os assuntos do governo com todos os municípios e os convênios. De acordo com uma fonte do governo, é um cargo com “superpoderes”. A informação é que a indicação partiu do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), em um claro sinal de que alguns parlamentares emedebistas são contra um afastamento do governo de Jorginho Mello (PL). Manu, como é conhecida, foi o braço direito de Lunelli quando ele foi prefeito de Jaraguá do Sul.

Ganha força

Informação de Brasília é que ganha força a tese de que havendo a cassação do senador Jorge Seif Júnior (PL), não haverá nova eleição e que assumirá o ex-governador Raimundo Colombo (PSD). Uma fonte me disse que hoje é o mais provável que aconteça, porém, disse que é preciso aguardar o julgamento que acontecerá no próximo dia 16, a partir das 19h. Você poderá acompanhar o julgamento pelo SCemPauta.

Carmen é convidada

Carmen Zanotto – Imagem: Divulgação/Secom

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou um convite à secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. Os parlamentares querem que a secretária explique o que está sendo feito para reduzir as filas nos hospitais. As filas de cirurgias e os casos de dengue e Covid também estarão na pauta. A data ainda será marcada, mas, de acordo com o deputado Neodi Saretta (PT), que preside a comissão, Carmen já se colocou à disposição do parlamento. Durante a sessão da comissão, um momento de tensão. Os deputados Edilson Massocco (PL) e Sérgio Guimarães (UB) bateram boca. Confira:

Pedido de cassação

Anna Carolina – Imagem: Divulgação/Câmara de Itajaí

Foi aprovado ontem o parecer da vereadora de Itajaí, Anna Carolina Martins (PSDB), relatora da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores, que pede a cassação do mandato do vereador Fábio Negão (PL) por quebra de decoro parlamentar. Ele encontra-se preso preventivamente desde novembro de 2023 e com o mandato suspenso a pedido da Justiça. A solicitação de cassação será votada na próxima terça-feira (16), às 18h, em uma sessão que contará com a presença de todos os parlamentares. De acordo com o relatório apresentado, a conduta do parlamentar é incompatível com a ética e a moralidade exigidas no exercício do cargo de vereador. Fábio Negão foi preso numa investigação sobre uma suposta “rachadinha” em seu gabinete.

Investigação em Lages

Segue o trabalho de investigação de uma comissão formada para apurar possíveis irregularidades na Coordenadoria Regional da Educação em Lages. A realização de um baile de máscaras nas dependências da Regional de Educação em pleno horário de trabalho motivou a investigação. O coordenador regional da Educação, Armando Duarte, cotado para ser o vice na chapa de Carmen Zanotto na eleição municipal, estava no evento. Ainda não há data para a conclusão dos trabalhos.

AMA Oeste

A nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e Região (AMA Oeste) será inaugurada hoje, às 18h, com a presença do governador Jorginho Mello (PL), do prefeito João Rodrigues (PSD), da diretoria da AMA e demais autoridades. Foram investidos R$ 3.423.608,70, sendo R$ 3 milhões do Governo do Estado, via Fundação Catarinense de Educação Especial, e o restante de contrapartida da Prefeitura, que também cedeu o terreno para a construção.