A filiação da vereadora Marcilei Vignatti ao União Brasil foi oficializada na tarde de ontem (5). Na próxima semana, o presidente estadual da sigla, deputado federal Fábio Schiochet, e o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, devem vir a Chapecó para um ato, em que também serão apresentados outros filiados. A vereadora se manifestou por meio de nota:

“A partir de agora sigo no União Brasil. Mantenho o compromisso do trabalho árduo, sério e comprometido com as pessoas. Não há adversidade que vai me impedir de lutar para que mais mulheres ocupem lugares de decisão e tão pouco abrirei mão da democracia, dos direitos fundamentais e da ética na política. Agradeço ao PSB e suas lideranças pela oportunidade e confiança.
Marcilei Vignatti”

O presidente do União em Chapecó, vereador João Rosa, disse que Marcilei é uma grande liderança. “Foi presidente da Amosc, faz um grande trabalho à frente da Uvesc, pessoa íntegra, de bom trato, boas pautas, será bem vinda”, avalia.

Marcilei e João Rodrigues

O União integra a base do governo João Rodrigues e estará junto na chapa de reeleição do atual prefeito de Chapecó. “Naturalmente, nosso partido apoiará João Rodrigues”, afirma João Rosa. A vereadora tem um excelente histórico parlamentar e indiscutivelmente qualifica o quadro do União, mas, no momento, a pergunta que não quer calar é: Marcilei estará no palanque de João Rodrigues?

Bancada do União

O União Brasil tem a segunda maior bancada na Câmara de Chapecó, com três vereadores, junto do PP e atrás apenas do PSD. Perdeu o vereador Claudair Sanzovo, o Sica, para o Progressistas – que agora também tem três vereadores, mas trouxe a vereadora Marcilei e ainda tenta ampliar para quatro com mais uma filiação.

MDB Chapecó

O MDB filiou o ex-prefeito Luciano Buligon e o ex-vereador Márcio Sander. Buligon estava no Republicanos e Sander estava mais focado em suas atividades privadas. O presidente do partido, Cleiton Fossá, disse que eles vêm para qualificar o time. “Hoje o MDB possui três nomes qualificados, se necessário, para disputar a majoritária nas eleições. Há uma unidade do partido, ninguém quer ser mais que o outro e estamos construindo esse processo com muita maturidade. Quem reunir as melhores condições será o candidato”, declarou. “O foco é unificar, e não dividir”, acrescenta Fossá.

Mais filiados

Os emedebistas farão um evento na próxima semana, com a vinda do presidente estadual deputado federal Carlos Chiodini e demais deputados do partido para abonar a ficha de Buligon e Márcio, e também de outras lideranças. Já estão confirmadas as filiações da Doutora Sandra e Valdir Crestani e ainda devem ser anunciados outros.

Buligon

O ex-prefeito Luciano Buligon explicou que volta ao MDB porque o partido tem projeto próprio. “É por isso que voltei. Para me somar neste projeto de 10 anos, e não de apenas uma eleição. O MDB será protagonista. Temos excelentes nomes, eu estou chegando e entro no último lugar da fila”, disse.

Márcio Sander

Sander recebeu propostas de vários partidos, mas aceitou o convite de Fossá e do deputado federal Carlos Chiodini, presidente estadual dos emedebistas. Márcio foi presidente da Câmara Municipal quatro vezes, ex-secretário municipal e atualmente faz parte do Conselho Fiscal da Unochapecó representando o Conselho Regional de Administração.

PSDB filia Menegolla e outras lideranças em Xanxerê

O PSDB de Xanxerê realizou um evento em que filiou cerca de 50 novas lideranças, na noite desta quinta-feira (4), no auditório do Hotel Seville, com a presença do presidente dos tucanos em Santa Catarina, deputado estadual Marcos Vieira.

As filiações fortalecem o partido, que perdeu o atual prefeito Oscar Martarello e o ex-prefeito Bruno Bortoluzzi para o PL. Além disso, o PSDB acolheu um grande número de pessedistas descontentes com o que classificam como “interferência” de João Rodrigues no PSD local. “Tratorou nosso partido [sic]”, me disse um deles.

Entre os novos filiados estão o ex-prefeito por três vezes, Avelino Menegolla, que foi fundador do PSD no município, presidia o 55 até ser preterido recentemente e nunca havia estado em outro partido. Além de Menegolla, assinaram ficha ex-vereadores, secretários municipais, advogados e empresários.

Entre os novos nomes estão Arnaldo Lovatel (suplente de vereador do PP), Poliana (suplente de vereador do MDB), Elisiane Menegolla (candidata mais votada do PSD), Eduarda Schuckes (coordenadora do Procon), Cláudia Favero (ex-secretária da educação), Amélio Radaelli (ex-vereador do MDB), Cristiano Tofollo (ex-presidente da OAB e ex-secretário regional e saúde), Fernanda Oliveira (atual presidente da OAB) e muitos outros.

Clique aqui para ver a lista completa com o nome dos novos filiados ao PSDB Xanxerê

Avelino Menegolla
Arnaldo Lovatel
Cristiano Tofollo
Fernando Dal Zot
Carlos Alberto Peretti
Paulo Baldi
Claudia Favero
Márcio Girotto
Elisiane Menegolla
Fiorindo Menegolla
Fernanda Oliveira
Artur Cacciatore
Thaise Paludo
Eduarda Schuckes
Poliane da Silva
Flavio Filappi
Rivael Freschi
Udo Westerich
Renato Menegolla
Ricardo Menegolla
Edson “Timão” Zappe
Cirlei Menegolla
Paulo Baldi
Lore Centenaro
Kariury do Sushi
Vinicius Cassol
Sueli Ribeiro
Jorge Luiz Barfknecht
Aguinetes Barfknecht
Roberto Dall’Agnol
Renan Matiotti
Amelio Radaelli
Roberto Maleski
Getúlio Brizola
Marcio Roberto
Xanvantina
Rudi Bavaresco
Adavilson Alves
Vanessa Lovatel
Luiz Babinski
Jéssica De marco
Néia Lovatel
Corruíra
Vanessa Riboli
Sabrina Riboli
Wagner Zanquetta

Jelder Bavaresco foi empossado presidente da executiva tucana, que foca na construção de uma chapa forte de candidatos a vereador, com nomes competitivos à disposição, e apoiarão a reeleição do atual prefeito. Oscar e o vice, Adenilso Biasus, participaram do evento tucano.

Encontro regional do PL em Chapecó

Foto: Eduardo Valente

O Partido Liberal realizou ontem seu evento regional, em Chapecó. Mais de mil pessoas compareceram ao Clube Recreativo Chapecoense. Entre as autoridades presentes, estavam o governador Jorginho Mello e a vice Marilisa Boehm, o senador Jorge Seif Júnior, as deputadas federais Carol de Toni e Daniela Reihner e o deputado Zé Trovão, os estaduais Mauricio Skudlark e Edilson Massocco, vereadores e outras lideranças chapecoenses e da região.

Foto: Eduardo Valente

O presidente municipal da sigla, Leandro Sorgatto, disse estar feliz por receber o governador com a casa cheia e entregar a primeira etapa da missão que recebeu de organizar o partido para o pleito de outubro.

“Missão dada é missão cumprida. E esse novo momento do PL chapecoense só é possível graças ao trabalho de várias mãos. Há 30 dias atrás o governador me chamou e nós deu uma missão. O PL de Chapecó tem time e vem para vencer. Esse grupo que formamos mostra exatamente onde o PL quer chegar. A partir de agora, começamos a espalhar o PL Chapecó por todos os bairros, núcleos e setores. O futuro político de Chapecó passa pelo PL”, declarou Sorgatto.

Cidrão no Republicanos

O vereador Wilson Junior Cidrão filiou-se ao Republicanos. “Entendendo que os projetos verdadeiramente de direita e por um Brasil melhor vão muito além de uma sigla partidária, sempre respeitando o presidente Bolsonaro, ao mesmo tempo que desejo estar em um lugar onde a família e a gestão eficiente sejam bandeiras, anuncio minha filiação no partido da ex-ministra Damares e do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, o Republicanos. Em Chapecó, nomes importantes como Nemésio Carlos da Silva são nossa referência”, declarou.

Ivan Carlos em Guatambu

O comunicador Ivan Carlos Agnoletto (PP) é pré-candidato a prefeito em Guatambu. No final da tarde desta sexta-feira (5) ele mudou seu domicílio eleitoral para estar à disposição do Progressistas do município vizinho a Chapecó.

“Atendemos apelo de amigos, empresários, de famílias tradicionais, da executiva do partido, de vereadores e do presidente da Câmara. Mas não só de gente do PP, de outros partidos também, e de pessoas da sociedade, do nosso povão, podemos assim dizer”, disse Ivan.

Entre as pessoas que o apoiaram nessa decisão, Ivan cita o presidente da Câmara de Vereadores Valdecir de Arruda (PP) e o colega de partido vereador Evandro Bassetto, a vice-prefeita Vera Maria Zandavalli, presidente do partido Silvestre Favaro e o vereador Luiz André Sperotto do PDT.

Neuri Mantelli

Após deixar o Partido Liberal, o vereador Neuri Mantelli assinou ficha no PSD.

Sebrae em Concórdia

O deputado estadual Neodi Saretta (PT) entregou nesta semana ao assessor da presidência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Nacional, Celso Antônio Calcagnotto, documento solicitando a instalação de um escritório regional do Sebrae em Concórdia. O assunto também está sendo tratado por Saretta com o presidente do Sebrae e colega de Partidos dos Trabalhadores, Décio Lima.

“Concórdia é o berço da agroindústria, referência nacional do setor e o segundo maior município do Oeste catarinense, o que justifica a implantação do escritório regional”, disse. Ele acrescentou que Concórdia é polo da região da Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), local de muitas perspectivas e encaminhamentos de negócios que o Sebrae tem atendido ao longo dos anos. “Por isso, ter um escritório reforçaria ainda mais esse trabalho.”

Ferrovias

Representantes do Movimento Pró-Ferrovias participaram de reuniões em Brasília esta semana para sensibilizar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério de Transportes sobre a urgência do modal ferroviário no Sul do Brasil.

No Mapa, a comitiva tratou da Nova Ferroeste, que ligará Maracaju (MS) a Chapecó (SC), passando pelo Paraná. O projeto está em fase avançada de negociações e o leilão do projeto deve ser realizado em breve pelo Ministério dos Transportes. Foi entregue ao Mapa um documento solicitando agilidade no leilão, na expectativa que o Ministério da Agricultura intervenha junto ao Ministério dos Transportes. 

Reunião na Câmara Setorial de Milho e Sorgo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)

Falta milho

Santa Catarina e Rio Grande do Sul já enfrentam déficits de milho. O Paraná em breve também precisará importar devido ao rápido crescimento da avicultura e suinocultura na região. 

“A relevância desta ferrovia [Nova Ferroeste] para Santa Catarina é inegável, uma vez que o futuro da agroindústria catarinense está intrinsecamente ligado à importação de milho do Centro-Oeste”, disse o vice-presidente de secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri. 

Ministério dos Transportes

Na pasta, a comitiva apresentou os projetos importantes para SC: a ferrovia Maracaju a Chapecó, a ferrovia de Chapecó à Correia Pinto e o estudo em desenvolvimento no Rio Grande do Sul para uma rota de Chapecó até Passo Fundo (RS). 

Lenoir Broch com coordenador geral da Agência Nacional de Transportes Ferroviários do Ministério de Transportes, Luís Fellipe Arrussul