Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Segue a primeira coluna do leitor. Se você quiser ver a sua opinião neste espaço, envie de segunda a quinta através do WhatsApp 49. 985048148. Esse espaço será publicado todos os sábados.

Somos Políticos

A arte de tecer relações no mecanismo de convivência, o ser humano tem seus valores com fim social, não um simples indivíduo. Quando perceberemos que não existe lado? A existência é “dar a cada um o que é seu sem prejudicar a outrem”. Sejamos críticos de nós mesmos, nosso dia a dia, sem desejo de certo ou errado, pois o ponto de vista está nos olhos de quem vê. Por fim, toda relação entre pessoas é política, desde o abrir dos olhos até fechá-los, estejamos na posição do outro, somos políticos.

Ferdinando Gregório – Florianópolis

Cadê as mulheres?

Moro há mais de 10 anos em Guarapuava e acompanho as notícias de Joinville através do SCemPauta. Me impressiona notar que até agora nenhuma mulher apareceu como candidata a Prefeita de Joinville. Será que não temos mulheres capazes para se candidatar? O que falta é oportunidade para nós mostrarmos a nossa capacidade. A culpa é das mulheres? Não creio, penso que é falta de vontade dos que comandam os partidos de abrirem oportunidade.

Carla Caetano – Guarapuava – Paraná

Respeito as opiniões

Temos opinião sobre qualquer coisa, assunto, situação ou acontecimento. Muitas vezes a favor e outras contra. Nesse meio termo é importante sabermos que, mesmo tendo a liberdade em expressá-la, temos o dever de respeitar quem pensa o contrário, quem tem opinião diferente. É assim na vida, no trabalho, nos estudos, no dia a dia de cada dia. É preciso dar sua opinião de forma respeitosa, analisando os prós e os contras, do contrário, a ignorância será tamanha, a ponto de criar obstáculos na sua vivência. Respeite a opinião alheia, mas ainda assim, mantenha firme suas convicções e defenda até o último, a sua opinião.

Dizia Voltaire: “Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres”.

Luciano Mortari, 38 anos – Jornalista – Lages

Tecnologia na eleição

A importância da tecnologia para as eleições é inegável. Ela moderniza os processos eleitorais, tornando-os mais eficientes e acessíveis. Através de sistemas eletrônicos de votação, é possível garantir uma contagem rápida e precisa dos votos, aumentando a confiabilidade do resultado final. Além disso, a tecnologia possibilita o acesso fácil à informação sobre os candidatos e propostas, contribuindo para uma escolha mais consciente por parte dos eleitores. As redes sociais e plataformas online também desempenham um papel fundamental, permitindo o engajamento político e o debate público de maneira ampla e democrática. Em suma, a tecnologia é uma aliada importante na promoção da transparência, da participação cidadã e do fortalecimento da democracia durante os processos eleitorais.

Fábio Santos – Palhoça

Primeira coluna do leitor

A estreia desse espaço não poderia começar enaltecendo um político, muito menos elogiando o trabalho de alguma liderança política, muito pelo contrário. A primeira coluna do leitor do Portal SCemPauta tem que ser para parabenizar você, profissional Marcelo Lula, por todos esses anos trazendo informações diária sobre a política catarinense. Ao longo desses anos, quem de nós, leitores seus, não acordou às 6hrs da manhã, ansiosos, para saber sobre os bastidores da política, entender os movimentos e aprender um pouco mais daquilo que nos move como cidadão. O papel que o SCemPauta, você, Marcelo Lula, e os teus colunistas desempenham é de suma importância, e o trabalho realizado, com tamanha competência, imparcialidade e sobretudo com muita ética e respeito é necessário não só para nós que trabalhamos e atuamos na política, como para todo e qualquer catarinense. Parabéns a todos aqueles que fazem parte desse projeto.

Fernando Fernandes – Florianópolis

Manda Brasa

Lendo a coluna do Marcelo Lula dos últimos dias vi que o meu velho Manda Brasa perdeu o rumo nos últimos anos. Se antes a nossa família tinha orgulho de dizer que era do 15, hoje o sentimento não é mais tão forte assim. Saudade dos tempos que o MDB era protagonista. Ainda guardo a minha bandeira e gostaria muito de voltar a usá-la nas carreatas.

Márcio Leandro – São Miguel do Oeste

Esquerda em Florianópolis

A esquerda em Florianópolis enfrenta desafios devido à falta de união entre os partidos. Essa divisão fragiliza a capacidade de mobilizar eleitores. Enquanto a direita se organiza, a fragmentação interna enfraquece a voz progressista na cidade. As disputas internas minam a possibilidade de construir uma frente unificada para enfrentar Topázio e seus aliados. Se a esquerda não entender a necessidade de se unir, veremos mais uma eleição em que projetos pessoais dentro da esquerda terão melhor resultado do que os movimentos democráticos.

Luiz Felipe Cintra – Florianópolis