Deputada Luciane Carminatti | Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL

A deputada Luciane Carminatti (PT) chamou o governo do Estado de desonesto e “chupim” por omitir o governo federal dos materiais de publicidade do programa “Pé-de-Meia”. A fala foi proferida nesta quarta-feira (3), no Plenário da Assembleia Legislativa.

Chupim é um passarinho conhecido por colocar seus ovos nos ninhos de outras espécies aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los como se fossem seus próprios filhotes.

O programa de incentivo financeiro-educacional beneficiará 30 mil jovens catarinenses. Cumprindo todos os requisitos, cada aluno podem receber até R$ 9.200.

“Confesso que quando recebi a apresentação que está chegando às nossas escolas, enviada pela Secretaria de Estado da Educação, eu não acreditei. Santa Catarina aderiu ao programa de quem, de qual governo? Está faltando dizer que o Pé-de-Meia é do governo federal. Acho que esqueceram. Na peça que contém toda a legislação, em nenhum momento aparece que é uma medida provisória do presidente Lula, que é uma lei federal do presidente Lula. Tem uma portaria que parece que não tem pai nem mãe”, disparou.

A deputada frisou que em Santa Catarina não há Bolsa Ensino Médio sem recurso federal. “O atual governador cortou a Bolsa Ensino Médio em 82%”, disse.

Para Luciane, tal atitude é vergonhosa e ela espera que a Secretaria de Educação lembre de colocar a marca do governo federal na apresentação. “Quem está fazendo este material para as escolas, por favor, sejam honestos, corretos, e digam que o programa é federal.”