Divulgação/Via SPAF

O governo do Estado solicitou a autorização para implantação de dois novos aeroportos públicos em Santa Catarina.

Os pedidos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) para implantação dos aeroportos públicos de Pinhalzinho e Rio Negrinho foram protocolados na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

Os documentos solicitam a análise do órgão federal para emissão de outorga junto ao Governo do Estado para exploração dos novos aeroportos.

A atividade relativa à exploração de infraestruturas aeroportuárias públicas no país é conferida originariamente à União, que pode repassar aos estados esta incumbência.

“Estes aeroportos estão dentro do nosso planejamento de ampliação do Estado. Foram incluídos no Plano Aeroviário Estadual (Paesc) e este processo é parte de todo o trâmite necessário para que eles sejam reconhecidos oficialmente e posteriormente possam receber investimentos”, explica o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

Pinhalzinho

O município de Pinhalzinho é proprietário de área apropriada, cuja viabilidade técnica de implantação do aeródromo está aprovada. O executivo municipal já contratou projeto executivo de implantação do aeroporto.

Rio Negrinho

O município de Rio Negrinho visa a área onde funciona o aeroclube local, com uma pista de pouso e decolagem asfaltada, com dimensões de 1.198 metros de comprimento por 22 metros de largura. O município está autorizado por lei municipal a adquirir a área.

Itapiranga

O Estado pretende adotar o mesmo procedimento para o Aeroporto de Itapiranga, também incluído no Paesc, quando toda a documentação necessária estiver juntada para o seguimento do processo.

Blumenau

Foto: Roberto Zacarias / Secom / GOVSC

O governador Jorginho Mello também assinou, nesta segunda-feira (1º), o repasse de R$ 2,8 milhões para melhorias no Aeroporto Regional de Blumenau, o Quero-Quero. O ato também contou com a presença do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, do prefeito Mario Hildebrandt e de outras autoridades locais. O recurso vai ser usado para a conclusão das obras de balizamento noturno com sistema PAPI, gerador e biruta iluminada do terminal.