Durante um evento fora de Santa Catarina, certamente com companheiros de esquerda, a ex-senadora Ideli Salvatti disse que vinha de Santa Catarina, elogiou nossas belezas naturais e de ter surpreendido os presentes ao garantir que “nós sofremos muito, muito, com aqueles propagam o ódio e a discriminação. Nossa vida não é fácil”. Não satisfeita em manchar a imagem do Estado que a recebeu na década de 80, ela ainda afirmou que (SC) “é o Estado que tem o maior número de células neonazistas em funcionamento…”. Ao definir “nós sofremos muito”, deveria a ex-senadora explicar que “nós” certamente não são os catarinenses, mas uma minoria do qual ela faz parte. Com tantas virtudes que temos, recorreu a uma velha narrativa de tentar relacionar o povo catarinense com um grupo de marginais da sociedade e criminosos indiretos, já que apologia ao nazismo é crime federal. O vídeo de sua manifestação (não estão identificado o cenário e nem a data) continua viralizando( e criticado) nas redes sociais.

Mais um

Durante entrevista ao programa de rádio do jornalista Toninho Neves na manhã de segunda-feira, o presidente da comissão provisória do PSDB de Joinville deixou escapar que os tucanos estarão na coligação com o partido Novo. Carlos Caetano disse que o partido do prefeito Adriano Silva “está ajudando” na reorganização do PSDB em Joinville. Tal previsão tem outro indicativo, a “federação” como partido Cidadania, que já participa do governo com a secretária da saúde Tania Eberhardt. Assim, o prefeito terá um robusto tempo de televisão, já que contará com o PSD, União Brasil, Republicanos e PSDB. Por enquanto.

Portas fechadas

Ao comentar a nota da coluna de ontem (dois vereadores do MDB poderem deixar a sigla), o presidente do Republicamos ligou para esclarecer que seu partido não aceitará nenhum vereador. Romeu Oliveira garante que vai eleger dois vereadores, sendo um deles “novato”. O outro é atual vereador Lucas Souza, de quem é chefe de gabinete.

Candidato do MDB

Principal liderança do partido e presidente do diretório municipal há mais de cinco anos, o deputado estadual Fernando Krelling aposta que o MDB terá candidato a prefeito, excluindo, assim, uma possível coligação com o NOVO em Joinville. Ou com o PL.

Projeto na educação

Um dos maiores empreendedores catarinenses – fundou a Datasul e a Neogrid, ambas com ações na B3 – Miguel Abuhab sempre sorri quando fala do Instituto que leva o seu nome, o braço social de suas empresas, mas nem tanto quando comenta sobre o projeto educacional que implantou na rede municipal de ensino no governo Luiz Henrique. Inspirado em um método israelense criado para funcionários, ele fez uma adaptação para estimular as crianças (alunos) a pensarem ainda mais. Na entrevista que concedeu ao programa que apresento e produzo na TVBE/Joinville (foto) ele revelou que o SESI está sendo parceiro com o instituto em Joinville. Um projeto piloto.

Prestação de contas

A polemica prestação de contas da primeira parcela da ajuda financeira do governo estadual ao Hospital Municipal São José – feita ainda no ano passado – foi o principal assunto na sessão da Câmara de Vereadores. Líder do governo, Neto Peters levou a pilha de documentos (quase 500 páginas) na tribuna e garantiu que todos os questionamentos foram respondidos pelo município. “Será que o governo do Estado não está dificultando (liberação da prestação) porque não tem dinheiro para cumprir o acordo (repasse de R$ 4 milhões)?”. Os oposicionistas Cleiton Profeta e Willian Tonezi (ambos do PL) querem uma CPI.

Curtas

  • Senadora Ivete Silveira (MDB) liberou R$ 8 milhões em emenda parlamentar à UFSC, campus de Joinville. É a maior emenda já recebida pela instituição.
  • Quinta-feira (28) manifestação do “comitê em defesa da saúde pública” em frente a prefeitura de Joinville. Vamos conferir as fotos no início da noite.
  • O falecido advogado Carlos Adauto Vieira estaria comemorando 91 anos. Ele atendeu um pedido da família para abrigar em seu escritório em Joinville o recém formado Luiz Henrique da Silveira na década de 60.
  • Nos últimos 5 anos, a Tupy SA cresceu 2,5 vezes, revelou o presidente Fernando Rizzo, ao comentar o maior lucro líquido da história no último quadrimestre de 2023.
  • Em Balneário Barra do Sul, o sargento e vereador Fabiano Proerner assumiu a prefeitura interinamente. Outro sargento, o deputado Carlos Lima (PL) quer assumir a prefeitura de Joinville.