O governador Jorginho Mello autorizou, nesta segunda-feira (25), a publicação do Edital de Chamamento Público, Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a Imbituba Administradora da Zona de Processamento de Exportação (IAZPE).

Este é um primeiro passo para a concessão do empreendimento para a iniciativa privada e tirar do papel este projeto que gera expectativa há quase três décadas. Nesta etapa, o setor privado poderá, por sua conta e risco, realizar estudos necessários ao processo de desestatização.

“O papel do Estado é apoiar o desenvolvimento de Santa Catarina. E nosso governo vê na iniciativa privada esse grande parceiro para tirar do papel vários projetos que estavam há anos parados. Somos parceiros de quem quer investir aqui, gerar empregos para os catarinenses. Vamos transformar um terreno que estava abandonado em um motor da economia da região Sul”, disse o governador Jorginho Mello.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) Beto Martins disse que o objetivo é realizar uma Parceria Público-Privada e este estudo vai apontar o caminho de como fazer esta PPP.

Segundo o presidente da SCPar, Renato Lacerda, as zonas econômicas especiais são uma tendência global para gerar desenvolvimento e os estudos técnicos deverão mostrar que o modelo é viável.

A ZPE de Imbituba foi criada por Lei Federal em 1995. As empresas estabelecidas na área poderão produzir e exportar com isenção de impostos.