O deputado Altair Silva (PP) fez um alerta, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (20), sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor leiteiro em Santa Catarina.

Ele pontuou que a crise se deve principalmente ao grande volume de importações, em especial de leite em pó, vindo de países da América do Sul. “Essas importações têm atingido níveis recordes e isso afeta diretamente o produtor brasileiro”, salientou.

Altair Silva ressaltou que a Assembleia Legislativa, representada pela Bancada do Oeste, está atenta ao problema e que o Parlamento acompanha a interlocução entre o governo do Estado, produtores rurais e Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Santa Catarina (Sindileite), que estudam uma maneira para estimular a cadeia produtiva do leite no estado.

“A cadeia produtiva do leite está vivendo uma grave crise no Brasil. Muitos produtores estão abandonando a atividade por não terem mais fluxo de caixa para manter a produção. Precisamos tomar medidas urgentes”, 

Segundo Altair, nos próximos dias haverá uma definição sobre um programa de incentivo à cadeia produtiva do leite, com a participação das empresas de laticínios, dos produtores, das secretarias da Agricultura, da Fazenda e da Bancada do Oeste.