Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Se depender de boa parte das lideranças do Partido Liberal de Blumenau, a atual vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB), que deverá se filiar ao MDB, não será a vice na chapa do delegado Egídio Ferrari, que será o nome do PL à Prefeitura.

O prefeito Mário Hildebrandt, recém-chegado ao Partido Liberal, deseja emplacar Soar, já que não conseguiu torná-la candidata à sua sucessão. Acontece que o interesse de boa parte das lideranças liberais é no União Brasil. Para isso, entendem que podem oferecer o vice para um nome evangélico, preferencialmente indicado pelo deputado estadual Marcos da Rosa (UB). A leitura é que será necessário ter um nome ligado às igrejas para se contrapor a Denise dos Santos, suplente do senador Esperidião Amin (Progressistas) e esposa do deputado federal Ismael dos Santos (PSD), que é evangélica e será a vice na chapa de Odair Tramontin (Novo).

Outro motivo de buscar um nome não ligado ao atual prefeito é que ainda persistem algumas resistências a ele, tanto que tem quem defenda que a campanha de Egídio tente descolar ao máximo da gestão de Mário Hildebrandt.

Procurado, Egídio Ferrari preferiu adotar um tom mais conciliador, destacando a importância de todos para o processo. “Olha, eu cheguei para somar e ajudar, então estou fazendo isso, agregando o pessoal. Apoiadores do Ivan (Naatz), Mário (Hildebrandt) e meus”, destacou.

Greve ilegal

Conforme informei com exclusividade ontem à noite, o desembargador Odson Cardoso Filho deferiu o pedido de tutela de urgência em favor do Município de Florianópolis, reconhecendo, em um primeiro momento, a ilegalidade e abusividade da greve deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (SINTRASEM). A decisão foi publicada no sistema do judiciário às 23h01. Os serviços terão que ser retomados num prazo máximo de 24h. Também está autorizado o desconto salarial dos dias não trabalhados e proibido ao movimento grevista o acesso aos prédios públicos, devendo manter uma distância mínima de 500 metros. Caso a decisão seja descumprida, está fixada uma multa diária de R$ 100 mil, a contar da intimação ao SINTRASEM.

Filiação de Dário

O ex-senador Dário Berger se filiará ao PSDB na próxima semana. A data mais provável é a terça-feira (19). A ideia é não realizar um grande evento neste momento. Isso ocorrerá no lançamento da pré-candidatura a prefeito de Florianópolis. Ontem conversei com o presidente estadual dos tucanos, deputado Marcos Vieira. Ele disse que ainda não foi batido o martelo, mas lideranças do partido confirmam o acordo.

Direito de ser candidato

Pelo que ouvi ontem na Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Humberto Silva (PL) não desistiu da eleição deste ano. Ele me disse que, na hora certa, decidirá se exercerá o seu direito de ser o candidato a prefeito de Balneário Camboriú e que, por ser parlamentar, tem a preferência. Há algumas semanas divulguei que o governador Jorginho Mello (PL) prefere que Silva continue na liderança do governo e que estaria decidido por atender ao desejo do prefeito Fabrício Oliveira (PL) de indicar o nome de sua preferência à sucessão. Vale lembrar que Fabrício não aceita o nome de Silva.

Comando do Novo

Um jantar selou mais um alinhamento do PSD com o Novo aqui no estado. Em Araquari, os dois partidos estarão no mesmo projeto. O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, acompanhado de seu secretário de Governo, Comunicação e Desenvolvimento, Londry Turra, foram a Blumenau jantar com o ex-promotor Odair Tramontin, pré-candidato a prefeito. O ex-prefeito de Balneário Barra do Sul, que pretende voltar à prefeitura, Ademar Borges, também participou do encontro. Ficou acertado que Turra, nome muito respeitado pela classe empresarial, será o presidente do Novo em Araquari. Durante o encontro, Pereira informou que a sua filiação ao PSD acontecerá no próximo dia 4 de abril em um grande evento com as lideranças estaduais do partido. O nome para a sucessão é de seu vice Ludgero Jasper, o Gordo.

Crise no setor penitenciário

O secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativo, Carlos Alves, entrou em contato para rebater a Carta Aberta enviada por policiais penais para a coluna. Eles apresentaram uma série de reclamações contra o governo, inclusive sobre a falta de efetivo. Alves me disse que a associação já sabe que o governador Jorginho Mello (PL) determinou um novo chamamento. As tratativas para contratação da banca começaram em dezembro do ano passado. De acordo com o secretário, em breve será anunciada a quantidade de vagas e todo o cronograma para a chamada. Essas medidas são para melhorar as condições de trabalho, destacou Alves, que também informou que serão ampliadas e construídas novas unidades, sem dar mais detalhes.

Apoio ao trabalhista

A Rede Sustentabilidade de Balneário Camboriú anunciou que apoiará o pré-candidato a prefeito do PDT, Allan Schroeder. Segundo nota da Rede, o apoio a Allan se dá por entenderem ser o projeto com “propostas para a cidade e que pode representar uma mudança verdadeira nos rumos de BC.

Acordo em Brusque

O diretório do PDT de Brusque, com o apoio do deputado estadual Rodrigo Minotto, tem se reunido para organizar o seu projeto de eleger pelo menos dois vereadores. Minotto teve um encontro com o presidente do Solidariedade Aurélio Tormena e Waldir Neto, acertando a migração dos filiados do Solidariedade ao PDT. Os pedetistas acreditam que podem construir um projeto para fugir da polarização PL e PT.

MDB de Camboriú

O vereador John Lenon Teodoro assinou ficha no MDB para ser o pré-candidato à prefeitura de Camboriú. O evento aconteceu na sede municipal do partido e contou com dezenas de filiados e apoiadores. Aos 42 anos, Lenon se destaca como uma jovem liderança regional. Além do mandato, o vereador também já ocupou duas secretarias do município.