Já está decidido: Ricardo Guidi vai deixar o PSD e migrar para o PL até o dia 6 de abril, prazo para desfiliação partidária para quem será candidato em 2024.

Guidi fez tudo de caso pensado desde a sua ida para a secretaria de Estado do Meio Ambiente, numa provocação ao partido que o elegeu duas vezes deputado federal.

A partir da posse, tem provocado sistematicamente o PSD, buscando confronto, de olho na saída do partido sem perder o mandato. O partido, presidido por Eron Giordani não caiu na armadilha. Manteve Guidi, na executiva estadual, presidindo o partido em Criciúma e como supervisor na região Sul – sua base eleitoral, não abrindo assim, precedentes para sua desfiliação por justa causa. (segue após a publicidade)

Se deixar o PSD, certamente perderá o mandato, assumindo a vaga o suplente de deputado por Joinville, Darci de Matos. Guidi pediu ao governador Jorginho Melo (PL) que resolvesse o problema, solicitando ao presidente nacional Gilberto Kassab “uma carta de liberação” o que evitaria a perda do mandato. Kassab vai consultar o diretório estadual de Santa Catarina que vai negar a tal carta de alforria. Sabendo disso, Guidi ontem, chegou ao extremo da provocação: repostou uma foto ao lado de Jessé Lopes e Daniel Freitas, ambos do PL, com a legenda: “afiando as facas para a eleição de Criciúma”.

Todos sabem que o candidato do PSD em Criciúma, será o vereador Arleu da Silveira, apoiado por Clésio Salvaro – prefeito com mais de 90% de aprovação na cidade.

O PL aposta que o deputado assina ficha em março. Guidi se mantém o silêncio. Não confirma e não desmente. Se confirmar a filiação de Guidi pelo PL, a eleição em Criciúma vai ser das mais acirradas.