Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O ex-senador Dário Berger está bem próximo do Podemos; porém, o martelo ainda não foi batido e algumas reviravoltas poderão ocorrer nos próximos dias.

Ao contrário do posicionamento nacional do partido, que está aliado ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Podemos em Florianópolis, Nabih Chraim, dá um tom mais conservador, tentando unir ao liberalismo, fazendo com que o Podemos da capital se apresente como mais um braço da direita.

Chraim me disse que tem mantido conversas com Berger, a quem tem apresentado os ideais, princípios e valores que considera inegociáveis para o Podemos, como a lisura e a transparência na gestão. “Em Florianópolis, somos mais alinhados ao conservadorismo nos costumes e à liberdade na parte econômica. Sempre alinhados ao nosso presidente estadual, o deputado Camilo (Martins), e à presidente nacional, a Renata (Abreu), que sempre deram liberdade para atuarmos nesse sentido”, destacou.

Dário chegou a ir a Brasília se reunir com a presidente Renata Abreu, em um jantar em que o ex-senador Álvaro Dias também participou. Nabih Chraim confirma o encontro, destacando que não há nada definido, apenas conversas. Ele destaca que o Podemos já decidiu por ter candidatura própria em Florianópolis e considera que Berger será uma “excelente opção”. Vagas na Câmara também estão no radar, já que o partido pretende eleger cinco vereadores. Para isso, a aposta na candidatura majoritária.

A questão é como encaixar Dário Berger em um partido que, aqui no estado, se considera conservador e liberal? Vale lembrar que o ex-senador se alinhou à esquerda, tanto que está filiado ao PSB e apoiou o hoje presidente Lula na eleição de 2022. Será que Berger estaria disposto a dar uma guinada em direção à extrema direita? Pois, se pensa que o Podemos catarinense flexibilizará a sua posição, Chraim deixou um recado muito claro durante a nossa conversa: “Ele tem que se comprometer com os mesmos princípios. Caso não haja esse compromisso, a nossa caminhada junta não será possível”, afirmou.

PSD estruturado

O PSD anuncia o que promete ser o maior evento político do ano em Santa Catarina. Diferentemente do MDB, que realizou sua convenção híbrida na última semana em Florianópolis, na Assembleia Legislativa, o evento do PSD reunirá mais de 2 mil pessoas em Criciúma, e não na capital. Sob a liderança de Eron Giordani, o partido espera contar com a presença dos prefeitos Clésio Salvaro, João Rodrigues, Topázio Neto e Orvino de Ávila. (segue após a publicidade)

Cassação

A Câmara de Vereadores de Florianópolis deve votar hoje a cassação, ou não, do vereador Maikon Costa (PL). Conforme adiantei em primeira mão, já há votos suficientes para cassar o mandato de Costa. A assessoria jurídica do vereador enviou a seguinte manifestação: “Em primeira análise, a denúncia apresentada pelo Vereador Suplente tem notória desproporcionalidade, pois o desentendimento entre ambos não pode ser visto mais do que um motivo fútil e ínfimo para sobrepor-se ao Sufrágio Eleitoral. Para tal situação, até se aceitaria uma punição de advertência, mesmo este sendo um assunto a ser resolvido dentro do partido ao qual são filiados. Em segunda, a Lei Complementar 722 de 2022, que institui o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Florianópolis, é categórica, em seu art. 1º, que orienta a conduta dos que estejam no exercício do cargo de vereadora ou vereador do município de Florianópolis, e no momento do fato, o Vereador Maikon Costa encontrava-se em situação de licença sem remuneração, sendo assim fora do exercício do mandato e sem as prerrogativas do mesmo.

Costa nega que haja prova

Em outra parte da nota enviada, o vereador de Florianópolis, Maikon Costa (PL), faz a seguinte manifestação: “Durante todo o processo de instrução, o denunciante não conseguiu apresentar provas concretas de que o Vereador Maikon Costa teria, de alguma forma, impedido que o suplente pudesse exercer sua vereança, haja vista que o suplente possuía senha própria do acesso ao sistema e possibilidade de exoneração e nomeação para todas as 11 vagas cedidas ao gabinete, para caso algum assessor se negasse a cumprir suas funções. Em quarta, durante todo o mês em que ficou empossado como vereador, o suplente, sequer deu-se ao trabalho de reunir com todos os assessores do gabinete, ao ponto de nem saber seus nomes, tampouco suas funções e como poderiam assessorá-lo. Em quinta, é de conhecimento notório de todos os funcionários da Câmara Municipal de Florianópolis que uma das integrantes do conselho, que inclusive pertence ao mesmo partido do vereador, é sua inimiga capital dentro da casa.

Líder do governo é pressionado

O vereador de Florianópolis, Renato da Farmácia (PSDB), líder do governo Topázio Neto (PSD) na Câmara, tem sofrido ataques nas redes sociais por conta do processo de cassação do vereador Maikon Costa (PL). Segundo relatos, há uma postagem pedindo boicote a um estabelecimento comercial pertencente a Renato, caso o vereador não vote contra a cassação.

PT de São José

Em reunião do diretório do PT em São José, foi levantado o nome do ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Fabricio Colombo, para ser um dos pré-candidatos à Prefeitura. Segundo lideranças petistas, isso não exclui o nome já apresentado da médica Rosaura Rodrigues, ex-vereadora de Porto Belo. Mesmo assim, há quem defenda que o nome da federação PT, PCdoB e PV seja o da ex-deputada estadual Ângela Albino (PCdoB).

Novo mal-estar

Devem estar hoje em Chapecó o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio Pelozato, e o comandante da Polícia Militar Rodoviária coronel André Cartaxo. O que incomodou os empresários que doaram o novo posto da PMR é o fato de não terem sido convidados para conversar. Já que na inauguração do heliponto e do estande de tiro, também doados pela entidade criada pelo setor empresarial de Chapecó, os policiais foram proibidos pelo comando de participar do evento. O clima não é bom, tanto que alguns empresários chegaram a fazer uma consulta sobre a possibilidade do declínio da doação do posto. “Seguem virando o cocho depois de comer”, me disse um dos empresários.

Candidatos tucanos

Cerca de 400 lideranças regionais participaram de um encontro do PSDB no sábado em Herval do Oeste. O presidente estadual da sigla, deputado Marcos Vieira, participou do ato que também teve o lançamento da pré-candidatura a prefeito do ex-vereador Ronaldo da Rosa. No mesmo evento, o atual prefeito de Joaçaba, Dioclesio Ragagnin Bigode, afirmou que o PSDB terá um candidato tucano à sua sucessão nas eleições deste ano. Participaram do evento lideranças tucanas dos municípios de Joaçaba, Herval do Oeste, Zortéa, Campos Novos, Ibiam, Catanduvas, Água Doce, Erval Velho, Caçador, Macieira, Lebon Régis, Ibicaré, Celso Ramos e Monte Carlo.