O MDB catarinense está preocupado com o seu papel em um país dividido ideologicamente. Se, por um lado, com algumas exceções, o partido se posiciona nacionalmente alinhado ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aqui em Santa Catarina os emedebistas estão colados na extrema-direita, com algumas de suas lideranças acanhadas entre as disputas ideológicas.

Essa preocupação foi externada por alguns dos principais líderes do partido durante a convenção estadual na noite de ontem na Assembleia Legislativa. O ex-governador Paulo Afonso Vieira, em sua fala, foi nesse caminho dos posicionamentos antagônicos. Por sua vez, o presidente de honra e ex-senador Neuto de Conto chamou a atenção para a necessidade da discussão da vida real com menos ideologia. “Precisamos discutir os reais problemas do país, os problemas do Estado e, assim, construir soluções para a sociedade.” Na mesma linha, falou o presidente eleito, deputado Carlos Chiodini, de que antigamente os discursos e propostas levavam aos caminhos, diferentes de como é hoje.

Pelo discurso de Chiodini, os emedebistas pretendem enfrentar os desafios impostos pelo bolsonarismo à política catarinense. Não se trata de enfrentar os bolsonaristas, mas apresentar uma alternativa e não ter medo de construir um projeto. O líder estadual do MDB destacou que é necessário coragem para enfrentar os desafios, além de focar nas eleições municipais deste ano.

O fato é que o MDB sentiu o peso do bolsonarismo e a perda do protagonismo, tanto que o partido tem se dado por satisfeito por estar na base do governo de Jorginho Mello (PL), muito pouco para quem anteriormente impunha o papel de comando das construções políticas no estado. Além do PL, os emedebistas também olham o PSD em franco crescimento, situação que os obriga a reagir, sob pena de ficarem alijados de mais uma disputa estadual em 2026.

Comando

Em uma reunião que antecedeu a convenção estadual do MDB, ficou acertado que o presidente estadual, deputado Carlos Chiodini, se licenciará do comando e passará para o também deputado Valdir Cobalchini, eleito vice-presidente estadual do partido. Chiodini vai focar no seu projeto de disputar a Prefeitura de Itajaí.

Presenças

O evento do MDB contou com a participação de lideranças de outros partidos. O prefeito de Florianópolis Topázio Neto (PSD), o presidente do PL na capital Bruno Mello, o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, além de um representante do União Brasil foram prestigiar os emedebistas.

Arquivamento

O Ministério Público Eleitoral de Santa Catarina pediu o arquivamento do inquérito judicial eleitoral contra o deputado federal Fábio Schiochet (UB). O MP não encontrou indícios de crime contra o político. O ex-deputado estadual Ricardo Alba, também do União Brasil, denunciou o colega na Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico. Outro processo com o mesmo objeto também foi aberto após denúncia do ex-deputado federal Coronel Armando (PL). O MP eleitoral pediu o arquivamento dos dois inquéritos por não ter encontrado razão para a continuação da investigação. As questões já haviam sido solucionadas no processo de prestação de contas, e constatados apenas erros materiais. O julgamento está marcado para hoje.

Cassação

Será pautada amanhã na Câmara de Vereadores de Florianópolis a votação do processo de cassação contra o vereador Maikon Costa (PL). Conforme adiantei ontem, já tem 17 votos pela cassação. O mínimo necessário é 16. A expectativa é o que Maikon levará à tribuna, já que terá duas horas para se defender. A sessão promete ser tensa.

Chamou atenção

Duas coisas me chamaram a atenção nesse processo de cassação do vereador de Florianópolis, Maikon Costa (PL). Primeiro que o seu partido e nem mesmo o governador Jorginho Mello (PL) se movimentaram para evitar a cassação. Segundo, que a bancada de oposição da Câmara de Vereadores está em cima do muro. Será que votarão contra ou a favor?

A vice de Egídio?

O prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (PL) voltou a trabalhar para colocar na chapa majoritária no município a sua vice, Maria Regina Soar (PSDB). Nas próximas semanas deve ocorrer um movimento para Maria se filiar ao MDB, partido ao qual o seu marido é filiado e dirigente. Com a filiação, ela seria a escolhida para ser a vice do deputado estadual Egídio Ferrari, que será o nome dos liberais na disputa à Prefeitura de Blumenau.

Pegou mal

A ex-prefeita de São José e atual conselheira da Casan, Adeliana Dal Pont, tentou agradar o bolsonarismo, mas não deu certo. O histórico de apoio a Dilma Rousseff do PT e o fato de nunca ter declarado voto em Jair Bolsonaro mostram a necessidade de Adeliana buscar auxílio em sua estratégia, já que a deste domingo não funcionou.

Colunista do SCemPauta lança livro

Thiago de Miranda Coutinho, que assina coluna no SCemPauta desde 2021, lança seu primeiro livro hoje às 18h no hall do Palácio Barriga Verde (Alesc). Intitulada “A Difusão da Informação sob a ótica da atividade de Inteligência; Segurança Pública, Imprensa e Direito” (Editora Habitus), a obra faz análises sobre a divulgação controlada de dados – de modo a promover ações de Inteligência e Contrainteligência intrínsecas às respectivas áreas abordadas –, traz diversos estudos de caso ilustrados e, por fim, reflete sobre as consequências dessas ações para a persecução penal. Miranda Coutinho é graduado em Jornalismo e Direito, Especialista em Inteligência Criminal e coautor de outros 3 livros.