...
Estener Soratto Júnior Filipe Mello Jorginho Mello

Soratto deixará o governo no final de semana e abre espaço para Filipe

Estêner Soratto Júnior deixa o comando da Casa Civil depois de amanhã, dia 31. Ele assumirá o seu mandato na Assembleia Legislativa e irá se preparar para a disputa da Prefeitura de Tubarão. No decorrer da próxima semana, Filipe Mello, advogado, filho do governador Jorginho Mello (PL), deve ser anunciado como o novo chefe da Casa Civil.

Segundo uma fonte do governo, a decisão estaria batida, mesmo com algumas resistências dentro do Centro Administrativo. Entre os argumentos, está o de que Mello é indemissível, ou seja, uma vez secretário, só deixará o cargo se ele quiser, pois Jorginho não terá forças para tirá-lo. Além disso, ele se tornaria um alvo direto por ser o filho do governador. (segue após o anúncio)

Por outro lado, quase a unanimidade dos deputados estaduais entendem que Filipe Mello na Casa Civil é a garantia de que tudo o que for acordado com ele será cumprido, sem a necessidade de aguardar uma consulta ao governador. “Jorginho não terá força para dizer não ao Filipe. Tudo o que ele acertar, terá que ser cumprido”, afirmou um deputado.

Fontes ligadas ao governo me disseram que Jorginho já estaria decidido a nomear o filho. Aliás, vale lembrar que Filipe já é uma espécie de eminência parda, já que tem amplos poderes, inclusive, para tomar decisões, a exemplo de quem fica e sai do governo. Mesmo com algumas pressões, o governador estaria convencido de que Filipe ajudará a melhorar a relação com a Assembleia Legislativa.