Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O União Brasil de Santa Catarina, desde ontem à noite, deixou de ter comissão provisória e passou a ter um diretório. Em uma convenção que reuniu quase todas as principais lideranças do partido, ficou definido que o deputado federal Fábio Schiochet será o presidente nos próximos quatro anos. O ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, é o primeiro vice-presidente.

O deputado estadual Sérgio Guimarães ficou como o segundo vice, enquanto o também deputado Marcos da Rosa será o terceiro vice. O deputado Jair Miotto é membro e líder da bancada na Assembleia Legislativa. Ainda, Emerson Tizzoni é o secretário-geral e o tesoureiro será Joel Passos. A pergunta que não foi respondida é se Loureiro sabia da reunião.

Um dos motivos para a troca de comissão provisória para diretório estadual do União Brasil é que o deputado federal Fábio Schiochet deve ser o vice na chapa de Antônio Rueda, que é o provável próximo presidente nacional do partido. A informação é que o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que está na Austrália, não voltará para a presidência aqui no estado. Todos os delegados do UB votaram. Schiochet anunciou que a meta é eleger 30 prefeitos e 300 vereadores.

Comando municipal

Ontem, ouvi de lideranças que o PSD catarinense está agindo politicamente e tecnicamente, e que esse é o segredo do sucesso. Além da análise política, o partido está fazendo uma avaliação de desempenho das executivas municipais de acordo com as últimas eleições. O presidente da sigla, Eron Giordani, garante que nenhuma comissão provisória municipal nos 277 municípios onde o partido está presente terá seu mandato renovado automaticamente a partir de 31 de março de 2024. Nessa data, encerrarão os atuais mandatos das executivas. A informação é que caso a caso será analisado e discutido com profundidade. “É dessa maneira que o partido vai se fortalecer e se renovar para as eleições de 2024”, garante Giordani.

Obra parada

A obra da nova UTI do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres de Lages está totalmente paralisada. A informação é que os recursos terminaram, e o hospital está no aguardo de um aditivo. Uma fonte ligada ao hospital me disse que todas as documentações e medições estão em dia. Porém, o pedido segue em análise. O servidor Flávio Medeiros, da Gerência de Convênios, ao ser questionado pelo hospital, respondeu no dia 30 de outubro passado que o processo foi encaminhado para análise e parecer das solicitações.

Militares X Iprev

O controle do Sistema de Proteção Social dos Militares está azedando a relação dos policiais e bombeiros com o Governo do Estado. O motivo é o projeto que terá que passar pela Assembleia Legislativa, que definirá a gestão do sistema. Uma Lei Federal estabelece que as instituições militares sejam as responsáveis pela gestão. No entanto, o Instituto da Previdência do Estado não deverá ceder. O motivo é a necessidade do Iprev de aumentar o seu orçamento. A ideia é criar uma taxa de administração sobre um percentual dos recursos obtidos em um fundo. A informação é que internamente no governo a vantagem é do Iprev, que deverá prevalecer sobre o que pedem os comandantes.

Hildebrandt no PL

Uma liderança de Blumenau me disse ontem que, de fato, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) está em conversas adiantadas com o governador Jorginho Mello (PL) para ingressar no governo e possivelmente no Partido Liberal. A ideia de Hildebrandt é ingressar no executivo estadual após o fim de sua gestão. Quem também tem participado das conversas é Filippe Mello, que assumirá a Casa Civil no lugar de Estêner Soratto Júnior.

Adesão ao projeto

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), se pretende entrar no governo de Jorginho Mello (PL) em 2025, terá que aderir ao projeto do partido nas eleições municipais. O interessante é que o nome da atual secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, é visto com cautela pelo grupo de Hildebrandt, que acredita que ela terá dificuldade de cativar o eleitorado mais bolsonarista. A questão é que os liberais começaram a se empolgar com a secretária e, se decidirem que ela será a candidata, o atual prefeito terá que aderir.

Vice de Tramontin

A exemplo de Joinville, em Blumenau, Novo e PSD devem andar juntos na eleição do próximo ano. O candidato a prefeito será o ex-promotor Odair Tramontin (Novo), tendo possivelmente como vice Denise dos Santos (PSD), suplente do senador Esperidião Amin (Progressistas) e esposa do deputado federal Ismael dos Santos (PSD). O União Brasil também deverá compor.

PT de Itajaí

O PT de Itajaí vai apostar no advogado João Paulo Bastos para a disputa à Prefeitura. De origem Brizolista, Bastos passou pelo Progressistas e agora se filia ao Partido dos Trabalhadores. Lideranças petistas entendem que é possível largar com os 25% dos votos feitos pelo presidente Lula (PT) em Itajaí, na eleição nacional. Para aumentar esse percentual, a aposta é na união dos partidos de esquerda.

Fórum parlamentar

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) foi eleito para coordenar o Fórum Parlamentar Catarinense no próximo ano. A decisão foi anunciada ontem, em reunião na Câmara dos Deputados. Atualmente, a deputada federal Caroline de Toni (PL) é quem coordena o fórum.

Viagem adiada

O governador Jorginho Mello (PL) adiou, pela segunda vez, a viagem que fará aos Emirados Árabes e ao Bahrein. A nova data estava marcada para o final deste mês, mas ontem o governo informou que ficará para fevereiro. Na viagem ao Oriente Médio, será a vez do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), assumir o Governo do Estado.

Fusão aprovada

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, ontem, por unanimidade, a fusão do PTB com o Patriota. Desse casamento, nasce o Partido da Renovação Democrática (PRD). O número será o 25.

Denúncia arquivada

A briga familiar dos donos da Construtora Pasqualotto teve um fim, pelo menos na justiça. O judiciário federal arquivou a denúncia de supostos prejuízos financeiros e de caixa 2 feitos por Lindomar Pasqualotto contra o próprio filho, Alcino Pasqualotto, que chegou a ser afastado da direção da empresa. A Pasqualotto é responsável pela construção de um prédio que teve um dos apartamentos adquiridos pelo jogador Neymar.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta