Lideranças estaduais do PSD e do Novo assinaram hoje, em Joinville, uma carta de compromisso entre os partidos. O encontro ocorreu no restaurante Santa Mistura. Os pessedistas vão apoiar a reeleição do prefeito Adriano Silva (Novo), que repetirá a chapa com a atual vice, Rejane Gambin (Novo).

Lideranças do Novo disseram entender a importância de se coligar com o PSD, que tem apresentado um grande crescimento no estado. Já os líderes pessedistas avaliam que o partido ocupa um importante espaço no maior colégio eleitoral junto ao Novo.

Na carta de compromisso assinada, o Novo ressalta suas bandeiras tradicionais, como liberdade econômica, redução de gastos e cargos públicos ocupados por técnicos.

O evento contou com nomes de peso das duas legendas. Pelo PSD, o presidente estadual Eron Giordani, o prefeito de Chapecó João Rodrigues e os deputados estaduais Júlio Garcia e Napoleão Bernardes. Pelo Novo, o presidente nacional, Eduardo Ribeiro, o presidente estadual, Khalil Zattar, e Odair Tramontin, que disputou as últimas eleições para governador e vai mais uma vez disputar a Prefeitura de Blumenau.

O fato é que o casamento do Novo com o PSD não é apenas para as eleições municipais. O movimento já agita os bastidores de 2026.