Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Os movimentos para a abertura de uma CPI para investigar o rompimento do reservatório, que deixou um rastro de destruição no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, devem avançar nos próximos dias. O pedido de abertura, conforme informei na semana passada, foi protocolado pelo deputado Marcos Abreu, o Marquito (PSOL). O deputado Marcos Vieira (PSDB) também tem se manifestado a favor, e outros parlamentares começam a se juntar à causa. Vale afirmar que se trata de um assunto de interesse estadual.

Quanto à falta de clima para a abertura de uma CPI, a ideia não é compartilhada por boa parte dos deputados com quem conversei. Há uma preocupação com possíveis novos episódios em outras regiões do estado, por isso, acreditam que o debate que a comissão provocará servirá, além de apontar as responsabilidades, para também provocar a companhia a realizar uma inspeção em todos os reservatórios.

Quem também deve apurar as responsabilidades é o Ministério Público, e um movimento do Tribunal de Contas do Estado também é esperado. Vale lembrar que a construção do reservatório foi realizada no governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos), mas o alerta sobre problemas no reservatório foi feito neste ano pela Defesa Civil de Florianópolis para a Casan. Em suma, tanto a gestão passada quanto a atual da companhia terão muito a explicar sobre a construção e manutenção de um reservatório que por pouco não provocou uma tragédia ainda maior.

Em tempo, Jorginho Mello determinou uma inspeção no reservatório de Florianópolis e, pelo visto, não está muito preocupado com a possível abertura de uma CPI. A Casan tem aproximadamente 1.030 reservatórios instalados pelo estado. Ao todo, 483 são de concreto, material do reservatório rompido na madrugada do dia 6.

Tragédia maior

Técnicos afirmam que, apesar dos estragos, foi por sorte que o problema no reservatório aconteceu na parte da frente. Caso tivesse ocorrido na parte de trás, eles entendem que a tragédia seria ainda maior, com muito mais destruição e com mortes devido à proximidade das residências.

Fiscalização

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), reassumiu o comando do município no sábado, assim que chegou da Coreia do Sul. Em seu primeiro ato, já assinou um decreto criando uma comissão técnica para verificar todos os reservatórios localizados na capital.

Maturidade

No governo de Topázio Neto (PSD), a palavra utilizada em relação ao presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, João Cobalchini (UB), é maturidade. O problema no reservatório da Casan ocorreu com Cobalchini na condição de prefeito interino. Ele foi logo cedo para o local e ficou trabalhando com a equipe da prefeitura. No retorno de Topázio, entendeu que teria que entregar o cargo de volta antes do prazo combinado, o que fez sem nenhum problema e se colocando à disposição para ajudar.

Dedicação

É preciso destacar o esforço dos servidores da Prefeitura de Florianópolis para ajudar os moradores do bairro Monte Cristo. O secretário de Segurança, coronel Araújo Gomes, foi um dos primeiros a chegar. Todos os setores se deslocaram ao local para tentar amenizar a dor das pessoas atingidas. Vale destacar, também, a atuação do Governo do Estado. O governador Jorginho Mello (PL) esteve no local, acompanhado do presidente da Casan, Edson Moritz, e demais secretários para entender o problema e dar um retorno aos moradores.

CPI das Americanas

A CPI das Lojas Americanas encerra seus trabalhos na próxima semana, quando será votado o relatório do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Criada para apurar as denúncias de possíveis fraudes nos balanços de uma das maiores redes de varejo do país, que levaram a um prejuízo de mais de R$ 20 bilhões aos acionistas, a comissão se deparou com “um dos maiores escândalos contábeis já vivenciados em nosso cenário corporativo”, como aponta Chiodini em seu relatório. O deputado catarinense cumpriu um importante papel ao sugerir mudanças significativas na legislação, mas ficou aquele sentimento de que a CPI poderia ter apontado as responsabilidades.

Colaboração

O deputado federal Carlos Chiodini, no comando da CPI das Americanas, destacou que as investigações criminais e fiscais continuam. Ele também não levou os donos da empresa ao Congresso. Chiodini preferiu focar no legado. Seu relatório sugere quatro alterações importantes na legislação que rege as relações nas sociedades anônimas. E é exatamente por isso que o relatório vem sendo elogiado no mundo empresarial. A mais impactante prevê a responsabilidade civil contra o administrador de sociedade anônima, com ação de reparação de danos contra acionistas controladores e auditores independentes, incluindo a devolução de bônus e outras vantagens obtidas pelo desempenho, quando houver fraude contábil comprovada.

O plano de Aécio

Neste fim de semana, o deputado federal por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), almoçou na casa do deputado estadual e presidente dos tucanos em Santa Catarina, Marcos Vieira. Aécio, que mora em Florianópolis com a família, quer intensificar o discurso antipetista e diz que vai trabalhar para fazer o partido voltar a ser protagonista em nível nacional. Em Santa Catarina, diz que quer ajudar a barrar o assédio de outras siglas às lideranças tucanas.

Cenário errado?

É ruim para a política nacional ver um partido como o PSDB, um dos mais importantes da história do Brasil, passar por um momento de tamanha fragilidade política. O pior é que suas lideranças parecem não entender que partidos como o PSDB e MDB devem fugir da polarização nacional, escolhendo o caminho do meio. Os emedebistas, pelo menos, fora de Santa Catarina, já entenderam isso e lançaram uma campanha em que se posicionam como “centro”, mas os tucanos seguem tentando jogar uma partida à qual já perderam. Não serão vistos pela direita que os enxerga como membros da velha política e como um partido de esquerda como uma opção. Se rivalizarem com o PT, correm um sério risco de parar no isolamento.

Crítica à Crítica

Uma postagem do ex-vereador de Florianópolis, Thiago Silva, gerou incômodo em integrantes do Governo do Estado. Uma fonte ligada ao governo me disse que Silva voltou a aparecer nas redes com maior frequência para criticar a manutenção da Casan em Florianópolis. “Ocorre que até o ano passado, Thiago foi conselheiro da Aresc, agência que fiscaliza a Casan, durante o episódio de vazamento de esgoto na Lagoa da Conceição”, disse, não escondendo irritação e questionando se o ex-vereador fiscalizou a obra.

Convocações

A comissão criada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis para acompanhar os impactos causados pelo problema no reservatório da Casan no bairro Monte Cristo, analisa a possibilidade de convocação dos membros da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), tanto os membros da época da construção do reservatório quanto os atuais.

Aniversário e Política

Entre as lideranças políticas locais, regionais e estaduais que prestigiaram o aniversário do ex-senador e ex-governador Leonel Pavan, durante o feriado do dia 7 de setembro, no Hotel Fazenda Caetés, em Camboriú, estava o deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Pavan, que já anunciou desfiliação do PSDB, assinará oficialmente a ficha no PSD no próximo dia 22 em ato político previsto para acontecer também em Camboriú, onde já se anunciou pré-candidato a prefeito, depois de administrar por três vezes a vizinha Balneário Camboriú.

Homenagem a Bolsonaro

“Como sempre posso contar com a transparência e com o compromisso com a verdade desta página que tão bem informa o cidadão catarinense. Aos fatos sobre a indicação de comenda ao presidente Jair Bolsonaro, posso afirmar que a fonte, que lhe passou a informação, mentiu com a intenção deliberada de esconder a verdade que é a seguinte. Houve sim pressão por parte de outros deputados (de outras siglas partidárias), que afirmaram que tal comenda iria, sem dúvidas, apagar ou ofuscar os demais agraciados do dia. Sendo assim, a “inveja” ou “ciúmes” citada pela fonte é externa e não interna” – Deputado estadual Sargento Lima (PL).

CPI em Blumenau

O presidente da Câmara de Blumenau, vereador Almir Vieira, solicitou a presença de todos os vereadores em seu gabinete. Ele justificou que era necessário abrir uma CPI do Samae, para investigar supostos superfaturamentos nos serviços de roçadas e limpeza. Integrantes do Samae e empresários foram alvos de operação na semana passada.

Escritora catarinense

A escritora Ana Kelly Brustolin participou da Bienal Internacional do Livro Rio/2023 para divulgar o estado de Santa Catarina. Ela atua como professora, colunista, poetisa, revisora de textos e palestrante. A paixão pelas palavras iniciou cedo. A escritora gosta de ouvir e contar histórias desde criança. Ana publicou livros técnicos e sua primeira obra literária “Cenas de quarentena” em 2022, após a pandemia do coronavírus. Sua última obra “Cidade amiga: memórias abriga!” conta, em forma de versos, a respeito da vida da família do galo Zé e da galinha Margarida, que moram numa chácara em uma cidade muito especial, a Cidade Amiga.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta