Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Avança na Alesc a proposta do deputado estadual Ivan Naatz (PL), que propõe a mudança do hino de Santa Catarina. A mesa diretora autorizou a tramitação e o cronograma da matéria, que tem como meta concluir os trabalhos em 30 meses. Os próximos passos, pela ordem, serão a realização de uma audiência pública para tratar do tema, já marcada para o próximo dia 15 de agosto, a partir das 9h, na Alesc. Também será instalada uma comissão especial de trabalho e, após, comunicação oficial ao Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Fundação Catarinense de Cultura sobre a possibilidade de realização de consulta pública via plebiscito convencional ou eletrônico.

Após essa primeira etapa, está previsto o anúncio do concurso para escolha da nova letra e música do hino, a homologação do resultado do concurso e encaminhamento da redação final do projeto de lei, para análise das comissões permanentes da Alesc e votação em plenário. Naatz aponta que o hino atual, adotado pela lei estadual em 1895, é desconhecido pela maioria da população, não retrata os valores cívicos e a história catarinense e, por isso, defende que a letra do novo hino aborde, obrigatoriamente, temas como o potencial turístico, histórico, econômico e cultural do Estado, além da geografia e das belezas naturais das diversas regiões.

Entre os convidados para a audiência pública, estão os músicos André Felipe Carpes, organista da Catedral Metropolitana da Capital, e Luiz Zago, pianista, compositor e diretor musical, integrante da Academia Catarinense de Letras e Artes, que já manifestaram apoio ao debate para possível mudança do hino catarinense.

Bolsonaro em SC

No próximo sábado acontecerá o encontro do PL Mulher no Stage Musik Park, em Jurerê. Com a condução da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro, o evento promete reunir filiadas e simpatizantes de boa parte do estado. A expectativa é grande, uma vez que o ex-presidente Jair Bolsonaro acompanhará Michele durante sua visita ao estado. Apesar disso, até o momento, não há confirmação de sua participação no evento. A programação contará com palestras, a partir das 10h.

Encontro com lideranças

Durante sua visita ao estado no próximo sábado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terá um almoço com o governador Jorginho Mello (PL) na Casa D’Agronômica. Parlamentares do PL também estarão presentes. A visita de Bolsonaro ao estado é vista pelos liberais como uma oportunidade de discussão da estratégia pensando no próximo ano.

Perícias do INSS simplificadas

O INSS anunciou, por meio de portaria, que vai voltar a conceder auxílio-doença sem a necessidade de realização de perícia médica federal. A concessão será feita por meio de análise documental, que inclui o envio de atestado médico pelo aplicativo “Meu INSS” ou, ainda, fazendo contato pela central telefônica 135. O deputado federal Jorge Goetten (PL) desde março discutia com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o problema ocasionado pelas filas. Goetten é autor de um projeto que estipula os prazos para a realização da perícia. A matéria segue em tramitação.

Candidato em Brusque

O ex-prefeito Paulo Eccel foi confirmado em convenção realizada ontem, como o candidato à Prefeitura de Brusque na eleição suplementar que acontecerá no dia 3 de setembro. O evento contou com a participação de grandes lideranças, como o presidente do Sebrae, Décio Lima, e os deputados federais, Ana Paula Lima e Pedro Uczai. Dida Mafra (PSDB) é a candidata a vice.

Mais um prefeito

O partido Novo ganhou mais um prefeito nesse final de semana. Arão Josino de Ascurra, assinou ficha e se torna o segundo prefeito do partido. Em 2020, Adriano Silva se elegeu em Joinville, sendo o primeiro prefeito eleito pelo Novo no Brasil.

Qualidade da água

Na coluna de quinta-feira passada escrevi que o tratamento da água na Penitenciária de Chapecó foi reduzido a apenas um período, ocorrendo das 7h às 19h. Essa situação pode ter colaborado para um surto de vômito e diarreia entre os presos. A SAP enviou a seguinte nota sobre o assunto: “De acordo com informações da Superintendência Regional Oeste ocorreram problemas de saúde entre alguns apenados (diarreia e vômito) entre os dias 13 e 17 de maio na Penitenciária Agrícola de Chapecó, ao qual houve todo o atendimento feito pelo setor de saúde da unidade, sem necessidade de encaminhamento externo, tão logo a condição foi controlada, foram feitas todas as notificações necessárias à Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica do município. Após o incidente, uma inspeção abrangente em toda a unidade foi realizada pela Vigilância Sanitária, incluindo análises da água, e foi constatado que não havia qualquer irregularidade. Posteriormente, uma empresa terceirizada foi contratada para realizar a coleta e análise da água em diversos pontos da unidade. Os resultados destas análises também concluíram que a água consumida pelos internos e servidores públicos é potável. Considerando tudo isso, em meio à vinculação das notícias que dão conta de problemas atuais, o episódio aconteceu em meados do mês de maio, sendo notificado e atendido por todos os órgãos sanitários pertinentes, e todas as medidas solicitadas por tais órgãos foram prontamente atendidas” – Assessoria de Comunicação da SAP

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta