Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Tem sido falado nos bastidores que o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, após a aprovação do programa Universidade Gratuita, que ocorreu na semana passada, poderia deixar o governo para voltar a atuar na Acafe. Questionei o secretário em um breve encontro que tivemos na Assembleia Legislativa. Cimadon me disse que a informação não procede e que ele deseja ficar o tempo que o governador Jorginho Mello (PL) quiser mantê-lo no cargo.
O secretário foi além ao destacar que tem muitos projetos para a Educação do estado. Chamou a atenção a contundência de Aristides Cimadon ao dizer que o ensino médio precisa de uma sacudida, pois, segundo ele, o ensino é muito ruim. Perguntei em quais pontos o secretário considera ruim, e a resposta foi direta: “em tudo”. Cimadon não poupou nem mesmo os professores ao definir como ruim a qualidade das escolas e dos próprios educadores.
Para o secretário, os itinerários formativos do novo ensino médio foram bem ajustados. Ele adiantou que a intenção é dar a oportunidade aos alunos para que façam cursos profissionalizantes de micro ou médias certificações. Também promete criar um sistema de avaliação de professores, alunos e gestão pública no setor, criando um ranking para premiar quem atingir os índices a serem estabelecidos.
Quanto à reclamação dos professores em relação aos salários, Aristides Cimadon me disse que a questão da descompactação salarial acontecerá, não neste ano, já que, segundo ele, o governo passa por algumas dificuldades por ser o primeiro ano, mas acredita que no próximo ano letivo será possível chegar a um acordo com a categoria. Por enquanto, ele me disse que tem disponibilizado aos educadores a possibilidade de se capacitar.
Escola Mais Segura: A solução
O Governo do Estado encontrou uma solução para conseguir implementar o programa Escola Mais Segura em todas as unidades estaduais de ensino. De acordo com informações do Comando Geral, policiais militares de folga poderão ser escalados para trabalhar nas escolas como forma de complementar a renda. A medida é importante frente à falta de adesão dos policiais da reserva, que estão impacientes com o governo e se dizem esquecidos. Ainda não há data para o início do aproveitamento dos policiais da ativa.
Blasi no STJ

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, está em movimentação para se tornar o próximo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Lideranças catarinenses estão se articulando e defendem que a vaga pertence ao estado, uma vez que era ocupada pelo ministro Jorge Mussi, que se aposentou antes do tempo. A nomeação de Blasi para o STJ seria uma conquista importante para Santa Catarina, fortalecendo a representatividade do estado na mais alta corte do país. Resta aguardar os desdobramentos dessa articulação política, que promete movimentar o cenário jurídico nacional.
Vaga no TJ
Com a saída, ainda sem uma data certa, de João Henrique Blasi do Tribunal de Justiça, especula-se nos bastidores que seu cargo será preenchido por meio de uma indicação da Assembleia Legislativa, amplamente discutida e alinhada em um possível acordo. A abertura dessa vaga gera expectativas. Aguarda-se o desenrolar dessa situação para saber como será feito o preenchimento desse cargo no judiciário catarinense.
Disputa em Blumenau

O deputado estadual Ivan Naatz, presidente do PL em Blumenau, tem trabalhado no sentido de indicar a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Luerdes, como candidata a prefeita pelo partido. Luerdes é considerada uma opção interessante e conta com a simpatia da população. Caso tenha êxito, Naatz eliminará uma das escassas opções do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que enfrenta um cenário cada vez mais desafiador para sua sucessão. Curiosamente, o prefeito convidou Naatz para acompanhá-lo em uma viagem à Alemanha. Será que Hildebrandt aproveitará a oportunidade de uma conversa regada a uma boa cerveja alemã, para tentar convencer Naatz a construir um projeto em conjunto?