Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Tem sido falado nos bastidores que o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, após a aprovação do programa Universidade Gratuita, que ocorreu na semana passada, poderia deixar o governo para voltar a atuar na Acafe. Questionei o secretário em um breve encontro que tivemos na Assembleia Legislativa. Cimadon me disse que a informação não procede e que ele deseja ficar o tempo que o governador Jorginho Mello (PL) quiser mantê-lo no cargo.

O secretário foi além ao destacar que tem muitos projetos para a Educação do estado. Chamou a atenção a contundência de Aristides Cimadon ao dizer que o ensino médio precisa de uma sacudida, pois, segundo ele, o ensino é muito ruim. Perguntei em quais pontos o secretário considera ruim, e a resposta foi direta: “em tudo”. Cimadon não poupou nem mesmo os professores ao definir como ruim a qualidade das escolas e dos próprios educadores.

Para o secretário, os itinerários formativos do novo ensino médio foram bem ajustados. Ele adiantou que a intenção é dar a oportunidade aos alunos para que façam cursos profissionalizantes de micro ou médias certificações. Também promete criar um sistema de avaliação de professores, alunos e gestão pública no setor, criando um ranking para premiar quem atingir os índices a serem estabelecidos.

Quanto à reclamação dos professores em relação aos salários, Aristides Cimadon me disse que a questão da descompactação salarial acontecerá, não neste ano, já que, segundo ele, o governo passa por algumas dificuldades por ser o primeiro ano, mas acredita que no próximo ano letivo será possível chegar a um acordo com a categoria. Por enquanto, ele me disse que tem disponibilizado aos educadores a possibilidade de se capacitar.

Escola Mais Segura: A solução

O Governo do Estado encontrou uma solução para conseguir implementar o programa Escola Mais Segura em todas as unidades estaduais de ensino. De acordo com informações do Comando Geral, policiais militares de folga poderão ser escalados para trabalhar nas escolas como forma de complementar a renda. A medida é importante frente à falta de adesão dos policiais da reserva, que estão impacientes com o governo e se dizem esquecidos. Ainda não há data para o início do aproveitamento dos policiais da ativa.

Blasi no STJ

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, está em movimentação para se tornar o próximo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Lideranças catarinenses estão se articulando e defendem que a vaga pertence ao estado, uma vez que era ocupada pelo ministro Jorge Mussi, que se aposentou antes do tempo. A nomeação de Blasi para o STJ seria uma conquista importante para Santa Catarina, fortalecendo a representatividade do estado na mais alta corte do país. Resta aguardar os desdobramentos dessa articulação política, que promete movimentar o cenário jurídico nacional.

Vaga no TJ

Com a saída, ainda sem uma data certa, de João Henrique Blasi do Tribunal de Justiça, especula-se nos bastidores que seu cargo será preenchido por meio de uma indicação da Assembleia Legislativa, amplamente discutida e alinhada em um possível acordo. A abertura dessa vaga gera expectativas. Aguarda-se o desenrolar dessa situação para saber como será feito o preenchimento desse cargo no judiciário catarinense.

Disputa em Blumenau

O deputado estadual Ivan Naatz, presidente do PL em Blumenau, tem trabalhado no sentido de indicar a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Luerdes, como candidata a prefeita pelo partido. Luerdes é considerada uma opção interessante e conta com a simpatia da população. Caso tenha êxito, Naatz eliminará uma das escassas opções do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que enfrenta um cenário cada vez mais desafiador para sua sucessão. Curiosamente, o prefeito convidou Naatz para acompanhá-lo em uma viagem à Alemanha. Será que Hildebrandt aproveitará a oportunidade de uma conversa regada a uma boa cerveja alemã, para tentar convencer Naatz a construir um projeto em conjunto?

Sinal amarelo

O sinal amarelo acendeu definitivamente para o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), que tem se mostrado não muito hábil na construção de candidaturas. Isso ficou claro quando o braço direito de Hildebrandt, André Espezim, fracassou na eleição para deputado. Se tivesse sido eleito, ele seria o nome para a sucessão do atual prefeito. Como Espezim não se mostrou forte nas urnas, sobra para a vice Maria Regina Soar (PSDB), que não decola. Patrícia Luerdes chegou a aparecer como uma possibilidade viável, porém, o PL cruzou o caminho, deixando Hildebrandt sem muitas possibilidades. Se Patrícia for, tanto ela quanto Ivan Naatz, disputarão com a bênção do governador Jorginho Mello (PL).

Encontro do MDB

Os emedebistas catarinenses realizaram um evento em Fraiburgo, no Meio-Oeste. Com a presença do presidente nacional, deputado Baleia Rossi, o partido empossou 36 coordenadores regionais. O que chamou a atenção foi que os discursos foram voltados para a não polarização, o que deixou no ar o possível posicionamento do MDB aqui no estado.

Governador em Joinville

O governador Jorginho Mello (PL) cumpre agenda em Joinville hoje. Ele vai acompanhado da vice-governadora Marilisa Boehm (PL). Às 17h, eles participarão da inauguração do Radar Meteorológico do Litoral Norte. Já às 19h, acompanharão a abertura do 40º Festival de Dança, que será realizado no Centreventos Cau Hansen.

PDT terá candidato

O PDT de Balneário Camboriú tem como pré-candidato a prefeito o advogado e servidor público Allan Schroeder. O partido tem um projeto chamado “CIEP hoje, não amanhã”. Para quem não conhece, os Centros Integrados de Educação Pública, popularmente apelidados de Brizolões, nasceram nos anos 80 de um projeto do antropólogo Darcy Ribeiro, incentivado pelo então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. Eles ofereciam refeições completas aos seus alunos, além de atendimento médico e odontológico.

Tentando ressurgir

Algumas pessoas próximas ao ex-deputado federal Hélio Costa (PSD) tentaram emplacar que ele disputaria a Prefeitura de São José. A questão foi rechaçada pelas lideranças pessedistas, que apoiarão a busca pela reeleição do prefeito Orvino Ávila (PSD). Portanto, para disputar o pleito, Costa teria que achar um partido e, segundo, tentar formar às pressas uma base política, coisa que ele não fez durante os seus quatro anos de mandato. Tem quem diga que se Hélio Costa deseja voltar a ter um mandato, que comece por tentar a vereança para reconstruir a carreira.

Infraestrutura

As necessidades de infraestrutura da Grande Florianópolis serão tema de encontro que acontece hoje entre a AEMFLO e a CDL de São José, com o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper. A reunião contará com lideranças empresariais da região na sede das entidades às 18h30. Uma das grandes preocupações das entidades é a SC-281. Segundo o presidente Gilberto Rech, a rodovia é de suma importância para o desenvolvimento da região e para o desafogamento do trânsito, pois inicia em São José, no entroncamento com a BR-101 e passa por São Pedro de Alcântara e Angelina.

Recorde de importações

De janeiro a junho, Santa Catarina importou US$ 5,8 bilhões tendo como principais países parceiros a China, EUA, Chile, Argentina, Índia, Alemanha, México e Coréia do Sul. O valor foi um recorde para o período desde o início da série histórica, iniciada em 1997.  A análise dos dados foi feita pelo Observatório Fiesc. Os setores que mais contribuíram para o valor recorde foram o da indústria automotiva, com pneus de borracha e de borracha sintética, e o de setor de bens de consumo para as famílias, com bens de consumo duráveis, eletrodomésticos, máquinas de lavar roupa e aparelhos telefônicos, entre outros.

Confira os nossos colunistas

Acesse a coluna do Gabriel D’ávila: “O brasileiro e os espaços públicos”

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta