Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O PSD catarinense em seu evento realizado ontem à noite, entregou o que prometeu. Tecnologia e um debate a respeito de temas como redução de impostos, revisão do sistema de contrapartida financeira do Governo Federal, Educação e agronegócio. Inclusive, o partido terá o segmento Agro, conforme anunciou o presidente estadual, Eron Giordani.

Entre os debatedores, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o deputado federal, Antônio Brito, governador do Paraná, Ratinho Júnior, a prefeita de Itapema, Nilza Simas e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. A mediação ficou por conta do deputado estadual, Mário Motta, que lembrou os seus anos de apresentador de noticiário de TV.

Chamou a atenção a participação de lideranças de outros partidos, como o ex-governador, Carlos Moisés da Silva, que preside o Republicanos aqui no estado, o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que comanda o União Brasil, os deputados estaduais, Thiago Zilli (MDB) e Sérgio Motta (Republicanos), e a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), que, segundo alguns discursos, deverá se filiar ao PSD assim que a legislação permitir.

Durante a sua fala, Eron Giordani destacou o crescimento do partido nos últimos anos, mesmo em tempos de polarização. Segundo ele, o PSD se tornou o partido que mais catarinenses governa, sendo quase 2 milhões de pessoas. Ele ainda disse que a partir do evento, estava sendo firmado um compromisso com a população de Santa Catarina, visando as eleições de 2024 e 2026.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacou que a sua decisão de se filiar, se embasou nos projetos para o desenvolvimento do estado e do país. “Não escolhi um partido que vai para a direita, nem tão pouco para a esquerda. Escolhi aquele que vai para a frente. O PSD tem um amanhã, tem um horizonte ”, afirmou.

Por sua vez, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, falou da importância de receber políticos de destaque no Estado, novamente no PSD. “Um sonho não se sonha sozinho. Para se tornar realidade, é preciso estarmos juntos. Começamos nesta noite uma nova era da política catarinense”, anunciou.

Ex-governadores

O evento de ontem do PSD reuniu três ex-governadores. Jorge Bornhausen, Raimundo Colombo e Carlos Moisés da Silva, que é filiado ao Republicanos.

Prefeitos filiados

O PSD também filiou prefeitos e vices no evento de ontem. Assim, o partido assume o comando de mais sete prefeituras, além de nove vice prefeituras. Agora, o partido tem 45 prefeitos e 41 vices, administrando um total 1.950.000 catarinenses. Seis prefeitos assinaram ontem a ficha de filiação. São eles: Paulo Müller, o Paulinho, de Bombinhas; Jorge Luiz Stolf, de Rio dos Cedros; Paulo Camargo, de Matos Costa; Franqui Salvaro, de Siderópolis; João Eduardo Della Justina, o Duduca, de Bocaina do Sul; e Valdemar da Rocha, de Balneário Barra do Sul. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, já havia assinado a ficha.

Vice-prefeitos filiados

Alexandre da Silva, de Bombinhas; Antônio Carlos Machado Júnior, de Canelinha; Joel José Soares, de Ilhota; Doutor Carlos, de Santa Cecília; Jair da Rosa, de Herval D´Oeste; Paulo César, de Monte Castelo; Rogério Medeiros, de Laguna; Ede Zanin, de Ibiam e Leonardo Garcia Heinzen, de São José do Cerrito.

Reencontro

O ex-governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), reencontrou ontem no evento do PSD, dois nomes que foram seus fortes aliados em seu governo e na eleição passada. A deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), e o esposo dela, o prefeito de Bombinhas, Paulo Müller, o Paulinho (PSD).

Disputa em Criciúma

Ao chegar ao evento do PSD, conversei com o secretário municipal de Criciúma, Arleu da Silveira (PSDB). Ele me disse que na janela do próximo ano se filiará ao PSD. Quanto a eleição à Prefeitura de Criciúma, ele respondeu que é o nome preferido do prefeito, Clésio Salvaro, mas que respeita o deputado federal, Ricardo Guidi, que também deseja disputar. Por sua vez, Guidi me disse: “Eu serei o próximo prefeito de Criciúma. Pode anotar”, disse ele.

Recado de Kassab

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em sua fala no evento de ontem, praticamente deu o recado de que o triunvirato do partido em Santa Catarina, é o presidente estadual, Eron Giordani, o deputado estadual, Júlio Garcia e o ex-governador, Jorge Bornhausen. O recado é de que, todos serão ouvidos, mas que todas as decisões terão que passar pelos três.

Presidência da Câmara

Também durante a sua fala, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que não costuma errar, e que o próximo presidente da Câmara dos Deputados, será Antônio Brito, que, sentado na primeira cadeira, agradeceu.

Universidade Gratuita

O deputado estadual, Marcos Vieira (PSDB), que preside a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, recebeu ontem em seu gabinete, a deputada Luciane Carminatti (PT), que preside a Comissão de Educação e, por videoconferência, o deputado Camilo Martins (Podemos), que comanda a Comissão de Constituição e Justiça. Martins não esteve presente por estar em viagem a Portugal. Durante o encontro, eles concluíram que, em razão do grande número de emendas, não teriam condição de apresentar o relatório final no dia de hoje. Pediram um prazo até a próxima segunda-feira, para concluir os trabalhos. Caberá ao presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB), mudar as datas de tramitação.

Tecnologia nos municípios

O governador, Jorginho Mello (PL), em sua fala no Summit Cidades, destacou que a união de prefeitos, com o apoio da Ciasc e da Fecam, levará novas ideias aos municípios. Jorginho também pediu a ajuda do Governo Federal para a aprovação da Reforma Tributária, a qual, segundo ele, soltará o freio de mão do empreendedor brasileiro.

Não gostaram

Os deputados estaduais que participaram da abertura do Summit Cidades, reclamaram que o governador, Jorginho Mello (PL), não os citou durante a sua fala. De acordo com os parlamentares, o governador citou todas as autoridades presentes, menos os estaduais.

Encontro emedebista

Ontem, após palestra do ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, no Summit Cidades 2023, diversas lideranças foram recebidas para participar de um jantar oferecido pelo MDB de Santa Catarina ao ministro. Filho explanou sobre as rodovias federais aqui do estado e confirmou a sua ida hoje, em vistoria que será feito no Contorno Viário. Entre as lideranças presentes no reservado jantar, destaque para o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, que retornou recentemente ao partido. Na foto, o presidente estadual do MDB, o deputado federal Carlos Chiodini, Schlemper, o ministro Renan Filho e o deputado federal Valdir Cobalchini.

Defensoria

A nova turma de defensoras e defensores públicos, começou a semana participando do curso oficial de capacitação na sede da Defensoria Pública do Estado, em Florianópolis. O juiz de Direito de 2º Grau (TJSC) e, atualmente, convocado como Juiz Instrutor no STF, Alexandre Morais da Rosa, ministrou a aula magna com o tema “Gestão estratégica de caso penal”. Ele recebeu as boas-vindas do defensor público-geral do Estado, Renan Soares de Souza.

Porto de Itajaí

O presidente do Sebrae, Décio Lima, a pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu com a comunidade portuária e as autoridades locais, para assumir o compromisso do Governo Federal com a volta imediata da movimentação de contêineres, por meio de uma parceria com o Porto de Santos. A reunião aconteceu na sede do Porto de Itajaí. De acordo com Lima, a parceria com Santos foi a alternativa mais ágil encontrada para retomada das operações em Itajaí. A medida deve ser efetivada em cerca de um mês e, para gerenciar as atividades, o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré (PDT), assumirá a Superintendência do Porto.

Confira os nossos colunistas

Noel Baratieri: STF declara inconstitucional legislação catarinense que autoriza delegação de poder de polícia para bombeiros voluntários.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta