Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Ontem à noite eu conversei com o ex-senador, Dário Berger (PSB), sobre o cenário eleitoral e o seu futuro na política. Ele disse que está analisando a possibilidade de disputar a majoritária e que, poderá ser candidato a prefeito em São José ou Florianópolis.

A escolha de Berger não é fácil, apesar de que, durante a conversa, foi possível perceber alguns sinais e recados. Ele se disse feliz por ver o seu nome circulando, situação que o tem animado. “Isso me faz acreditar que é uma candidatura viável. Quando fui prefeito de Florianópolis dei um show de obras. Em São José foi a mesma coisa”, afirmou.

Quanto ao futuro partido, já que deixará o PSB, o ex-senador admitiu que tem conversado com lideranças do MDB, que o convidaram para retornar ao partido, mas também com o PSDB que também apresentou um convite. “Outros partidos também me convidaram”, disse Dário, sem querer revelar quais.

Apesar de se dizer tranquilo na iniciativa privada, após 28 anos na política, Berger entende que ainda pode colaborar e que, a resposta deverá ser dada em uma pesquisa que fará em São José e Florianópolis, para saber de suas reais condições. Ele me disse que o prazo para tomar uma decisão é o mês de setembro, quando anunciará se disputará e por qual partido.

O questionei sobre um possível embaraço caso opte por disputar em São José, por ser do mesmo grupo político do atual prefeito, Orvino de Ávila (PSD), e do vice Michel Schlemper (MDB). Segundo Dário Berger, essa é uma situação que o faz refletir ainda mais a respeito do cenário, mas entende que todos terão que conversar. “Teremos que conversar se eles querem competir ou vencer. O Michel é o nome mais preparado, hoje, em São José. Mas ele ainda é novo, acho que pode esperar mais uns quatro ou oito anos, antes de ser prefeito. Já o Orvino me dou bem com ele, mas esperava ter recebido o apoio dele para a minha candidatura ao Senado, e isso não aconteceu. São detalhes que o caminho está construindo. É a lei da reciprocidade, mas não adianta eu sair candidato em cima dos meus companheiros e amigos”, afirmou.

Enquanto isso…

Ontem o MDB de São José realizou a sua primeira reunião, após a eleição do vereador, Sanderson de Jesus, para a presidência municipal do partido. Vereadores, demais lideranças, entre as quais, o vice-prefeito, Michel Schlemper, que retornou ao MDB mantendo a mesma força de antes, de sua breve filiação ao PSB. Uma decisão é que o partido seguirá alinhado ao PSD do prefeito, Orvino de Ávila e unido a Schlemper.

Universidade Gratuita

Uma alternativa para o impasse sobre os percentuais que serão destinados às universidades comunitárias e, para as bolsas nas entidades privadas, deve ser apresentada nesta semana. Deve sair da Comissão de Finanças uma proposta de 75% para o Sistema Acafe e, 25% para as privadas. O fato é que 80% a 20% não passará em plenário. Fontes me disseram que o mais provável, é a aprovação de 70% para as comunitárias e 30% para as bolsas nas privadas, porém, um último esforço para um meio-termo poderá ser a solução. Uma fonte ligada a Acafe me disse que, se os deputados realmente fecharem questão nos 70% a 30%, será pedido ao governo que retire a matéria de pauta, ou, em caso de aprovação, a questão será judicializada. Um ponto que as universidades também não concordam, é que as pessoas tenham cinco anos de residência no estado para serem contempladas pela gratuidade. Se isso ocorrer, a continuidade de alunos de outros estados em universidades catarinenses ficará comprometida.

Conversa com a bancada

Hoje o chefe da Casa Civil, Estener Soratto Júnior, o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, além do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, almoçarão com a bancada do PL na Assembleia Legislativa. Chamou a atenção que do próprio partido do governador, Jorginho Mello (PL), saiu o maior número de emendas. A ideia dos secretários é trabalhar a união da bancada em torno do projeto original enviado ao parlamento.

Audiência Pública

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada, Luciane Carminatti (PT), realiza hoje, às 19h, uma audiência pública para que seja debatido o programa Universidade Gratuita. A reunião que será virtual, contará com membros de entidades representativas, além de professores, estudantes, Tribunal de Contas, Ministério Público e o próprio governo. Luciane também fez um convite ao governador, Jorginho Mello (PL). “Ele é o autor da proposta e até agora não se apresentou para construir consenso. Só vemos as partes envolvidas divergindo e com vários questionamentos em aberto”, destacou.

Ficará no Novo

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, negou que tenha recebido um convite do senador, Esperidião Amin, para se filiar ao Progressistas. Segundo Silva, a conversa foi sobre as pautas do município e, também, sobre a possibilidade de uma aliança nas eleições do próximo ano. Silva quer ficar no Novo para a disputa da reeleição.

Desenvolvimento

Será assinado hoje, às 10h, na sede da Fiesc, o Protocolo de Intenção para o Plano de Desenvolvimento Energético da Celesc para a indústria Catarinense. Também serão apresentados os investimentos previstos. O evento contará com a presença do governador Jorginho Mello (PL), do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, do presidente da Companhia, Tarcísio Estefano Rosa, entre outras autoridades.

Drogas

O presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), Fernando Henrique da Silveira, foi um dos palestrantes do “Seminário Estadual Políticas sobre Drogas: Desafios e Oportunidades”, promovido pela Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc. Durante o encontro, Silveira destacou a importância da criação dos conselhos municipais.

Confira os nossos colunistas

Hoje, Thiago de Miranda Coutinho e Noel Baratieri, abordam o tema que estará em pauta, amanhã, para votação no Supremo Tribunal Federal: o “Juiz de Garantias”. Confira:

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta