Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O eleitor e as lideranças políticas e empresariais de Balneário Camboriú, precisam fazer uma profunda reflexão sobre a eleição do próximo ano. É necessário pensar se querem na Câmara de Vereadores, pessoas realmente comprometidas com as pautas locais, ou se querem servir de trampolim para alguém que veio para Santa Catarina, com o objetivo de apenas usar o estado para um projeto que, em nada beneficiará os catarinenses.

Falo de Renan Bolsonaro, possível candidato a vereador, mas esse texto serviria também se fosse com qualquer outro nome, seja de direita, ou da esquerda. E esse alerta é para que o eleitor, ou as lideranças que há anos atuam na causa pública local, seja com mandato, ou na comunidade e nas entidades, entendam que precisam reagir, afim de impedir que algumas pessoas se tornem verdadeiros vendilhões de Balneário Camboriú. E essa é a palavra mais branda, aos que desejam entregar de graça uma das vagas à Câmara Municipal a Renan, um jovem influencer sem a mínima qualificação que, em 2026, pretende tirar uma das 16 vagas para a Câmara dos Deputados destinadas para Santa Catarina, se elegendo por aqui.  

O projeto é muito claro. Renan não pode disputar no Rio de Janeiro, pois Carlos Bolsonaro será candidato à Câmara Federal. Em São Paulo, Eduardo Bolsonaro já é. Então, por qual motivo escolheram Santa Catarina? A ideia de um estado catarinense bolsonarista enche os olhos da família do ex-presidente. Aqui ele viu uma possibilidade de eleger o seu filho 04, garantindo a todos os seus filhos homens, mandatos parlamentares. É projeto de poder.

Portanto, cabe ao eleitor de BC, avaliar se vale a pena trocar o que é importante para o município que é, eleger pessoas que conhecem a realidade local e que trabalharão de verdade, ou eleger alguém sem qualquer comprometimento. Cabe as lideranças, primeiro, as que desejam disputar o pleito, não se deixar usar para completar numericamente a chapa em que Renan disputará, sendo que, terão uma grande desvantagem, inclusive financeira em relação a ele. Se neguem a fazer esse papel. Também cabe às lideranças locais que desejam lançar o tal 04, pensarem se querem mesmo ser os vendilhões da Dubai brasileira, pois, a história nunca os esquecerá e nem os perdoará, por terem trabalhado contra os interesses de Santa Catarina, ao reduzir a nossa representatividade no Congresso Nacional.

Próximo da decisão?

Uma fonte me contou ontem que, o ex-senador, Dário Berger, está inclinado a aceitar uma volta para o MDB. Ele está descontente com o Governo Federal, inclusive, com o seu próprio partido, o PSB. Para a liderança com quem conversei, todo o cenário leva a uma possível filiação de Berger novamente ao MDB. O presidente estadual dos emedebistas, Carlos Chiodini, e o deputado Valdir Cobalchini são grandes entusiastas. Além disso, o ex-senador enxerga no partido a melhor opção para construir um projeto viável. Lideranças ligadas a Berger também pensam em segui-lo, incluindo um de seus fiéis escudeiros, o ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos.

De olho em São José

O ex-senador Dário Berger (PSB) deixou muito claro para o seu grupo político, que disputará a eleição no próximo ano, pois não pode ficar sem mandato. Ele pensa em futuramente voltar ao cenário estadual. Berger ainda não decidiu, mas segue analisando o pleito mais viável para se eleger. Segundo a fonte, hoje a hipótese maior é que o ex-senador dispute a Prefeitura de São José. “Ele vê um cenário com maior viabilidade”, relatou a liderança. Algumas questões como não ter segundo turno e nem debate e programa de TV, o que torna a campanha mais barata, pode pesar na decisão. A ex-prefeita, Adeliana Dal Pont, que estaria muito próxima a se filiar ao Progressistas, aceitaria disputar como vice.

Ex-deputado no pleito?

O ex-deputado estadual, Bruno Souza (Novo), estaria procurando um apartamento em São José. Uma fonte me disse que ele pretende disputar a eleição para a Prefeitura local. Também não está descartada uma mudança de partido.

Progressistas

O Progressistas iniciou uma série de encontros regionais. A ideia é mobilizar o partido para as eleições do próximo ano. O primeiro aconteceu em Blumenau, quando o ex-deputado estadual, Jean Kuhlmann, se filiou. Lideranças como o presidente em exercício, senador Esperidião Amin, o presidente estadual licenciado, Silvio Dreveck, entre outras lideranças, marcaram presença. Eles também estiveram em Jaraguá do Sul. O que chamou a atenção é que o deputado estadual, Vicente Caropreso (PSDB), o futuro diretor do BRDE, João Paulo Kleinübing (União Brasil), o ex-senador Dalírio Beber e o ex-deputado estadual, Gilmar Knaesel, ambos do PSDB, além do representante do deputado estadual Marcos da Rosa (UB), estiveram presente, menos, a bancada estadual do partido.

Crise na SAP

A relação não é nada boa entre o secretário de Estado da Administração Prisional, Edenilson Schelbauer, e o seu adjunto, Neuri Mantelli. Nos bastidores não estão descartadas possíveis mudanças no setor, tanto, que na sexta-feira passada a conversa entre policiais penais é de que Schelbauer poderia pedir para sair. Hoje estaria prevista uma conversa dele com o governador, Jorginho Mello (PL). Uma fonte me disse que o secretário não aceita Neuri como seu adjunto, tanto que, cortou quase todos os acessos e que, teria a intenção de substituir o adjunto, colocando no cargo o diretor do PPP, Léo Feliciano, homem de sua confiança. Resta saber se o governador concordará.

Derrubada de vetos

Os quatro deputados estaduais que representam Blumenau, Ivan Naatz (PL), delegado Egídio Ferrari (PTB), Marcos da Rosa (UB) e Napoleão Bernardes (PSD), trabalharão nas próximas semanas para derrubar os vetos do ex-governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), às emendas orçamentárias. Os valores são para municipalizar o Complexo Esportivo do Sesi, no valor de R$ 30 milhões e para construir um centro operacional da Polícia Civil a um custo de R$ 9 milhões. As mensagens de veto já estão em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc e, no caso dos recursos para municipalização do complexo, que pertence à Fiesc, já teria o parecer do relator, deputado Pepê Collaço (Progressistas), pela manutenção do veto. Naatz (PL) já marcou para o dia 13 de junho próximo, via Comissão de Finanças e Tributação, da qual faz parte, uma audiência pública em Blumenau, para debater o assunto com as lideranças do município.

Honoris Causa

A UCEFF realizou uma cerimônia especial na sexta-feira (19), para conceder o título de Doutor Honoris Causa ao deputado Estadual Mauro De Nadal (MDB), presidente da Assembleia Legislativa. O evento marcou a outorga da maior honraria existente no meio acadêmico, ao reconhecer as contribuições do deputado para o Estado de Santa Catarina. A entrega ocorreu no Clube Imigrantes, em Itapiranga, e contou com a presença de convidados de honra, autoridades políticas e acadêmicas, assim como professores, colaboradores e acadêmicos da UCEFF.

Selo de Acreditação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José, que já foi eleita uma das cinco melhores do país, é a primeira instituição do estado a conquistar o selo da Organização nacional de Acreditação (ONA), entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O selo, que tem validade até 2025, quando precisará passar por uma nova avaliação, foi entregue na semana passada ao prefeito Orvino de Ávila (PSD). “Essa conquista para a nossa UPA mostra os padrões de qualidade e de segurança na assistência prestada na nossa rede municipal de Saúde”, destacou.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta