Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
O governador Jorginho Mello (PL) quer a eleição de pelo menos, 100 prefeitos de seu partido no próximo ano. Para isso será feita uma forte movimentação nas próximas semanas, para tentar filiar lideranças consolidadas e, um dos principais alvos é o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), candidato natural à reeleição.
Um primeiro movimento que deve ser confirmado nos próximos dias, será a troca no comando do PL na capital, que deve passar para o deputado federal, Daniel Freitas. O parlamentar fala sobre o assunto com cautela, pois pretende costurar junto aos atuais integrantes da executiva do partido em Florianópolis, a troca da presidência.
A mudança de Freitas foi o caminho encontrado para evitar atrito com a deputada, Júlia Zanatta, que preside o PL em Criciúma. Ela também já foi escolhida como o nome do partido para disputar a Prefeitura. Além disso, tem o projeto de Freitas que tentará se eleger ao Senado em 2026. Ele fez 22 mil votos na Grande Florianópolis e pretende fortalecer o seu nome nos próximos anos. O parlamentar alugou a mesma casa que era utilizada pelo então senador, Jorginho Mello, na Mauro Ramos, próximo a Assembleia Legislativa, para receber a visita de lideranças. Caso o partido não consiga um nome de peso para disputar na capital, ele se colocou à disposição.
Em Joinville, apesar de nos bastidores aparecer o nome do atual secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, quem tem trabalhado para ser o candidato é o deputado estadual, Sargento Lima. Ele tem o apoio do setor mais bolsonarista. Quem também terá que enfrentar a eleição municipal é o deputado, Carlos Humberto Silva, que é o nome da situação em Balneário Camboriú, conforme já escrevi.
Um detalhe é que o PL vai tentar usar ao máximo a imagem do ex-presidente, Jair Bolsonaro, para tentar eleger o maior número de prefeitos.
PEC dos ACTs
A PEC apresentada pelo deputado estadual, Mauro De Nadal (MDB), que dá estabilidade aos agentes penitenciários contratados em caráter temporário, há mais de cinco anos ininterruptos, promete gerar um grande debate. O governo não viu com bons olhos e a informação é de que a bancada do PL se recusou a subscrever. Alguns deputados liberais acreditam que não passará, mesmo reconhecendo a força de Nadal que é o presidente da Assembleia Legislativa. A alegação dentro do Centro Administrativo é que o judiciário já deu a palavra final na questão dos ACTS. Os policiais penais também se mostraram contrários à proposta.
MDB em BC

Os emedebistas seguem sendo presididos em Balneário Camboriú pelo vereador, Nilson Probst. A recondução de Probst teve a bênção do prefeito, Fabrício Oliveira (PL), que terá o MDB no projeto de eleição do deputado estadual, Carlos Humberto Silva (PL), para a sua sucessão. Vale destacar que os emedebistas já estão no governo de Oliveira, tendo Marcelo Achutti como secretário de Educação e, Magali Ignácio no comando da BC Trânsito. Pelas conversas, o MDB poderá indicar o vice. Estiveram presentes na Convenção o deputado federal Rafael Pezenti e o deputado estadual, Emerson Stein.