Os bastidores das conversas sobre a eleição da Alesc; A reação do bloco de esquerda a Campagnolo; Zé Milton quer espaço na mesa entre outros destaques
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
A informação que divulguei ontem a noite sobre as definições tomadas pelo Partido Liberal, pegou os emedebistas de surpresa. Não pelo já esperado anúncio de apoio à candidatura de Mauro De Nadal (MDB) à Presidência da Assembleia Legislativa, mas, sim, a informação de que a deputada reeleita, Ana Caroline Campagnolo (PL), será indicada para ser a 2ª vice-presidente.
O fato é que Ana ainda sofre uma grande resistência de alguns partidos e, até mesmo dentro do PL. Uma fonte liberal me relatou que ainda ontem à noite, tanto Maurício Eskudlark como Nilso Berlanda, mantinham o interesse na indicação de vice. O fato é que a disputa é grande, o que fez com que Ana ligasse ontem de manhã para o governador, Jorginho Mello (PL), exigindo o cumprimento de um acordo feito no PL, de que o mais votado teria o apoio para ocupar a presidência, ou o cargo de vice da Alesc. Jorginho concordou com a parlamentar que levou a informação aos colegas de partido. Ela também teria ligado para Mauro De Nadal, e bateu o pé nas conversas internas dos liberais que ocorreram durante a tarde.
Em falar em De Nadal, lideranças emedebistas me disseram que ele não entrará, no que definiram como disputas desnecessárias. O entendimento é que caberá ao PL apresentar o nome que, por sua vez, será levado por Mauro ao Grupo dos 26, que poderá aprovar, ou não. Tudo isso acontecerá ainda hoje, já que a eleição à mesa ocorre amanhã.
Os liberais também querem mais um espaço na mesa, porém, deputados do G-26 já descartaram essa possibilidade. O primeiro-vice será Rodrigo Minotto (PDT), enquanto que o segundo-vice poderá ser do PL. A primeira-secretária será a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos); segundo-secretário, Egidio Ferrari (PTB); terceiro-secretário, Marcos da Rosa (UB); enquanto que a quarta-secretaria será de Padre Pedro Baldissera (PT).
Já quanto a vaga nas comissões, o PL tem interesse em comandar a Comissão de Constituição e Justiça, ou de Finanças, que já estariam praticamente definidas para o PSD e o PSDB. “Mas tem outras comissões e isso é possível construir”, me disse um parlamentar.
O fato é que, conforme já escrevi, o PL precisa muito mais de um acordo, do que o próprio Mauro De Nadal. Imagine o partido do governador, que tem a maior bancada, saindo derrotado da eleição para a mesa diretora da Assembleia.
Reação na esquerda
Ontem após eu ter divulgado que a deputada Ana Caroline Campagnolo será a indicada pelo Partido Liberal, para 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa, lideranças da esquerda não reagiram bem. Um deputado do PT me disse que o partido aceita um nome do PL, desde que não seja Campagnolo a quem definiu como uma liderança radical. O presidente estadual do PSOL, Mário Dutra, em uma postagem nas redes sociais informou que falou com o deputado eleito, Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), que se reunirá na manhã de hoje com as bancadas do PT e do PDT. Juntos, os partidos formarão um bloco com seis cadeiras na Alesc. A tendência é que o bloco de esquerda não aceite participar do acordo, se o nome do PL for o de Campagnolo.
Busca da sobrevivência
Sem conseguir viabilizar a candidatura para a presidência da Alesc e, agora, abandonado pelo Partido Liberal que não teve outra escolha a não ser, se unir ao projeto do Grupo dos 26 que tem Mauro De Nadal (MDB) na cabeça, o deputado Zé Milton Scheffer (Progressistas) agora busca construir um espaço de vice-presidente, para, em troca, oferecer apoio a De Nadal. Deputados com quem conversei entendem que o gesto de Scheffer chega tarde demais e que, não será feito nenhum movimento para abrir o espaço de vice. “Se ele conseguir os votos e se viabilizar, poderá ser um dos vices, caso contrário, o tempo de um acordo já passou”, me disse uma liderança emedebista. A mesma fonte me contou que, ainda hoje o Progressistas deve se reunir com Mauro para tentar uma aproximação.
Líder do Governo
O PL indicará o deputado Ivan Naatz, para ser o líder do governo na Assembleia Legislativa. Após abraçar sem sucesso a construção da candidatura de Zé Milton Scheffer (Progressistas), que teve a bênção do governador Jorginho Mello (PL), Naatz soube recuar, enfrentou algumas resistências em seu partido de lideranças que ainda querem manter o apoio a Scheffer, e construiu um entendimento com o MDB que livra os liberais de uma derrota histórica.
Posse na Alesc
Amanhã começa uma nova legislatura no Parlamento catarinense. A Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura, está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis. Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele vai constituir a mesa de autoridades, convidar dois deputados para ajudar na condução da sessão e proclamar o nome dos eleitos. Em seguida, ele tomará o juramento dos parlamentares que, um a um, serão chamados para assinar o termo de posse.
Eleição do presidente
Com todos os deputados empossados, será aberta a sessão preparatória para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, que ficará no cargo por dois anos. A escolha poderá ser em dois turnos, se tiver três ou mais candidatos. As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão. Será eleito o candidato que tiver a maioria simples dos votos válidos. Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e já comanda uma nova sessão preparatória, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa diretora: primeiro e segundo vice-presidentes; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.
Aniversário de Urubici
Urubici completa 66 anos de emancipação política no próximo dia 3. O município tem muito o que comemorar. “Passamos três anos sem poder comemorar com nossa comunidade. Agora, além da comemoração, cada um vai poder apoiar nosso Hospital São José. Estamos buscando, através de muito trabalho, melhorar a vida das pessoas”, disse a prefeita, Mariza Costa. Na programação, acontece desta quinta-feira (02), até o próximo dia 5, o 51º rodeio crioulo interestadual. Na sexta-feira (03) o show nacional será com o artista Gustavo Mioto. O evento ocorrerá no Parque de Exposições Manoel Prá e a entrada é um quilo de alimento não perecível em apoio ao Hospital São José.
Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |