Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

Novas movimentações e personagens no jogo pela Presidência da Assembleia Legislativa. Gelson Merisio, ex-deputado estadual e filiado ao Solidariedade, partido que não atingiu a cláusula de barreira e não terá um deputado se quer na Alesc, passou a dialogar com o governador eleito, Jorginho Mello (PL).

Merisio prometeu em Brasília dar protagonismo ao PT em Santa Catarina, tentando construir uma presidência, ou posição de destaque no parlamento estadual para os petistas, dando em troca uma aproximação de Jorginho com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como tem encontrado dificuldade para a construção de uma presidência para o PT, Merisio promete ajudar na eleição de Zé Milton Scheffer (Progressistas) para a Presidência da Alesc, desde que o próximo presidente seja um dos parlamentares petistas, ou, uma vice-presidência.

A conversa agrada a Jorginho que deseja uma aproximação com Brasília, já que dependerá de recursos federais. Ele aceita fazer um gesto, o qual ainda não ficou claro, mas o fato é que há uma intenção do PL em fazer uma forte aproximação com o PT, oferecendo espaços nas comissões permanentes, sobretudo na Saúde e Educação. Se isso será suficiente para atrair os petistas, ainda não é possível saber.

Uma fonte relatou que o presidente estadual do PT, Décio Lima, teria se encontrado com Jorginho Mello para discutir a eleição na Alesc. Teria sido neste momento que Lima teria autorizado Merisio, a tomar a frente do processo pelos petistas, porém, liguei para o líder do PT que negou qualquer conversa com Jorginho. Segundo Lima, a última vez que falou com o governador eleito, foi logo após o término da eleição para parabenizá-lo. Agora, o que mais chama a atenção, é que a interlocução de Merisio a qual é confirmada por lideranças petistas, começou sem o conhecimento e o aval da bancada.

Resta saber se as alas ideológicas do PL e PT aceitarão pacificamente essa aproximação, já que os dois partidos rivalizaram na eleição federal mais disputada da história, ou se prevalecerá o espírito de corpo na assembleia.

Pedrão: o motivo

Jorginho quer evitar espaço para Pedrão

O nome do deputado estadual, Zé Milton Scheffer (Progressistas), entrou no jogo para presidir a Assembleia Legislativa, por iniciativa do líder do PL, Ivan Naatz. A partir da indicação, o governador eleito, Jorginho Mello (PL), viu uma oportunidade de contemplar o Progressistas dando a presidência da Alesc, garantindo assim, o apoio dos três deputados do partido sem o compromisso de abrir espaço no primeiro escalão do governo. Acontece que o movimento também tem o objetivo de evitar que o ex-vereador de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), assuma, já que é o primeiro suplente. A relação entre Jorginho e Pedrão azedou após a eleição à Prefeitura de Florianópolis em 2020, ou seja, tudo o que Jorginho puder fazer para evitar que Pedrão assuma, será feito.

Visitas institucionais

O governador eleito Jorginho Mello (PL) esteve na Assembleia Legislativa e no Tribunal de Justiça, em suas primeiras visitas institucionais. Em conversa com o presidente do Parlamento, deputado Moacir Sopelsa (MDB), e com líderes de partidos, Jorginho disse que pretende manter um diálogo aberto com a Casa e exercer um mandato harmônico com os poderes constituídos. Jorginho também visitou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi, acompanhado por dezenas de outros desembargadores que integram a Corte Estadual. Neste primeiro contato oficial, Jorginho repetiu o desejo de harmonia entre os poderes. Hoje o governador eleito terá encontro com industriais na Federação das Indústrias (FIESC), em Florianópolis, a partir das 11h. Ele participará da reunião de diretoria da entidade, que também contará com a presença de Blasi.

Senado em pauta

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), teve uma conversa na tarde de ontem com o agora suplente da senadora, Ivete Appel da Silveira (MDB), Beto Martins (PL). Em discussão, a sucessão da cadeira no Senado. Havia a previsão de que o ex-prefeito de Imbituba assumisse no próximo dia 24, porém o regimento interno do Senado impede que Beto assuma por apenas 30 dias. Martins concordou com a possibilidade de assumir eventualmente a cadeira no ano que vem, com a anuência de Ivete, já que ela passará a ser titular da vaga com a posse de Jorginho como governador. Durante a conversa, Martins frisou o respeito que tem pela senadora, destacando que qualquer oportunidade a ele no Senado, caberá a ela decidir.

Antídio nega

O deputado estadual eleito, Antídio Lunelli (MDB), enviou nota sobre a informação que divulguei sobre a vaga na Secretaria de Estado da Infraestrutura. Segue: “Não existe nenhuma conversa para que eu venha integrar a equipe do governador eleito Jorginho Mello, assim como nunca dei declaração a nenhum jornalista sobre o assunto. Assumi um compromisso com os catarinenses, que me deram expressiva votação, para representa-los na Assembleia Legislativa. Estou focado em me preparar para assumir o mandato como deputado estadual e fazer um ótimo trabalho pautando debates e projetos importantes para o desenvolvimento de Santa Catarina e para melhoria da qualidade de vida da nossa população. Cabe ressaltar também que a posição do MDB em relação ao futuro governo será definida pelo partido e não individualmente. Qualquer informação diferente disso é mera especulação e não condiz com a realidade (sic) ”.

Mas, tem um, porém….

Coincidentemente após receber a nota, encontrei o deputado estadual eleito, Antídio Lunelli (MDB), que estava acompanhado do deputado federal reeleito, Carlos Chiodini (MDB). Ele reforçou a negativa de que pediu ao governador eleito, Jorginho Mello (PL), para assumir a Secretaria de Estado da Infraestrutura. Segundo Antídio, a ideia é atuar na Assembleia Legislativa, porém, caso haja um convite, ele disse que estudará a possibilidade. Questionado se não rechaçava a hipótese de assumir uma secretaria, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul disse que não, mas depende do que for proposto. “Se eu puder colaborar com o estado”, disse Antídio, que se mostrou aberto para qualquer possibilidade.

Prêmio Inova +

Ontem foi dia de premiação no Sistema Facisc. Foram reconhecidas as associações mais inovadoras, profissionais, atualizadas e desenvolvidas do ano de 2022. Para Amarildo Niles, diretor de Inovação da entidade, o Inova + é um trabalho árduo, realizado a muitas mãos e contou com a participação de muitas pessoas e instituições. O presidente da Federação, Sérgio Alves, explicou que o objetivo é fortalecer as entidades para incentivar o crescimento do setor empresarial.

A Acis de Sombrio foi a primeira colocada na categoria ACI com até 70 associados.

1º lugar: Associação Empresarial de Sombrio.

2º Lugar: Associação Empresarial de Correia Pinto

3º lugar: Associação Empresarial de Cocal do Sul.

A ACI de Itapoá foi a vencedora da categoria de 71 a 150 associados.

1º lugar Associação Empresarial de  Itapoá.

2º lugar Associação Empresarial de Seara.

3º lugar Associação Empresarial de Mondaí.

Já na categoria de 151 a 300 associados, o norte catarinense levou novamente a premiação com o primeiro lugar para a Associação Empresarial de Garuva.

1º lugar Associação Empresarial de Garuva

2º lugar Associação Empresarial de Içara

3º lugar Associação Empresarial de Araranguá

A categoria de 301 a 600 associados também teve bastante concorrência entre as entidades. A Associação Empresarial de Fraiburgo foi a primeira colocada da categoria.

1º lugar Associação Empresarial de Fraiburgo

2º lugar Associação Empresarial de Palhoça

3º lugar Associação Empresarial de Canoinhas

A Facisc premiou a categoria acima de 601 associados com o primeiro lugar a Associação Empresarial de Chapecó.

1º lugar Associação Empresarial de Chapecó.

2º lugar Associação Empresarial de Florianópolis

3º lugar Associação Empresarial de Tubarão

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta