Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

No dia 22 de setembro, às 9h30, a Federação das Indústrias (Fiesc) promoverá um encontro com os candidatos ao Governo do Estado, em Florianópolis. A Carta da Indústria, documento que contempla as propostas do setor para os programas de governo, norteará as discussões do evento. Vão participar os candidatos de partidos que têm representação na Assembleia Legislativa.

De acordo com o presidente da Fiesc, Mário de Aguiar, será um momento importante para conhecer os planos de governo de cada candidato. “Sobretudo com relação ao setor industrial, segmento que é fundamental para que o Estado continue crescendo e se desenvolvendo”, afirma Aguiar.

As linhas gerais da Carta foram aprovadas na reunião de diretoria da entidade em agosto. No dia 5 de setembro, a FIESC terá reunião com os assessores dos candidatos, que receberão o documento e vão poder avaliar as propostas e subsidiar os posicionamentos dos candidatos a respeito das proposições. Já no período da tarde, a partir das 13h30, a FIESC realiza o Radar Pocket Finanças.

Começa hoje: Propaganda eleitoral

Terá início hoje a propaganda eleitoral. Na disputa ao Governo Federal o ex-presidente Lula (PT), é o candidato com o maior tempo, 3 minutos e 39 segundos. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que terá 2 minutos e 38 segundos. Simone Tebet (MDB) terá 2 minutos e 20 segundos, enquanto que Soraya Tronicke (UB) terá 2 minutos e 10 segundos. Ciro Gomes (PDT) terá 52 segundos, Roberto Jefferson 25 segundos e Felipe D’Ávila 22 segundos. Leandro Borges (PCO) e Alex Alano (PSTU) não terão tempo de rádio e TV.

Em Santa Catarina

Já na disputa ao Governo estadual o candidato Gean Loureiro (UB) terá o maior tempo, 2 minutos e 23 segundos. Décio Lima (PT) terá 2 minutos e 12 segundos, seguido por Carlos Moisés da Silva (Republicanos) que terá 1 minuto e 49 segundos. Esperidião Amin (Progressistas) terá 1 minuto e 40 segundos, Jorginho Mello (PL) 43 segundos, Jorge Boeira (PDT) 37 segundos, e Ralf Zimmer Júnior (Pros) e Odair Tramontin (Novo), 16 segundos cada.

Irritação de Udo

Algumas fontes do MDB relataram a possibilidade do ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, vir a desistir da eleição deste ano. A afirmação é que seria criada uma saída honrosa, já que Udo não estaria agregando à campanha do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Questionada, uma fonte ligada ao ex-prefeito negou que ele pense em declinar e, me contou uma outra versão. Udo teria ficado irritado em determinado momento, ao notar uma grande insatisfação dentro do MDB com a possibilidade de Moisés não abrir para o presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa, assumir o Governo do Estado. Quando o clima esquentou, ele disse “que se não parar com isso eu vou pegar umas férias”. A fala assustou outras lideranças emedebistas que acalmaram os ânimos.  

Impeachment?

O advogado Leandro Ribeiro Maciel que é candidato a deputado federal pelo Pros, está preparando mais um pedido de impeachment contra o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Maciel junto com Ralf Zimmer Júnior (Pros), que é candidato ao Governo, foram os autores do primeiro pedido de impedimento do governador. Não foi informado o teor da denúncia, mas a ideia é apresentar o pedido, assim que Moacir Sopelsa (MDB) se afastar da Presidência da Assembleia Legislativa para assumir interinamente o Governo do Estado. A ideia de Maciel, é apresentar o pedido no período em que o parlamento será presidido pelo deputado, Maurício Eskudlark (PL), filiado ao partido do senador, Jorginho Mello (PL), candidato ao Governo e desafeto de Moisés. Além do embasamento, ou não das denúncias, também será avaliado pelos parlamentares se há clima para um novo processo.

Moisés prestigiou

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) prestigiou ontem, o lançamento da candidatura a deputado estadual e federal de Camilo Martins e Rosiney Horácio, no ginásio de esportes Senhor Bom Jesus de Nazaré, conhecido como Palhoção, no Centro de Palhoça. “Tive a honra de ser prefeito de Palhoça por dois mandatos, e conseguimos transformar e melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores. Agora, quero levar nosso trabalho para a Assembleia Legislativa”, avaliou Martins.

Hospital em Joinville

No lançamento da candidatura de Cassiano Ucker (UB) a Deputado Federal, o candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB), assinou o termo de compromisso para a construção do Hospital da Zona Sul de Joinville. O projeto apresentado no evento foi desenvolvido junto à equipe de Ucker, que é médico e atualmente vereador. O hospital deve ser uma alternativa para atendimentos de baixa e média complexidade, para que os hospitais Regional Hans Dieter Schmidt e Municipal São José, possam focar em atendimentos mais complexos e de referência para especialidades. “Assumimos a construção desse hospital como um compromisso junto à população de Joinville”, reforça Loureiro.

Colombo no Norte

O ex-governador e candidato ao Senado, Raimundo Colombo, da coligação Bora Trabalhar! (União Brasil, PSD e Patriota), participou de reunião na Associação Empresarial de Araquari (ACIAA), no Norte do Estado. Colombo falou sobre as prioridades da região, sobre o compromisso de defender o não aumento de impostos e promover um ambiente favorável para as empresas, gerando emprego e renda para a população. “Nunca aumentamos impostos e, sempre que possível, reduzimos. Na nossa época do governo, o Brasil enfrentava uma grande crise financeira. Santa Catarina foi o último estado a entrar na crise e o primeiro a sair”, destacou Colombo, que recebeu do presidente da ACIAA, Londry Turra, o documento Voz Única, elaborado pela Facisc com as reivindicações para todas as regiões. O primeiro suplente na chapa de Colombo ao Senado, o empresário de Joinville, Ivandro de Souza (UB), acompanhou o encontro.

Berger premiado

Senador e candidato à reeleição, Dário Berger (PSB) foi premiado ontem, em Brasília, pelo trabalho realizado no Congresso Nacional pela educação. Dário foi o vencedor do prêmio Congresso em Foco, sendo reconhecido pelo júri especializado, entre todos os deputados e senadores indicados, como o parlamentar mais atuante em defesa da educação brasileira.

Dobradinha

Os candidatos Rafael Pezenti e Jerry Comper, ambos do MDB, realizaram um evento ontem à noite, que contou com a presença de um bom número de pessoas. Lideranças e apoiadores foram em bom número à sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ituporanga, para o lançamento regional da candidatura da dupla. Pezenti é candidato a deputado federal no lugar do deputado Rogério Peninha. Jerry vai à reeleição para estadual. Ambos são do Alto Vale.

ICMS da Educação

O governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), sancionou integralmente, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que criou uma nova forma de distribuição da cota de 25% do ICMS que cabe aos municípios, contemplando o “ICMS Educacional”, parcela que será dividida levando em conta índices de qualidade educacional. A criação da nova lei contou com a articulação do Ministério Público, que integrou a comissão formada pelo Poder Executivo para sua construção. Agora, o Governo do Estado tem 90 dias para instituir a comissão que irá elaborar os indicadores de melhora em desempenho educacional, que serão critério para a distribuição dos recursos. O ICMS Educacional irá aperfeiçoar a forma de repasse do tributo, de modo a premiar os municípios que apresentam melhoras em seus índices educacionais.

Precatórios

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) informa que o pagamento de parte dos precatórios de natureza alimentar inicialmente previstos para 2022, devidos pela União Federal, suas autarquias e fundações públicas, estará disponível para saque pelos beneficiários a partir do próximo dia 31. Do valor total liberado, serão disponibilizados em Santa Catarina para 9.120 beneficiários, R$ 745, 72 milhões.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta