Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

Na sexta-feira (19) da semana passada divulguei que o Tribunal de Contas negou ao Governo do Estado, a possibilidade de aplicar um reajuste para as empresas com contratos para obras acima do IPCA. Mesmo com o entendimento da Corte em não autorizar, o procurador do Ministério Público de Contas, Diogo Ringenberg, mudou um primeiro posicionamento em que seguia o entendimento do TCE e, se manifestou favorável ao pleito oferecendo uma solução alternativa.

Esse posicionamento chamou a atenção e nos bastidores a leitura é de que foi um aceno ao governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), que tinha em sua mesa a lista com os nomes indicados para a vaga de Procurador-Geral do MP de Contas. Em resposta, a assessoria de Ringenberg acusou o SCemPauta de divulgar notícia falsa, atestando que o voto teria sido meramente técnico.

Ontem, conforme a coluna previu, o aceno deu certo e o governador nomeou Diogo Ringenberg para o cargo de Procurador Geral do Ministério Público de Contas do Estado, para o próximo biênio. Ele assumirá no dia 15 de outubro. A nomeação já esperada, foi assinada por Moisés e pelo secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Uma importante fonte do TCE na condição de anonimato, fez o seguinte comentário: “Nunca elogiou (Diogo) contas de governador, mas ano passado nas contas (do atual governo) fez elogios”.

Insistência

Há alguns meses escrevi que não adianta. O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) pode fazer o que quiser, não conseguirá a simpatia do eleitor bolsonarista. A estratégia de aparecer atirando no primeiro programa de sua campanha que começa amanhã, achando que passará a ser visto como um apoiador do bolsonarismo, expõe uma inocência acentuada.

Lunelli diz não

Lideranças do MDB preocupadas com a eleição majoritária no Estado, procuraram o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), para pedir que ele suba no palanque do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos) e de Udo Döhler. Levaram um não como resposta. Lunelli disse que está trabalhando na sua campanha a deputado estadual e, lembrou todos os episódios os quais definiu como traição que sofreu dentro do MDB, para avisar que não se sente responsável por uma possível derrota de Moisés. Lunelli deve tomar um café com o candidato ao Senado, Raimundo Colombo (PSD), ainda hoje em Jaraguá do Sul. Fontes próximas a Lunelli se referem a Udo como “ex-amigo”.

Loureiro na estrada

O candidato a governador, Gean Loureiro (UB), estará novamente em cidades das regiões Sul, Vale e Grande Florianópolis, de hoje a sábado. A agenda de compromissos e visitas pelos municípios será acompanhada pelo seu candidato a vice, Eron Giordani (PSD). Hoje eles participam de evento regional do partido em Itajaí, amanhã partem para o Sul. No sábado, o candidato volta para a Grande Florianópolis e participa de caminhada em São José.

Apoio a Jorginho

Ontem Ivete Appel da Silveira (MDB) assumiu uma vaga no Senado, devido a licença do senador, Jorginho Mello (PL), que se dedicará à campanha ao Governo do Estado. Dona Ivete como é conhecida, ficará até o final de novembro, ou seja, terá três meses para atuar na Câmara Alta. Ela também anunciou apoio a Jorginho na disputa estadual. O fato é que a viúva de Luiz Henrique da Silveira sempre manteve a posição de apoiar Jorginho. Quando o então pré-candidato Antídio Lunelli e Udo Döhler, a visitaram e gravaram um vídeo que foi usado na divulgação de que ela teria anunciado apoio a Antídio, o descontentamento foi grande na família Silveira. Vale destacar, que ontem, no mesmo dia em que Dona Ivete se manifestou, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também elogiou Jorginho pela atuação na presidência da Frente da Micro e Pequena Empresa.

Crítica a Seif

Algumas lideranças do PL fizeram algumas considerações, após o resultado da pesquisa divulgada pelo Grupo NSC. O baixo percentual do candidato ao Senado, Jorge Seif Júnior (PL), motivou críticas e avaliações de que foi muito arriscado apostar em um nome desconhecido. “Nem o presidente Bolsonaro está conseguindo colocar o Seif em uma posição melhor. Se não tivesse sido imposto o nome dele, o nosso partido não estaria isolado”, afirmou uma liderança.

Gesto de Décio

O candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao Governo do Estado, Décio Lima, afirmou que pretende adotar um modelo de parceria com o agronegócio e a agricultura familiar no estado, caso vença as eleições. Em entrevista à TVBV, Lima destacou a importância do setor agropecuário, em especial a agricultura familiar, para a economia de Santa Catarina

Custo logístico

A Federação das Indústrias (FIESC) dá início à nova edição do estudo para mensurar o custo logístico da indústria catarinense. Chapecó (30/8), São Miguel do Oeste (31/8), Joaçaba e Concórdia (1/9) vão receber as primeiras reuniões para sensibilizar o setor a participar da pesquisa. Cada indústria que participar do estudo receberá um diagnóstico individual dos seus custos logísticos e indicativos de melhorias. A Federação garante o sigilo absoluto dos dados informados. O assunto foi apresentado na reunião da Câmara de Transporte e Logística da entidade e do Conselho de Infraestrutura, realizada ontem. São Bento do Sul, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Lages, Florianópolis e Criciúma também vão sediar os encontros.

Cobalchini

Em cerimônia ontem no centro de Florianópolis, o deputado estadual, Valdir Cobalchini (MDB), lançou oficialmente sua candidatura a deputado federal. O líder da bancada emedebista na Assembleia Legislativa contou com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e do deputado federal Celso Maldaner (MDB), candidatos ao Governo do Estado e ao Senado. O presidente estadual do MDB, Edinho Bez, e o ex-governador, Paulo Afonso, também prestigiaram o concorrido evento.

Jessé

Ontem também foi a vez do deputado estadual, Jessé Lopes (PL), lançar a sua candidatura à reeleição. O evento realizado na União Mineira em Criciúma, contou com a presença de um bom público. O candidato ao Governo do Estado, Jorginho Mello (PL), e o deputado federal, Daniel Freitas (PL), que é candidato à reeleição, prestigiaram o lançamento.   

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta