Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

GRUPO 3 –  https://chat.whatsapp.com/JPB8riQQicgCz3XsZE1xFu

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) conseguiu dois apoios de protesto para a eleição. Primeiro, o do prefeito de Tubarão Joares Ponticelli (Progressistas), que deixou para trás as fortes críticas de outrora contra o governador, para dar um apoio motivado pela mágoa que ficou do senador, Esperidião Amin (Progressistas).

Ponticelli acusa Amin de não ter dado a ele, as condições para renunciar a Prefeitura e se colocar como o candidato do partido ao Governo do Estado. Ao notar a possibilidade de o próprio Amin ser o candidato do Progressistas, iniciou uma aproximação com Moisés, agora seu ex-desafeto, fazendo juras de gratidão.

Vale destacar que Ponticelli, ex-presidente da Assembleia Legislativa e da Fecam, é um nome que não pode ser menosprezado, porém, a questão que fica em sua decisão de declinar da pré-candidatura ao Executivo estadual, é se não faltou um pouco mais de coragem para firmar o pé como o nome do Progressistas, situação que teria tornado a sua candidatura irreversível dentro do partido. Preferiu o declínio e, agora, afastar prefeitos de Esperidião Amin, situação saboreada como uma doce vingança.

E o que falar de Leonel Pavan? Algumas lideranças do PSDB não souberam construir sem provocar a ira de um de seus históricos líderes. Ex-prefeito de Balneário Camboriú, ex-governador, senador, deputado, Pavan não digeriu a derrota interna pela forma como foi construída, que o fez se sentir traído e, por isso mesmo, partiu para a forra ao se juntar a alguns prefeitos tucanos que optaram por ficar com Moisés. Também crítico da gestão do atual Governo, Pavan muda radicalmente o seu posicionamento a exemplo de Ponticelli, não por uma convicção, mas por entender que tem que estar em outro projeto para afrontar o partido que o preteriu.

Se por um lado, as atitudes de Pavan e Ponticelli poderiam serem vistas como legitimas, desde que tivessem um apresso real às pautas do governador, Carlos Moisés da Silva, por outro, a motivação para os anunciados apoios, é o que abre para possíveis críticas que receberão.

Já Moisés, sem ter culpa pelos problemas alheios, abraça os insurgentes, afinal, todo o apoio sempre será bem-vindo e o governador acertadamente faz a sua parte, mesmo que esses aliados estejam motivados puramente pelo pragmatismo e pela mágoa.

O brinde

O apoio de Leonel Pavan (PSDB) ao governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), foi oficializado em um jantar oferecido ontem por Moisés na churrasqueira da Casa D’Agronômica. Após o jantar, o que não faltou foi brinde para comemorar o apoio de Pavan e de alguns prefeitos tucanos. Leonel Pavan ficou próximo de Moisés e do prefeito de Bombinhas, Paulo Müller, que é um dos coordenadores da campanha de Moisés.

Enquanto isso

Em Balneário Camboriú o candidato ao Governo do Estado, Esperidião Amin (Progressistas), foi recebido ontem à noite para um jantar organizado pelos vereadores, Gelson Rodrigues (Podemos) e Omar Thomalih (Podemos). Destaque para a presença do prefeito, Fabrício Oliveira (Podemos), que conversou longamente com Amin. Fabrício que chegou a dizer para a sua equipe que ficará neutro na eleição, tem o seu apoio cobiçado pela maioria dos candidatos.

Chapecó nos Joguinhos

Após duas tentativas da Fesporte de tirar Chapecó dos Joguinhos, agora é oficial: o município participará de todas as competições organizadas pela Fundação Catarinense de Esporte. Chapecó havia sido punida por ter desistido de sediar a competição, pelo fato de o Governo do Estado não ter repassado os recursos prometidos. Após, voltou atrás, mas a Fesporte preferiu levar para outro município e Blumenau se tornou a sede. Além disso, a Fesporte anunciou que Chapecó estava sendo punida com a exclusão dos jogos. Alguns dias após, o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), autorizou a participação dos atletas, mas sem representar o município. Duas decisões do Tribunal de Justiça Desportiva, sendo uma de ontem, derrubou as decisões do Governo e deu ganho de causa a Chapecó, inclusive, reconhecendo os argumentos do município. O prefeito João Rodrigues (PSD) voltou a acusar Moisés de perseguição.

ICMS da Educação

Uma reunião conjunta de três comissões permanentes da Assembleia Legislativa, vai apreciar hoje de manhã, o projeto de lei do Poder Executivo que trata da regulamentação da nova proposta de repartição do ICMS entre os municípios catarinenses, para viabilizar o aumento do repasse de recursos à educação pública. O chamado ICMS Educacional consta no Projeto de Lei que entrou em tramitação na semana passada. Estarão reunidas, a partir das 9h30 no Plenário Deputado Osni Régis, as três comissões designadas para analisar o projeto: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Os relatores apresentarão parecer conjunto sobre o PL 282/2022.

Mudanças

As alterações no ICMS da Educação seguem a Emenda Constitucional Federal, aprovada e promulgada pelo Congresso Nacional em agosto de 2020, que tornou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente. Conforme o texto da Alesc, 75% devem ser repartidos de acordo com a movimentação econômica de cada cidade, 15% em partes iguais entre todos, e 10% com base no ICMS Educacional, índice que leva em conta indicadores de melhorias nos resultados de aprendizagem e no aumento da equidade, considerando o nível socioeconômico dos estudantes.

Comando da Câmara

Em cerimônia realizada na tarde ontem, a vereadora Pri Fernandes (Podemos) tomou posse interinamente como presidente da Câmara Municipal de Florianópolis. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo. “Quando uma mulher, protetora de animais, assume uma posição tão exponencial em uma capital como a nossa, significa que o povo mudou e evoluiu, e que essas pessoas respeitam a figura feminina e têm empatia pela vida animal, que merece ser protegida e ter dignidade”, apontou a vereadora durante a sessão.

Porto

Em julho, o Porto de Imbituba movimentou 706,7 mil toneladas, segundo melhor resultado mensal do complexo portuário, ficando atrás apenas de julho de 2021, quando registrou volume que se mantém como o recorde histórico do Porto, com 717,8 mil toneladas. O resultado do último mês representa recuo de 1,5% na quantidade de cargas operadas em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, o Porto de Imbituba atendeu 25 navios em julho, principalmente com cargas de importação. Fertilizantes, coque, farelo de soja, contêineres e hulha betuminosa foram os principais produtos movimentados. Segundo as projeções da Autoridade Portuária, a perspectiva é encerrar 2022 com mais de 7 milhões de toneladas operadas.

Atraso em Palhoça

O município de Palhoça segue inerte ao uso de carroças com tração animal. Inúmeros cavalos, muitos sofrendo maus tratos, são vistos pelas ruas do município e o Poder Público segue de braços cruzados. Enquanto o mundo evolui, Palhoça fecha os olhos para o sofrimento animal.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

GRUPO 3 –  https://chat.whatsapp.com/JPB8riQQicgCz3XsZE1xFu

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta