Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Hoje as bancadas do Partido Liberal e do Progressistas devem, pelo menos foi o que ficou combinado ontem, almoçar no gabinete da vice-presidência da Assembleia Legislativa.

O encontro articulado pelo líder dos liberais, deputado Ivan Naatz, tem como objetivo formar um movimento dos deputados estaduais dos dois partidos, em prol de uma aliança. A questão é, em quais termos?

Acontece que os parlamentares do PL, conforme fui informado, devem dizer durante o almoço que não tem como o senador, Jorginho Mello (PL), recuar, e que o Progressistas deve indicar o vice em prol de uma aliança. O fato é que dificilmente receberão um sim, pois, os deputados deixaram a decisão nas mãos do senador, Esperidião Amin, que já deixou claro que não pretende abrir mão de sua pré-candidatura. Além disso, a conversa tem tudo para se tornar uma batalha de argumentos sobre quem está em melhores condições. Por mais que se tenha boa intenção entre os articuladores, o resultado do almoço deverá ser um zero a zero.

A verdade é que Amin conta com o apoio do PSDB, enquanto que Jorginho Mello segue isolado pelos demais partidos que não aderiram ao seu projeto. Ele conta com o apoio do Progressistas. Se por um lado, para Jorginho esse cenário torna as coisas muito mais difíceis para ele, por outro, é bom para o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que deverá ter, pelo menos, três palanques: um de Jorginho, outro de Amin e, um terceiro organizado pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que apoia o ex-prefeito da Capital, Gean Loureiro (UB).

ALERTA!!

É expressamente PROIBIDA A CÓPIA (Print) dos textos do SCemPauta para o compartilhamento sem dar o devido crédito. É PERMITIDO compartilhar somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Secretário será convocado

A Assembleia Legislativa aprovou Requerimento do deputado estadual, Bruno Souza (NOVO), solicitando a convocação do secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, para prestar esclarecimentos sobre a falta de leitos de UTI. A convocação tem por objetivo fazer com que a Secretaria detalhe, as ações emergências que serão adotadas para aumentar a disponibilidade de novos leitos de UTIs infantis no Estado, conforme anunciado, além de informar o plano de ação para absorver uma eventual alta na demanda, se for o caso.

Mortes por falta de UTI

O deputado estadual, Bruno Souza (Novo), lembrou que três crianças morreram no estado por falta de leitos de UTI. Em junho, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, um bebê de dois meses faleceu sem ter direito ao leito de UTI neonatal. Em 09 de julho, outro bebê de seis meses, no município de Três Barras, morreu enquanto aguardava a transferência para um leito de UTI neonatal em Jaraguá do Sul. E também em julho outra criança, de dois anos, com quadro grave de pneumonia, não conseguiu UTI e também não resistiu.

Moisés em Joinville

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) foi ontem a Joinville, onde participou da abertura do Festival de Dança. Ele chegou ao Centreventos Cau Hansen, acompanhado do ex-prefeito Udo Döhler (MDB) e, das respectivas esposas, Késia Martins da Silva e Léa Döhler. Embora tenha optado por não fazer uso da palavra a fim de evitar algum questionamento eleitoral, Moisés foi aplaudido quando o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz, o citou no discurso. “O Governo de Santa Catarina deu o suporte necessário para o evento sobreviver durante as imensas dificuldades da pandemia. Santa Catarina tem dado à arte e à cultura uma atenção mais do que especial, a exemplo da Lei de Mecenato estadual e outras ferramentas de fomento. Por isso, saúdo o governador Carlos Moisés e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edinho Lemos”, disse Diniz. O Festival de Dança de Joinville já foi reconhecido pelo Guiness Book como o maior evento do gênero do mundo.

Plano B

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) e sua equipe que já trabalha em ritmo de campanha, estão confiantes na vitória na convenção do MDB que acontecerá no sábado (23) em Florianópolis, da tese de Udo Döhler para ser o seu vice. Mesmo assim, há quem diga que um plano B já foi pensado. Se Antídio Lunelli vencer a convenção, será buscada uma aliança com o Progressistas. A questão é: o Progressistas tem o senador, Esperidião Amin, decidido a disputar o Governo. Será que aceitaria se tornar um plano B de Moisés?

Governo comemora

Na Casa D’Agronômica houve comemoração pelo anúncio do presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa (MDB), de que houve um parecer favorável do jurídico do parlamento pela abertura da CPI do Aborto, proposto pela deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo (PL). Ela obteve as 14 assinaturas mínimas necessárias. A opinião de um interlocutor do governo, é de que a CPI pode amortecer o impacto de assuntos não simpáticos ao governo em ano eleitoral. Inclusive, é possível que o governo atue junto a seus deputados, para que o calendário dos trabalhos não fique para o pós-eleição, a ideia é que comece o quanto antes.

Leia!

Aos inúmeros empresários e empresárias que acompanham o nosso trabalho, os convido a anunciar no SCemPauta. Aposte num trabalho que tem credibilidade e que divulga informações em primeira mão. Apoie o nosso trabalho anunciando a sua marca. Um veículo como o nosso, depende do seu patrocínio para se fortalecer, o que renderá ainda mais informações que você precisa saber!!! Entre em contato através do WhatsApp: 49 985048148.

Também em Joinville

Entre as agendas em Joinville do pré-candidato a governador, Gean Loureiro (UB), esteve a visita ao abrigo de animais da cidade. Foi lá que Gean falou sobre a importância em incluir a causa animal como agenda de campanha. “Infelizmente, esse é um tema que fica sempre em segundo plano. Como se o bem-estar dos animais não fosse tão importante. Cidades com animais doentes, são cidades com pessoas doentes”, declarou Gean. Para ele, o Estado precisa criar uma política de proteção animal, principalmente para atender pequenas cidades que possuem pouca estrutura de resgate e proteção. Loureiro também se reuniu com empresários e participou de um encontro com lideranças locais do Patriota.

Esquerda se desfaz 1

Ganhou força a possibilidade do PDT lançar candidato ao Governo do Estado. O nome é o do ex-deputado federal, Jorge Boeira. O partido tem mantido conversas para participar da chamada Frente Democrática, porém, lideranças trabalhistas defendem um palanque único, para o pré-candidato a Presidente da República, Ciro Gomes (PDT).

Esquerda se desfaz 2

Uma possível saída do PDT da formação da chamada Frente Democrática, pode até dar a impressão de que o cenário se abre para o PSB indicar o senador, Dário Berger, para a reeleição. Acontece que entre os socialistas, há uma dúvida se o eleitor dos partidos mais à esquerda votaria em Berger. Além disso, há uma forte pressão do PSOL para cima dos petistas. Se a vaga ao Senado não for dada para o vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré, os psolistas também devem se afastar.

Disputa na Capital

O presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Roberto Katumi (PSD), pensa em marcar a eleição para o próximo comando da Casa já para o próximo mês, em pleno período eleitoral. Katumi tem dito a aliados que uma decisão do STF, poderia embasar o seu desejo de disputar novamente a eleição para comandar a Câmara. A pergunta é: o que motiva tanta pressa? Fontes da Câmara dizem que enquanto Katumi for presidente, ele concentra a força necessária para viabilizar o desejo de permanecer por mais dois anos no comando. Quem não deve estar gostando é João Cobalchini (UB), que pretende concorrer à presidência.  

Repasse aos Hospitais

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou ontem, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelo deputado estadual, Marcius Machado (PL), que pretende autorizar o repasse de recursos públicos via emendas parlamentares impositivas, para hospitais inadimplentes. O projeto volta para a Comissão de Constituição e Justiça para análise do mérito.

Representação do PROS

Dirigentes do PROS protocolam hoje na Justiça Eleitoral, uma representação contra o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). A ideia é guarnecer o Ministério Público Eleitoral de elementos para ajuizar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, por abuso de poder político e econômico. A ideia do partido é ajuizar uma ação em 5 de agosto, pedindo o indeferimento da candidatura de Moisés e de seu vice na chapa. A ação terá como alvo o Plano 1000, além de aumentos ao funcionalismo em época que só poderia conceder reposição salarial. “Lembramos que em 2006, por muito menos, o TRE cassou o registro da candidatura de Luiz Henrique da Silveira, que somente se salvou nos Tribunais Superiores porque seu então vice (Leonel Pavan,) não havia sido citado. Quem vier a ser vice de Moisés será citado”, disse o pré-candidato ao Governo do Estado, Ralf Zimmer Júnior.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta