Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Entre hoje e amanhã o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, fará o registro de seu nome para a Convenção do MDB, que definirá o nome do partido para a eleição deste ano. Conforme me relatou ontem à noite o presidente estadual do MDB, Edinho Bez, por hora, Lunelli é o único pré-candidato.

Acontece que amanhã no almoço da bancada emedebista na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, que foi convidado para participar, deverá ouvir uma proposta oficial dos parlamentares para que ele seja o indicado a vice, na chapa do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos).

Segundo uma fonte, Döhler não declinará, mas também não dará uma resposta positiva. A informação é de que ele vai sugerir a apresentação de uma lista tríplice, na qual também constará o seu nome, para que Moisés escolha. Ele quer evitar o constrangimento causado pela negativa ao nome de Lunelli. Além disso, a ideia é de que a resposta do governador fique para após a convenção. “O Udo vai sugerir que na Convenção se escolha entre a candidatura própria, ou uma aliança com o Moisés. Se vencer a aliança, aí sim o governador dirá quem será o vice”, relatou.

Questionada se pode haver algum mal-estar entre Udo Döhler e Antídio Lunelli, a fonte me disse que a ideia de Udo, sobre a escolha de um possível vice de Moisés acontecer após a Convenção, é justamente para evitar qualquer sentimento de disputa. “O Udo não vai disputar contra o Antídio”, afirmou a fonte.

Já quanto ao pleito de Lunelli que pede a proclamação de seu nome como candidato, por ter vencido as prévias, Edinho Bez disse ao ex-prefeito durante a reunião de sexta-feira que, as prévias servem para a escolha do pré-candidato e que, a proclamação não passa, porque a Convenção é soberana. Mesmo assim, Bez entende que os advogados de Lunelli não estariam totalmente errados, mas defende que já é um costume do partido fazer prévias e decidir na Convenção.

Sobre a acusação feita contra ele, no pedido de intervenção da executiva nacional no MDB catarinense, Edinho Bez nega que tenha anunciado apoio a Moisés no lançamento da pré-candidatura do governador. “Eu disse que onde o MDB estiver é obrigação eu estar presente. Foi totalmente institucional, apenas isso”, afirmou.

ALERTA!!

É expressamente PROIBIDA A CÓPIA dos textos do SCemPauta para o compartilhamento sem dar o devido crédito. É PERMITIDO compartilhar somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Incomodou

Emanuela Wolff, assessora do pré-candidato ao Governo do Estado, Antídio Lunelli (MDB), incomodou algumas lideranças emedebistas devido a sua atuação nas reuniões do partido. A reclamação é de que ela é filiada ao Podemos e, por isso, não poderia participar das reuniões da executiva do MDB.

Gean sobre os hospitais

O pré-candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB), defende que a questão dos hospitais deve ser um dos principais temas da eleição. Segundo ele, está na hora de resolver efetivamente a situação dos hospitais, evitando o caos que tem se instalado no setor da saúde. Loureiro defende o atendimento à pauta do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), sobre o pagamento da folha do Hospital São José, além de dar uma solução para que o Hospital Regional do Oeste se mantenha com a parceria do Estado. Para Loureiro, é necessário avaliar a situação dos hospitais de todas as regiões.

Referências

Outra solução defendida pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB), é que em cada região os hospitais sejam divididos por referência. “O governo tem que ajudar no planejamento evitando o que acontece hoje, quando as direções têm que ir de pires na mão atrás do governo. Tem que ser parceiro para que os hospitais possam se planejar”, afirmou. Ele explica que o ideal é mapear cada região e dividir os seus hospitais por especialidades, com o Estado custeando cirurgias. “Assim será possível reduzir a fila”, destacou.  

Amin na cabeça

Durante o final de semana avançou mais um pouco a conversa entre os senadores Esperidião Amin (Progressistas) e Jorginho Mello (PL). O presidente do Progressistas, Silvio Dreveck, me disse que não há qualquer possibilidade de recuo de seu partido, portanto, quem quiser formar aliança com o Progressistas terá que apontar o vice ou apoiar. “Não tem como retroceder. Queira ou não, com a estrutura que temos e o tamanho do partido, eu posso te afirmar que ser vice do Jorginho não passa na convenção”, afirmou. Sobre a proposta feita a Jorginho, para que Filipe Mello seja o vice de Amin, o partido segue aguardando.

Pré campanha

Ontem o Republicanos realizou o lançamento da pré-campanha do governador, Carlos Moisés da Silva. O evento aconteceu em Criciúma e teve a organização das lideranças locais. Moisés foi acompanhado do presidente estadual do partido, deputado Sérgio Motta, e do ex-secretário de Estado da Assistência Social, Claudinei Marques. Motta é pré-candidato à reeleição, enquanto que Marques tentará uma vaga na Câmara dos Deputados. Na próxima semana estarão no Vale Europeu.

Campanha de helicóptero?

Para justificar a viagem a Criciúma para um evento político com o helicóptero do Estado, o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) resolveu de última hora visitar o Hospital Materno Infantil Santa Catarina. A agenda foi tão de última hora que, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) foi avisado da visita com Moisés já quase chegando ao hospital. O governador que estava acompanhado do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), chegou antes de Salvaro que, segundo o colega João Paulo Messer, não gostou da forma que foi comunicado. Oposição e Ministério Público estão de olho nos gastos com estrutura pública para atos eleitorais. A coincidência foi tão grande, que depois Moisés foi para Itajaí onde também participou de um ato político. Antes, visitou o Hospital Marieta Konder Bornhausen.

Visita e caos

A visita não programada do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e de outros políticos ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina em Criciúma, aconteceu em meio a um grave problema. Várias crianças estavam sendo transferidas por falta de vaga e, todos os procedimentos adotados pela segurança do Governo, geraram reclamações de pais e profissionais que trabalham no hospital.

PSD Mulher

O PSD Mulher de Criciúma realizou no sábado (09), o primeiro encontro do projeto “Mulheres que inspiram”. O evento tem o objetivo de convidar lideranças femininas para potencializar e incentivar mulheres nas mais diversas áreas. O primeiro café contou com a palestra da professora e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que compartilhou suas experiências. A primeira edição do café reuniu 50 mulheres, além do deputado estadual Júlio Garcia e do deputado federal Ricardo Guidi.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Com os Bolsonaro

A pré-candidata a deputada federal, Júlia Zanatta (PL), juntamente com seu esposo, Guilherme Colombo, e sua filha Helena, foram convidados por Eduardo Bolsonaro (PL) para celebrar seu aniversário ocorrido ontem. A celebração restrita contou com familiares e amigos mais próximos. Em outro momento, também estiveram com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), no Palácio da Alvorada.  Julia está desde sexta-feira na residência de Eduardo, em Brasília, devido ao III Encontro Nacional pela Liberdade, que aconteceu no sábado (09).

Recado de Krelling

O deputado estadual, Fernando Krelling (MDB), não gostou nada de ter visto o seu nome colocado como uma opção para disputar uma vaga a deputado federal. Krelling me disse que a sua pré-candidatura à reeleição é irreversível.

Na estrada

O ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos (PSB), pré-candidato a deputado estadual esteve no final de semana em Ituporanga e Taió. No primeiro compromisso reuniu vereadores e lideranças. O ex-vereador de Ituporanga, Leandro Heinzen, e o jornalista Fabiano Amaral, estão na coordenação. Em Taió quem organizou o encontro foi o vereador, Eder Ceolla.

Lançou

O deputado estadual, Maurício Eskudlark (PL), fez em São Miguel do Oeste o lançamento de sua pré-candidatura à reeleição. O evento contou com a presença do senador, Jorginho Mello (PL), pré-candidato ao Governo do Estado.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta