...
Alesc Antidio Lunelli Apesc Baleia Rossi Carlos Moisés da Silva Celso Maldaner Eron Giordani Esperidião Amin Felippi Mello Gean Loureiro Intervenção no MDB de Santa Catarina João Rodrigues Jorginho Mello Londry Turra MDB

Gean lota clube em Joinville; A crise no MDB; A polêmica afirmação de Maldaner sobre Moisés entre outros destaques

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

O dia de ontem esquentou ainda mais o clima no MDB catarinense, ao ponto de que ao final da noite, algumas lideranças com quem falei, quase que repetiram as falas, de que é preciso reduzir o grau da fervura, caso contrário, os prejuízos eleitorais serão imprevisíveis.

Seguindo o clima de hoje, se o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli vencer a convenção, levará uma parte das bases, ainda não é possível mensurar o tamanho, mas levará. Por outro lado, não terá os deputados e uma boa parte dos prefeitos. Já, se a tese vencedora for a de estar com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), a situação se inverte, pois, ele leva deputados e prefeitos, mas não contará com o poder das bases.

Algumas lideranças disseram que Lunelli precisa baixar o tom, para tentar construir um entendimento que leve o partido para o melhor caminho. Também afirmaram que o pedido de intervenção não contribuirá e que, dependendo do resultado, poderá enfraquecer o ex-prefeito. Já por outro lado, lideranças ligadas as bases afirmam que não apoiarão o governador, mesmo que o partido opte por uma aliança. Eles querem candidatura própria e devem apoiar Lunelli na convenção.

Ontem após eu ter divulgado em primeira mão a informação sobre o pedido de intervenção na executiva estadual, o presidente Edinho Bez, ligou para o presidente nacional, Baleia Rossi, para entender a situação. Rossi disse para Edinho que não havia recebido nada. Após, me enviou uma mensagem, também negando conhecimento da situação. Tentei conversar com Bez, mas ele estava em viagem.

O fato é que as movimentações prometem se tornar cada vez mais bruscas. Conforme divulguei ontem em primeira mão, na próxima terça-feira no almoço da bancada na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, deve ser anunciado como o nome indicado pela bancada para disputar o Governo do Estado. Ao mesmo tempo, assessores de Lunelli dizem que não haverá recuo e que, o estatuto é claro em relação ao resultado das prévias.

Hoje Baleia Rossi tomará conhecimento do pedido de intervenção. A expectativa no partido é que ele se manifeste no máximo até segunda-feira.

ALERTA!!

É expressamente PROIBIDA A CÓPIA dos textos do SCemPauta para o compartilhamento sem dar o devido crédito. É PERMITIDO compartilhar somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Fator Manu

Uma leitura feita nos bastidores é que o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, teria sido escolhido estrategicamente para constranger o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. O motivo é a insatisfação de parte da bancada com o apoio de Lunelli a sua assessora, Emanuela Wolf, que é pré-candidata a deputada estadual pelo Podemos.

Constatação de Maldaner

Tive acesso a uma afirmação do deputado federal, Celso Maldaner (MDB), em relação ao governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Durante a troca de mensagens via WhatsApp com uma liderança, Maldaner comenta embaixo de uma informação que divulguei sobre o prefeito de Videira, que iria apoiar Moisés: “Nunca vi nada parecido, os prefeitos estão sendo todos comprados…”, escreveu.

Gean no Norte

A Sociedade Alvorada de Joinville lotou ontem à noite, em um evento organizado pelo empresário Ivandro de Souza, para receber os pré-candidatos a governador, Gean Loureiro (UB), e a vice Eron Giordani (PSD). Loureiro durante a sua fala lembrou de Luiz Henrique da Silveira, destacando que a campanha em que LHS foi eleito governador começou no Alvorada. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), fez um forte discurso pró-Loureiro e Giordani, destacando o preparo de ambos. O ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), pré-candidato ao Senado, discursou sobre os problemas do país e do estado. Em Joinville, o único vereador do PSDB, Diego Machado, anunciou apoio a Loureiro.

Secretário prestigiou

O presidente da Associação Empresarial de Araquari e secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Londry Turra, foi convidado a participar do evento de ontem com o pré-candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB). Turra tem se destacado devido a sua relação com o setor empresarial catarinense. Ele conversou longamente com Loureiro e também com o pré-candidato a vice-governador, Eron Giordani (PSD).

Patriota

O partido Patriota oficializou apoio ao pré-candidato a governador, Gean Loureiro (UB), na noite de ontem. Com a nova adesão, Gean tem o União Brasil, PSD e Patriota, que agrega candidaturas na proporcional com nomes conhecidos, como o ex-prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o vice-prefeito de Gaspar, Marcelo Brick, ambos concorrendo a uma vaga na Alesc, além de Fábio Dalonso, ex-presidente da Câmara de Joinville, que busca uma vaga de deputado federal. O Patriota leva para a chapa de Loureiro mais 12 segundos de propaganda partidária na televisão. Somando aos 90 segundos do União Brasil e aos 30 segundos do PSD. A chapa deve reunir um dos maiores tempos de propaganda.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Atenuou a fala

O secretário nacional do Progressistas, Aldo Rosa, entrou em contato para amenizar o efeito de suas falas à coluna. Rosa explicou que a afirmação de que o seu partido não votaria em Jorginho Mello (PL), não é pelo senador, mas pelo que definiu como desânimo que uma eventual saída do senador, Esperidião Amin (Progressistas), do cenário, causaria a seu partido. “Se o Esperidião não for, eles vão procurar um outro candidato, o efeito será ruim. Ele sendo, ajudará até mesmo nas proporcionais, elegeremos mais deputados”, afirmou Rosa.

Convite a Filipe

Sobre o convite a Filipe Mello, filho do senador, Jorginho Mello, o secretário nacional do Progressistas, Aldo Rosa, explicou que seria uma boa forma de misturar o sangue dos partidos, tendo uma chapa com Esperidião Amin (Progressistas) ao Governo do Estado com Felippi de vice. “A questão é que o Filipe é filho e braço direito do Jorginho”, afirmou.

Reunião

O presidente estadual do Progressistas, Silvio Dreveck, marcou uma reunião para a quinta-feira (14) da próxima semana, na Associação Catarinense de Medicina (ACM) em Florianópolis. O encontro terá início às 14h, e terá como pauta a discussão sobre as nominatas proporcionais, além dos preparativos para a Convenção do próximo dia 23.

Lançamento

O deputado estadual Coronel Mocellin (Republicanos) fará o lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal, neste domingo (10), às 16h. O evento acontecerá no Clube Tiradentes em Itajaí.

Valduga estável

O vereador de Chapecó e ex-deputado estadual, Cesar Valduga (PCdoB), segue internado no Hospital da Unimed. Ele foi internado após apresentar um quadro de hipertensão e um sangramento intracraniano.

Fecam

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) prepara mais um congresso municipalista, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de agosto, no Hard Rock Café em São José. Entre os convidados, o desembargador federal, Rogerio Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que falará sobre a lei de improbidade administrativa e retroatividade da lei. A criminalização da política e a judicialização da saúde também está na pauta do evento.

Posse

Na noite de ontem, a nova diretoria da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) foi empossada. O Evento foi na Celesc em Florianópolis. Fazem parte da nova direção, Pablo Cupani Carena, que foi eleito o presidente e, Elisa Fracasso, a nova vice-presidente da entidade. Além deles, mais 10 diretores, três conselheiros e dois tesoureiros foram empossados.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta