Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

O dia de ontem esquentou ainda mais o clima no MDB catarinense, ao ponto de que ao final da noite, algumas lideranças com quem falei, quase que repetiram as falas, de que é preciso reduzir o grau da fervura, caso contrário, os prejuízos eleitorais serão imprevisíveis.

Seguindo o clima de hoje, se o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli vencer a convenção, levará uma parte das bases, ainda não é possível mensurar o tamanho, mas levará. Por outro lado, não terá os deputados e uma boa parte dos prefeitos. Já, se a tese vencedora for a de estar com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), a situação se inverte, pois, ele leva deputados e prefeitos, mas não contará com o poder das bases.

Algumas lideranças disseram que Lunelli precisa baixar o tom, para tentar construir um entendimento que leve o partido para o melhor caminho. Também afirmaram que o pedido de intervenção não contribuirá e que, dependendo do resultado, poderá enfraquecer o ex-prefeito. Já por outro lado, lideranças ligadas as bases afirmam que não apoiarão o governador, mesmo que o partido opte por uma aliança. Eles querem candidatura própria e devem apoiar Lunelli na convenção.

Ontem após eu ter divulgado em primeira mão a informação sobre o pedido de intervenção na executiva estadual, o presidente Edinho Bez, ligou para o presidente nacional, Baleia Rossi, para entender a situação. Rossi disse para Edinho que não havia recebido nada. Após, me enviou uma mensagem, também negando conhecimento da situação. Tentei conversar com Bez, mas ele estava em viagem.

O fato é que as movimentações prometem se tornar cada vez mais bruscas. Conforme divulguei ontem em primeira mão, na próxima terça-feira no almoço da bancada na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, deve ser anunciado como o nome indicado pela bancada para disputar o Governo do Estado. Ao mesmo tempo, assessores de Lunelli dizem que não haverá recuo e que, o estatuto é claro em relação ao resultado das prévias.

Hoje Baleia Rossi tomará conhecimento do pedido de intervenção. A expectativa no partido é que ele se manifeste no máximo até segunda-feira.

ALERTA!!

É expressamente PROIBIDA A CÓPIA dos textos do SCemPauta para o compartilhamento sem dar o devido crédito. É PERMITIDO compartilhar somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Fator Manu

Uma leitura feita nos bastidores é que o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, teria sido escolhido estrategicamente para constranger o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. O motivo é a insatisfação de parte da bancada com o apoio de Lunelli a sua assessora, Emanuela Wolf, que é pré-candidata a deputada estadual pelo Podemos.

Constatação de Maldaner

Tive acesso a uma afirmação do deputado federal, Celso Maldaner (MDB), em relação ao governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Durante a troca de mensagens via WhatsApp com uma liderança, Maldaner comenta embaixo de uma informação que divulguei sobre o prefeito de Videira, que iria apoiar Moisés: “Nunca vi nada parecido, os prefeitos estão sendo todos comprados…”, escreveu.

Gean no Norte

A Sociedade Alvorada de Joinville lotou ontem à noite, em um evento organizado pelo empresário Ivandro de Souza, para receber os pré-candidatos a governador, Gean Loureiro (UB), e a vice Eron Giordani (PSD). Loureiro durante a sua fala lembrou de Luiz Henrique da Silveira, destacando que a campanha em que LHS foi eleito governador começou no Alvorada. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), fez um forte discurso pró-Loureiro e Giordani, destacando o preparo de ambos. O ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), pré-candidato ao Senado, discursou sobre os problemas do país e do estado. Em Joinville, o único vereador do PSDB, Diego Machado, anunciou apoio a Loureiro.

Secretário prestigiou

O presidente da Associação Empresarial de Araquari e secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Londry Turra, foi convidado a participar do evento de ontem com o pré-candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB). Turra tem se destacado devido a sua relação com o setor empresarial catarinense. Ele conversou longamente com Loureiro e também com o pré-candidato a vice-governador, Eron Giordani (PSD).

Patriota

O partido Patriota oficializou apoio ao pré-candidato a governador, Gean Loureiro (UB), na noite de ontem. Com a nova adesão, Gean tem o União Brasil, PSD e Patriota, que agrega candidaturas na proporcional com nomes conhecidos, como o ex-prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o vice-prefeito de Gaspar, Marcelo Brick, ambos concorrendo a uma vaga na Alesc, além de Fábio Dalonso, ex-presidente da Câmara de Joinville, que busca uma vaga de deputado federal. O Patriota leva para a chapa de Loureiro mais 12 segundos de propaganda partidária na televisão. Somando aos 90 segundos do União Brasil e aos 30 segundos do PSD. A chapa deve reunir um dos maiores tempos de propaganda.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Atenuou a fala

O secretário nacional do Progressistas, Aldo Rosa, entrou em contato para amenizar o efeito de suas falas à coluna. Rosa explicou que a afirmação de que o seu partido não votaria em Jorginho Mello (PL), não é pelo senador, mas pelo que definiu como desânimo que uma eventual saída do senador, Esperidião Amin (Progressistas), do cenário, causaria a seu partido. “Se o Esperidião não for, eles vão procurar um outro candidato, o efeito será ruim. Ele sendo, ajudará até mesmo nas proporcionais, elegeremos mais deputados”, afirmou Rosa.

Convite a Filipe

Sobre o convite a Filipe Mello, filho do senador, Jorginho Mello, o secretário nacional do Progressistas, Aldo Rosa, explicou que seria uma boa forma de misturar o sangue dos partidos, tendo uma chapa com Esperidião Amin (Progressistas) ao Governo do Estado com Felippi de vice. “A questão é que o Filipe é filho e braço direito do Jorginho”, afirmou.

Reunião

O presidente estadual do Progressistas, Silvio Dreveck, marcou uma reunião para a quinta-feira (14) da próxima semana, na Associação Catarinense de Medicina (ACM) em Florianópolis. O encontro terá início às 14h, e terá como pauta a discussão sobre as nominatas proporcionais, além dos preparativos para a Convenção do próximo dia 23.

Lançamento

O deputado estadual Coronel Mocellin (Republicanos) fará o lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal, neste domingo (10), às 16h. O evento acontecerá no Clube Tiradentes em Itajaí.

Valduga estável

O vereador de Chapecó e ex-deputado estadual, Cesar Valduga (PCdoB), segue internado no Hospital da Unimed. Ele foi internado após apresentar um quadro de hipertensão e um sangramento intracraniano.

Fecam

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) prepara mais um congresso municipalista, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de agosto, no Hard Rock Café em São José. Entre os convidados, o desembargador federal, Rogerio Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que falará sobre a lei de improbidade administrativa e retroatividade da lei. A criminalização da política e a judicialização da saúde também está na pauta do evento.

Posse

Na noite de ontem, a nova diretoria da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) foi empossada. O Evento foi na Celesc em Florianópolis. Fazem parte da nova direção, Pablo Cupani Carena, que foi eleito o presidente e, Elisa Fracasso, a nova vice-presidente da entidade. Além deles, mais 10 diretores, três conselheiros e dois tesoureiros foram empossados.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta