Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) dará a sua última cartada, para tentar garantir o apoio do MDB na eleição. Combinado com alguns deputados estaduais e prefeitos do partido, ele pretende reunir na próxima terça-feira na Casa D’Agronômica, o maior número possível de prefeitos emedebistas. A ideia é usar a mesma tática do encontro que ocorreu na semana passada com os prefeitos do Progressistas.

O possível encontro esteve ontem no cardápio do tradicional almoço das terças, da bancada do MDB na Assembleia Legislativa. O entendimento é que se os prefeitos forem convencidos, levarão a mensagem para as bases e a situação será resolvida.

Durante o almoço, os parlamentares também falaram sobre uma pesquisa contratada pelo pré-candidato emedebista ao Governo do Estado, Antídio Lunelli. O ex-prefeito de Jaraguá do Sul esteve na segunda-feira na Alesc, informando ao presidente do parlamento, deputado Moacir Sopelsa (MDB), que aguarda o resultado.

Algumas lideranças pró-Antídio, também já pensam numa outra estratégia para superar a resistência a ele dentro do partido e, os alvos são os deputados federais, Carlos Chiodini e Celso Maldaner. A leitura é que já passou da hora de acabar com outras alternativas para a eleição, deixando no tabuleiro apenas uma peça, no caso, o próprio Antídio. “Temos que acabar com o plano B e C, de Celso Maldaner. O partido tem que ter um projeto só, que é o Antídio”, afirmou a fonte.

Essas lideranças que fazem parte do pequeno grupo político de Lunelli, defendem que seja feito um movimento nos próximos dias, para Chiodini e Maldaner se manifestarem publicamente que não estarão na majoritária em hipótese alguma. “Caso contrário, continuarão gerando desconfiança dentro do próprio partido, atrapalhando o Antídio”, afirmou.

A questão é convencer Maldaner que sonha em ser o candidato a vice na chapa de Moisés, enquanto que Chiodini, mesmo sendo do grupo político de Antídio, se encantou com a possibilidade de disputar a eleição ao Senado. O fato é que o movimento pode gerar uma verdadeira hora da verdade, forçando Maldaner e Chiodini a revelarem as suas verdadeiras intenções.

ALERTA!!

É expressamente proibida a cópia dos textos do SCemPauta para o compartilhamento. É PERMITIDO compartilhar, somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Novo bloco

Um novo bloco deve surgir na Assembleia Legislativa. Não de modo formal, pois já passou o período para a formação dos blocos, porém, já há uma defesa de um alinhamento das bancadas do PSD e do União Brasil, que passariam a atuar como um bloco informal, sobretudo nas votações. A ideia deverá ser amadurecida no almoço em conjunto que acontecerá hoje na Alesc. Somadas as bancadas, serão 8 parlamentares atuando em conjunto. Os pré-candidatos ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB) e, ao Senado, Raimundo Colombo (PSD), devem participar do almoço.

Ponticelli ajudou?

Uma liderança do Progressistas me disse que o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, teria sido um dos principais incentivadores do encontro dos prefeitos do partido, com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). De acordo com a liderança, Ponticelli ainda não teria engolido o fato de o partido não ter dado as garantias que ele pediu, para se candidatar ao Governo do Estado. A mágoa maior seria com o senador, Esperidião Amin.

Tramontin na Capital

O pré-candidato a governador pelo Novo, Odair Tramontin, começou ontem a cumprir agenda na Grande Florianópolis. Os compromissos encerram amanhã. Tramontin que é promotor de Justiça e professor universitário, começou a percorrer o estado. Além da Capital, também estão no roteiro as cidades de Biguaçu, Palhoça e São José, com eventos abertos ao público em geral, além de lançamentos de pré-candidaturas de postulantes à deputado estadual e federal. Na região, o Novo tem como pré-candidatos a estadual, Day Borges (São José), Eduardo Sávio Da Silva (Palhoça), Rafael Ary (Florianópolis), Rafael Ricardo Rocker De Souza (Biguaçu) e Rodrigo Cantú (Florianópolis). A Federal, o deputado estadual, Bruno Souza, e Glenda Silva Dos Santos Gerber (Palhoça).

Futuro do PSOL

O PSOL catarinense se reúne no próximo sábado (21), para discutir os encaminhamentos do partido no estado. Mesmo fechados com a pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT), os integrantes do PSOL definirão as condições para apoiar o petista Décio Lima ao Governo do Estado. O recado do PSOL será claro: se o PT optar por uma candidatura do senador, Dário Berger (PSB), ou até de Gelson Merisio (Solidariedade) como vice, o partido irá por um caminho diferente, lançando o seu próprio candidato a governador. Entre os pretendentes estão Leonel Camasão, Elson Pereira que ficou em segundo lugar na eleição em Florianópolis, ou Geórgia Faust, que disputou a Prefeitura de Blumenau.

Fechando espaços

Afrânio é pré-candidato

O PSOL também não abrirá mão de ter a vaga ao Senado, para participar da chapa que está sendo construída pelo PT. A ideia é, indicar o vereador Afrânio Boppré, mas, também, fechar pelo menos um espaço para o senador, Dário Berger (PSB), e para Gelson Merisio (Solidariedade). A questão de Afrânio está com a direção nacional que levará a discussão ao PT.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Aeroporto de Rio do Sul

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSD), recebeu ontem à noite a informação que o aeroporto Helmuth Baumgarten está autorizado para pousos e decolagens 24 horas. É o primeiro em todo Vale do Itajaí com balizamento noturno homologado. Thomé comemorou o fato de que não haverá limitação para voos, tanto para os aviões de empresários, como para a área da saúde.

Congresso da Fecam

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), realiza hoje a partir das 19h, o lançamento oficial do maior evento municipalista do estado, o Congresso de Municípios. O evento acontecerá presencialmente no Favorita Golden Hotel. O congresso deste ano terá como tema “Governança para a sustentabilidade” e será um encontro sobre gestão, conhecimento, inovação e sustentabilidade. No lançamento será apresentado uma prévia da programação com boas práticas, shows, debates, feira, oficinas e participação dos pré-candidatos ao Governo Federal e ao Governo do Estado.

Preparação eleitoral

O maior evento sobre direito eleitoral de Santa Catarina, inicia hoje às 19h30, e prosseguirá até sexta-feira (20) com 25 painelistas de todo o Brasil. O 8° Congresso Catarinense de Direito Eleitoral tem formato presencial e on-line, e será realizado pela OAB/SC, TRE/SC, Escola do Legislativo e Conselho Regional de Contabilidade, para debater temas atuais como inovação e tecnologias aplicadas às campanhas eleitorais, propaganda eleitoral na internet e combate à desinformação. A palestra de abertura terá a participação virtual do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin. Ainda na abertura, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, recepcionará na Seccional a nova ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, que é advogada, e também irá palestrar. O evento acontece na sede da OAB/SC.

Direitos das Mulheres

Maio é mais um mês dedicado à saúde e bem-estar da Mulher. O próximo dia 28, será lembrado como o Dia Internacional da Higiene Menstrual. A data foi criada em 2014, com a missão de quebrar o silêncio, gerar mais conhecimento e educar meninas sobre a importância de uma boa higiene íntima no período menstrual. O vereador de Blumenau, Almir Vieira (Progressistas), é autor de alguns projetos voltados ao público feminino, um deles é o “Agosto Lilás”, mês de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo Vieira, o combate a violência doméstica é um trabalho constante e que, é uma de suas bandeiras, mesmo antes de ser político.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta