...
Aeroporto de Rio do Sul Afrânio Boppré Alesc Antidio Lunelli Carlos Chiodini Carlos Moisés da Silva Celso Maldaner Dário Berger Fecam Gean Loureiro Gelson Merisio Joares Ponticelli MDB Moacir Sopelsa Novo Bloco na Alesc OAB Odair Tramontin Raimundo Colombo

Moisés quer conversar com prefeitos do MDB; Grupo de Antídio quer um gesto de Chiodini e Maldaner; Um novo bloco na Alesc entre outros destaques

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) dará a sua última cartada, para tentar garantir o apoio do MDB na eleição. Combinado com alguns deputados estaduais e prefeitos do partido, ele pretende reunir na próxima terça-feira na Casa D’Agronômica, o maior número possível de prefeitos emedebistas. A ideia é usar a mesma tática do encontro que ocorreu na semana passada com os prefeitos do Progressistas.

O possível encontro esteve ontem no cardápio do tradicional almoço das terças, da bancada do MDB na Assembleia Legislativa. O entendimento é que se os prefeitos forem convencidos, levarão a mensagem para as bases e a situação será resolvida.

Durante o almoço, os parlamentares também falaram sobre uma pesquisa contratada pelo pré-candidato emedebista ao Governo do Estado, Antídio Lunelli. O ex-prefeito de Jaraguá do Sul esteve na segunda-feira na Alesc, informando ao presidente do parlamento, deputado Moacir Sopelsa (MDB), que aguarda o resultado.

Algumas lideranças pró-Antídio, também já pensam numa outra estratégia para superar a resistência a ele dentro do partido e, os alvos são os deputados federais, Carlos Chiodini e Celso Maldaner. A leitura é que já passou da hora de acabar com outras alternativas para a eleição, deixando no tabuleiro apenas uma peça, no caso, o próprio Antídio. “Temos que acabar com o plano B e C, de Celso Maldaner. O partido tem que ter um projeto só, que é o Antídio”, afirmou a fonte.

Essas lideranças que fazem parte do pequeno grupo político de Lunelli, defendem que seja feito um movimento nos próximos dias, para Chiodini e Maldaner se manifestarem publicamente que não estarão na majoritária em hipótese alguma. “Caso contrário, continuarão gerando desconfiança dentro do próprio partido, atrapalhando o Antídio”, afirmou.

A questão é convencer Maldaner que sonha em ser o candidato a vice na chapa de Moisés, enquanto que Chiodini, mesmo sendo do grupo político de Antídio, se encantou com a possibilidade de disputar a eleição ao Senado. O fato é que o movimento pode gerar uma verdadeira hora da verdade, forçando Maldaner e Chiodini a revelarem as suas verdadeiras intenções.

ALERTA!!

É expressamente proibida a cópia dos textos do SCemPauta para o compartilhamento. É PERMITIDO compartilhar, somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Novo bloco

Um novo bloco deve surgir na Assembleia Legislativa. Não de modo formal, pois já passou o período para a formação dos blocos, porém, já há uma defesa de um alinhamento das bancadas do PSD e do União Brasil, que passariam a atuar como um bloco informal, sobretudo nas votações. A ideia deverá ser amadurecida no almoço em conjunto que acontecerá hoje na Alesc. Somadas as bancadas, serão 8 parlamentares atuando em conjunto. Os pré-candidatos ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB) e, ao Senado, Raimundo Colombo (PSD), devem participar do almoço.

Ponticelli ajudou?

Uma liderança do Progressistas me disse que o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, teria sido um dos principais incentivadores do encontro dos prefeitos do partido, com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). De acordo com a liderança, Ponticelli ainda não teria engolido o fato de o partido não ter dado as garantias que ele pediu, para se candidatar ao Governo do Estado. A mágoa maior seria com o senador, Esperidião Amin.

Tramontin na Capital

O pré-candidato a governador pelo Novo, Odair Tramontin, começou ontem a cumprir agenda na Grande Florianópolis. Os compromissos encerram amanhã. Tramontin que é promotor de Justiça e professor universitário, começou a percorrer o estado. Além da Capital, também estão no roteiro as cidades de Biguaçu, Palhoça e São José, com eventos abertos ao público em geral, além de lançamentos de pré-candidaturas de postulantes à deputado estadual e federal. Na região, o Novo tem como pré-candidatos a estadual, Day Borges (São José), Eduardo Sávio Da Silva (Palhoça), Rafael Ary (Florianópolis), Rafael Ricardo Rocker De Souza (Biguaçu) e Rodrigo Cantú (Florianópolis). A Federal, o deputado estadual, Bruno Souza, e Glenda Silva Dos Santos Gerber (Palhoça).

Futuro do PSOL

O PSOL catarinense se reúne no próximo sábado (21), para discutir os encaminhamentos do partido no estado. Mesmo fechados com a pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT), os integrantes do PSOL definirão as condições para apoiar o petista Décio Lima ao Governo do Estado. O recado do PSOL será claro: se o PT optar por uma candidatura do senador, Dário Berger (PSB), ou até de Gelson Merisio (Solidariedade) como vice, o partido irá por um caminho diferente, lançando o seu próprio candidato a governador. Entre os pretendentes estão Leonel Camasão, Elson Pereira que ficou em segundo lugar na eleição em Florianópolis, ou Geórgia Faust, que disputou a Prefeitura de Blumenau.

Fechando espaços

Afrânio é pré-candidato

O PSOL também não abrirá mão de ter a vaga ao Senado, para participar da chapa que está sendo construída pelo PT. A ideia é, indicar o vereador Afrânio Boppré, mas, também, fechar pelo menos um espaço para o senador, Dário Berger (PSB), e para Gelson Merisio (Solidariedade). A questão de Afrânio está com a direção nacional que levará a discussão ao PT.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Aeroporto de Rio do Sul

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSD), recebeu ontem à noite a informação que o aeroporto Helmuth Baumgarten está autorizado para pousos e decolagens 24 horas. É o primeiro em todo Vale do Itajaí com balizamento noturno homologado. Thomé comemorou o fato de que não haverá limitação para voos, tanto para os aviões de empresários, como para a área da saúde.

Congresso da Fecam

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), realiza hoje a partir das 19h, o lançamento oficial do maior evento municipalista do estado, o Congresso de Municípios. O evento acontecerá presencialmente no Favorita Golden Hotel. O congresso deste ano terá como tema “Governança para a sustentabilidade” e será um encontro sobre gestão, conhecimento, inovação e sustentabilidade. No lançamento será apresentado uma prévia da programação com boas práticas, shows, debates, feira, oficinas e participação dos pré-candidatos ao Governo Federal e ao Governo do Estado.

Preparação eleitoral

O maior evento sobre direito eleitoral de Santa Catarina, inicia hoje às 19h30, e prosseguirá até sexta-feira (20) com 25 painelistas de todo o Brasil. O 8° Congresso Catarinense de Direito Eleitoral tem formato presencial e on-line, e será realizado pela OAB/SC, TRE/SC, Escola do Legislativo e Conselho Regional de Contabilidade, para debater temas atuais como inovação e tecnologias aplicadas às campanhas eleitorais, propaganda eleitoral na internet e combate à desinformação. A palestra de abertura terá a participação virtual do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin. Ainda na abertura, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, recepcionará na Seccional a nova ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, que é advogada, e também irá palestrar. O evento acontece na sede da OAB/SC.

Direitos das Mulheres

Maio é mais um mês dedicado à saúde e bem-estar da Mulher. O próximo dia 28, será lembrado como o Dia Internacional da Higiene Menstrual. A data foi criada em 2014, com a missão de quebrar o silêncio, gerar mais conhecimento e educar meninas sobre a importância de uma boa higiene íntima no período menstrual. O vereador de Blumenau, Almir Vieira (Progressistas), é autor de alguns projetos voltados ao público feminino, um deles é o “Agosto Lilás”, mês de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo Vieira, o combate a violência doméstica é um trabalho constante e que, é uma de suas bandeiras, mesmo antes de ser político.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta