Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O deputado estadual, Bruno Souza (Novo), dará entrada ainda hoje no Tribunal de Justiça a um recurso contra a decisão do desembargador, Altamiro de Oliveira, que permitiu ao Governo do Estado não entregar os diários de bordo do Arcanjo 06, avião alugado pela Secretaria de Estado da Saúde, mas que tem sido usado pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos).

A decisão de Oliveira derrubou o Mandado de Segurança obtido pelo deputado, através de uma decisão da juíza, Cleni Serly Rauen Vieira, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis, que obrigava a entrega dos documentos. Os diários são importantes para esclarecer quem viajou na aeronave e por qual motivo.

Bruno Souza me disse ontem que seguirá em busca dos diários, pois serão esses documentos que darão suporte à abertura de uma CPI. “A prioridade é obter esses documentos, para depois pensar na CPI”, afirmou.

Mesmo entendendo ser a prioridade os diários de bordo, Souza também conversará com os demais deputados para saber com quem poderá contar. Ele entende que é preciso esclarecer para a população de que forma foi utilizado o avião que é custeado com o dinheiro público.

Em uma consulta durante o final de semana, foi possível notar que Bruno não deverá ter dificuldade em conseguir as 14 assinaturas necessárias. O líder da bancada do Partido Liberal, que é a segunda maior na Alesc, deputado Ivan Naatz, me disse ontem que havendo o requerimento pela abertura de uma CPI, que a orientação à bancada será pela assinatura. Somente o PL tem 7 deputados. A orientação da União Brasil que tem 4 parlamentares também será pela assinatura, neste caso, seriam pelo menos 10 deputados no total. O número certo seria 11, mas o deputado Maurício Eskudlark seria uma incógnita.

Amanhã no almoço da bancada, o PSD decidirá se assinará o requerimento, caso seja apresentado. Um dos parlamentares me disse que diante de um ataque ao qual definiu como “inescrupuloso”, do governo para cooptar prefeitos pessedistas, é forte a tendência de apoio à CPI. “Ação e reação. Esses ataques merecem uma resposta. Além disso, a população precisa saber quem usou o avião”, afirmou.

A assinatura do PSD seria definitiva para a abertura da CPI, pois, somado ao PL e ao União Brasil já serão 14 assinaturas. Somadas ainda, as assinaturas do próprio proponente Bruno Souza, e de Kennedy Nunes (PTB), serão pelo menos 16 deputados que apoiarão a abertura da comissão. Entre as lideranças que conversei, o nome do deputado João Amin (Progressistas) também foi citado como um possível apoiador, porém, somente ele poderá confirmar.

Abaixo-Assinado

Além do recurso, o deputado estadual Bruno Souza (Novo) quer envolver a população na busca por informações sobre quem viajou no Arcanjo 06 e por qual motivo. Para isso, ele deve lançar um abaixo-assinado já a partir de amanhã. Souza pedirá para que a população assine um pedido ao governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), para que sejam liberados os diários de bordo da aeronave.

Apoio a Gean

Conforme adiantei em primeira mão, o PSD se reúne hoje no Hotel Faial a partir das 16h. As lideranças se reunirão para definir o apoio ao ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), pré-candidato ao Governo do Estado. Com algumas exceções, o partido deve fechar com Loureiro. A decisão partiu da bancada estadual que, ao lado dos deputados federais, Ricardo Guidi e Darci de Matos, prefeitos e demais lideranças, estão com Gean Loureiro. O ex-governador, Raimundo Colombo, já teria sido convencido a disputar a eleição ao Senado.

Loureiro no Sul

Enquanto aguarda o apoio do PSD, o pré-candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB), segue a sua agenda. Ele esteve em Criciúma para uma reunião de líderes junto ao também ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Márcio Búrigo. Mais de 200 pessoas participaram do primeiro encontro com Loureiro no Sul, após a filiação no União Brasil.

Divisão no MDB

Durante o final de semana o deputado estadual, Volnei Weber (MDB), afirmou categoricamente que estará com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), na eleição deste ano. Weber pediu juízo aos mandatários de partidos. A manifestação do parlamentar não é novidade, inclusive, o restante da bancada emedebista possivelmente estará com Moisés. Como me disse uma liderança, o MDB não irá por inteiro, nem com Moisés, tampouco com Antídio Lunelli, que segue sem o apoio dos deputados estaduais e da maior parte dos prefeitos.

Deu o tom

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), goza de grande influência sobre alguns prefeitos da região Sul. Salvaro deu a entender que apoiará, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), ao afirmar voltado ao governador que, quem cumpre com os seus compromissos é aquele que merece continuar. Além de Salvaro, lideranças como os deputados estaduais, Marcos Vieira e Vicente Caropreso, também tem simpatia por Moisés. Tem quem diga nos bastidores que se sobrar a vaga de vice, os tucanos apresentariam o nome da deputada estadual, Geovânia de Sá.

Com o presidente

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarcou em Chapecó, de onde partiu rumo a uma agenda no norte do Rio Grande do Sul. Bolsonaro chegou acompanhado do senador, Jorginho Mello (PL), que é vice-líder do governo no Congresso Nacional e pré-candidato a governador. Ao invés de seguir um roteiro pelo estado, onde estão os eleitores para quem deseja disputar o governo catarinense, Jorginho preferiu ir até o estado vizinho. O pré-candidato ao Senado, Jorge Seif Júnior, também acompanhou.

Disputa por Bolsonaro

O senador Jorginho Mello (PL) tem sido um dos maiores apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), porém, deverá disputar espaço em Santa Catarina pela preferência do eleitor bolsonarista, com os comitês suprapartidários que o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) criará, e que, com certeza, levará voto para quem o pessedista apoiar. Em Chapecó e Florianópolis serão abertos os primeiros comitês, mas já há previsão para outros municípios.

Mulheres e Jovens do PSD

Na noite de sexta-feira (6), o PSD empossou as novas executivas dos núcleos Mulher e Jovem, em um encontro também de filiações no Círculo Operário Criciumense. A suplente de vereadora, Dudi Sônego, é a nova presidente das mulheres e o ex-presidente do DCE da Unesc, Alexandre Bristot, será o presidente da juventude do partido. Sob a liderança dos deputados, federal Ricardo Guidi, e estadual Júlio Garcia, mais de 200 pessoas participaram do evento.

Dário X Hang

O senador Dário Berger (PSB) fez uma postagem em uma rede social, confirmando uma informação que divulguei aqui na coluna, de que ele passaria a integrar o bloco parlamentar “Resistência Democrática”, que conta com o PSB, PT e PROS. O empresário Luciano Hang criticou a postura do senador que não deixou por menos. Lideranças próximas a Berger disseram que Hang perde tempo com questões ideológicas, ao invés de cobrar do presidente, Jair Bolsonaro (PL), mais infraestrutura para Santa Catarina.

Contorno Viário

Em reunião do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), realizada na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), o senador Esperidião Amin (Progressistas) apresentou a situação das obras do Contorno Viário. A situação do andamento das obras que já era preocupante, ficou ainda pior com a saída da empresa Camargo Corrêa. O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, informou que nesta quarta-feira (11), ouvirá a empresa para entender como está a situação da região em que a empreiteira era responsável.

Encontro no Oeste

A vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo, foi a Chapecó onde se reuniu com o vereador, César Valduga. Ambos do PCdoB, eles lançaram suas pré-candidaturas na noite de sábado (7), durante a realização da 29ª Festa Vermelha, realizada tradicionalmente todos os anos em Chapecó. Giovana é pré-candidata a federal e Valduga a estadual.

Falecimento

O ex-prefeito de Balneário Gaivota, Adroaldo Tiscoski, faleceu ontem, aos 79 anos. Ele foi prefeito entre os anos de 2005 e 2008 e é de família ligada ao Progressistas. Adroaldo é filho do ex-prefeito de Sombrio, José Tiscoski, já falecido, e irmão do ex-deputado federal, Leodegar Tiscoski. O município de Balneário Gaivota decretou luto de três dias.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta