Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), foi para uma semana decisiva na capital. Ontem recebeu no hotel em que está hospedado, o senador Esperidião Amin (Progressistas). Falaram sobre o cenário e a respeito da construção de uma grande aliança tendo Rodrigues na cabeça de chapa. Amin há tempos se mostra um entusiasta de uma candidatura do prefeito.

O encontro com Amin não demorou, já que o senador que embarcou às 4h desta terça-feira (22) para Brasília, precisava descansar. Mesmo assim, ainda deu tempo para falar sobre a provável filiação do empresário Luciano Hang ao Progressistas. Após, Rodrigues foi ao encontro do presidente estadual do PSD, deputado Milton Hobus. Eles jantaram na Macarronada Italiana e conversaram sobre o projeto eleitoral. Hobus deixou claro a João Rodrigues que ele é o nome do partido e que, só depende dele para ser o candidato.

Um detalhe é que fontes pessedistas relatam que o ex-governador, Raimundo Colombo, também aceitaria apoiar a Rodrigues, caso o prefeito deseje ser candidato. As bancadas estadual e federal do PSD também estão com ele.

Hoje Rodrigues segue com uma agenda repleta de encontros com lideranças, para discutir a construção de uma aliança.

MDB em busca de parceiros

Lideranças do MDB se reuniram ontem com outros partidos, para discutir a possibilidade da formação de alianças. Liderados pelo presidente estadual, Celso Maldaner, o pré-candidato ao Governo do Estado, Antídio Lunelli, o deputado federal Carlos Chiodini e o líder da bancada emedebista na Assembleia Legislativa, Valdir Cobalchini, conversaram com o PSC, PSD e o PSDB. Liguei para Cobalchini que se limitou a dizer que é o momento de todos conversarem com todos. “É do exercício, todos falam com todos, aqueles que tem afinidade. O falar é uma senha para continuar conversando após o início de abril. A conversa sempre é agradável, não existe mais aquele ranço de não conversar com um, ou com outro”, afirmou. Pelo visto, o MDB ainda não conseguiu sair do isolamento e segue buscando parceiros.

O articulador de Moisés

O prefeito de Bombinhas, Paulo Müller, o Paulinho (sem partido), negou que tenha sido convidado para assumir a chefia da Casa Civil do Estado. Porém, Paulinho me contou que o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), pediu a sua ajuda na construção com os prefeitos, em conversa feita quando Eron Giordani ainda estava à frente do processo. O prefeito também relatou que foi sondado por outros partidos e pelo próprio governador, sobre disputar a deputado federal. Paulinho concluiu a conversa dizendo que não aceitou disputar devido a parceria que tem com vários parlamentares, mas que é grato a Moisés pelos recursos que colocou no município de Bombinhas e nos demais.

Recado direto

Ontem o deputado estadual, Kennedy Nunes (PTB), pré-candidato ao Senado, deu o tom de como será a sua campanha. Ele questionou quem é famoso e tem problema pessoal ou com a empresa na justiça. Nunes admite que o recado foi para o empresário, Luciano Hang, mas completou que também é direcionado a outros nomes que disputarão ao Senado, como Dário Berger e Raimundo Colombo (PSD). Questionado, ele disse que foi chamado para uma missão por não enfrentar qualquer processo e que, os que tem processo, não podem encarar o Supremo Tribunal Federal.

Caso dos aviões

Ontem o deputado estadual, Bruno Souza (Novo), ligou para o seu colega, Kennedy Nunes (PTB), para conversar sobre os encaminhamentos da denúncia contra o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), por causa do uso do avião do estado para compromissos pessoais e partidários. Souza pensa na possibilidade de abrir uma CPI, mas ouviu de Kennedy que “seria uma oportunidade para o governador comprar mais alguns no parlamento”. Nunes informou que irá protocolar pelo menos, cinco ações, tanto na justiça eleitoral, como criminal, no Ministério Público, no Tribunal de Contas e na esfera cível. “Tem uma criança que morreu, tem sangue nas mãos de alguém e não é só nas mãos do Moisés. É de várias pessoas”, disse.

Pedido de impeachment

O deputado estadual, Bruno Souza (Novo), me disse que a tese de Kennedy Nunes (PTB) tem sentido e que, ainda hoje deve decidir junto a sua equipe de trabalho, os encaminhamentos da questão. Souza já entregou as denúncias ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. O parlamentar avalia se cabe um pedido de impeachment contra Moisés, mesmo sem abrir uma CPI.

Wan-Dall desiste

Conforme antecipei na semana passada, o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), anunciou ontem que cumprirá o mandato até o final. A pré-candidatura a deputado estadual havia sido lançada no final do ano passado, com forte apoio de seu grupo político, do meio evangélico e do empresariado local. Wan-Dall salienta que, desde o início, sempre ficou claro que essa decisão seria tomada com equilíbrio, respeitando seus valores e avaliando o melhor para as pessoas. O prefeito destacou o seu compromisso com o município, porém, as incertezas no MDB o deixaram inseguro para renunciar e disputar a eleição.

Encontro de governadores

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) participa hoje do 10º Fórum Nacional de Governadores, que acontecerá em Brasília a partir das 09h30. Moisés estará em Florianópolis e a sua participação será virtual. Em pauta a tributação do ICMS incidente no combustível, ações referentes à redução do IPI, além da coordenação política de flexibilização das medidas sanitárias na pandemia.

Codesul

Os estados do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), atuarão conjuntamente para combater o desmatamento de suas áreas verdes. O alinhamento ocorreu durante o encontro de governadores da entidade, ocorrido na manhã de ontem em Chapecó. O trabalho ocorrerá com o uso do Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (SIMAD), ferramenta desenvolvida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e que será compartilhada também com o Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Os governadores também alinharam a criação de um grupo de trabalho, para o planejamento integrado de rodovias e ferrovias do Codesul.

Licitação

Durante a plenária do Codesul, o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) assinou a autorização para o edital de licitação de dois projetos: o Corredor Ferroviário Catarinense, entre Chapecó e Correia Pinto, e a Ferrovia Interportos, entre Itajaí e Araquari. Somente na execução dos projetos, o investimento será de aproximadamente R$ 40 milhões. Apenas em Santa Catarina, o objetivo é que a malha ferroviária atinja 2,1 mil quilômetros em operação até o ano de 2035. Em geral, o transporte de cargas por via ferroviária apresenta um custo até 20% menor, reduzindo drasticamente o custo logístico. Além disso, foi apresentado aos governadores o projeto do novo corredor litorâneo. Trata-se de uma rodovia de 145 quilômetros, que será construída paralelamente à BR-101, entre os municípios de Joinville e Biguaçu, na Grande Florianópolis. A nova estrada deverá ter seis faixas de rolamento, três em cada sentido.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta