Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A informação que divulguei com exclusividade no sábado (05), sobre o acerto do governador, Carlos Moisés da Silva, com o Republicanos para a sua filiação, mexeu com o cenário político catarinense. Moisés deve embarcar para Brasília nos próximos dias acompanhado do presidente estadual do Republicanos, deputado Sérgio Motta, para formalizar a sua filiação em encontro com o presidente nacional, Marcos Pereira, que é deputado federal por São Paulo.

Uma fonte relatou que Moisés liderou o processo junto a Motta. Um dos nomes indicados pelo governador para se filiar ao partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, relatou que todos foram informados já há alguns dias que seria esse o encaminhamento. O governador chegou a relatar que não se sentiu seguro para se filiar ao MDB, sem a garantia de que seria respeitada a sua condição de pré-candidato à reeleição. “O partido passa por uma instabilidade e o governador não se sentiu seguro. O que ele faria lá na frente se tivesse a sua candidatura barrada? ”, questionou a fonte.

O fato é que a bancada estadual do MDB, que defende o nome de Moisés para ser o candidato do partido, sentiu a decisão. Ontem à noite os parlamentares se reuniram durante uma hora, online, quando discutiram a decisão de Moisés e o que farão na reunião de hoje às 14h, convocada pelo presidente estadual emedebista, Celso Maldaner. Por fim, a decisão é que vão para ouvir sobre os encaminhamentos e o resultado das movimentações de Antídio, além de sugerir que o partido se una. A preocupação é grande com o isolamento.

Um dos deputados que participaram da conversa na noite de ontem, relatou que o sentimento de todos é que se Moisés tivesse optado por se filiar ao MDB, que seria mais fácil a construção de sua candidatura, porém, a decisão do governador de se filiar ao Republicanos, torna o cenário “quase impossível” para estarem juntos. Já um outro parlamentar entende que ainda há espaço para conversar, muito embora, também reconheça as dificuldades.

Já outra fonte emedebista me disse que a situação atual poderá fortalecer dentro do partido, o nome do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, desde que se apresente viável para o pleito.

Chiodini com Moisés?

Uma fonte de Brasília foi testemunha de um encontro que até então parecia difícil. O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) conversou com o deputado federal, Carlos Chiodini (MDB), que é um dos principais apoiadores do pré-candidato emedebista ao Governo do Estado, Antídio Lunelli. Segundo me relatou, foi dado início a uma conversa para que Chiodini possa ser o vice de Moisés e, o motivo, seria a crença de que Antídio não se viabilizará. Neste caso, o prefeito de Jaraguá poderia colocar como condição para recuar, que o vice de Moisés seja Chiodini. Essa situação, caso se confirme, forçará o presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, a se explicar. O líder emedebista é um apoiador de Lunelli e, antes das prévias, dizia abertamente que a base do partido não aceitaria Moisés, nem como filiado ao MDB, que a hipótese era igual a zero.

Hang no PL

Apesar do convite feito pelo presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, o empresário Luciano Hang já tem como certa a sua filiação ao Partido Liberal. Conforme escrevi na semana passada, o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fez o apelo para que Hang assine ficha. Quem entende de composição política, sabe que um partido não lançaria dois nomes de regiões tão próximas, no caso, Antídio Lunelli, se viabilizar, e o dono da Havan. Também vale lembrar que Hang saiu fazendo fortes críticas ao MDB e, deseja se aliar a um partido considerado conservador.

Evitou o encontro

Fabrício foi convidado a participar da foto

Envolvido com a sua pré-candidatura ao Governo do Estado, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), chegou a gastar um tempo em uma padaria para não chegar na Prefeitura de Blumenau durante o encontro do prefeito, Mário Hildebrandt (Podemos), com os emedebistas, Celso Maldaner, Antídio Lunelli e Daniel Hostin. Quando chegou ao local foi informado que a reunião ainda acontecia. Fabrício foi chamado para entrar no gabinete de Hildebrandt e a pedido de Maldaner, foi registrada uma foto. O prefeito afirma que não participou da conversa e nega qualquer acordo de apoio ao MDB.

Esperança de Dário

É dito em São Paulo que Geraldo Alckmin poderá se filiar ainda hoje ao PSB, para ser o vice na chapa do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já outra informação é de que hoje ele deve anunciar internamente a sua decisão, mas a filiação, será entre os dias 21 e 25 deste mês. Quem torce para que aconteça logo, é o senador Dário Berger (MDB) que, de malas prontas para se filiar ao PSB, conta com o apoio de Alckmin para garantir a cabeça de chapa da aliança de centro-esquerda em Santa Catarina.  

Encontro em SC

No próximo sábado o PSB realizará um encontro estadual na Assembleia Legislativa em Florianópolis. Ainda não está confirmado, mas pode ocorrer a filiação do senador, Dário Berger, para ser o pré-candidato do partido ao Governo do Estado. O presidente nacional, Carlos Siqueira, deve ser um dos nomes de destaque no evento.

CPI da Celesc

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), deve retomar nesta semana a discussão sobre o requerimento para constituição de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Desta vez, Naatz quer apurar supostas irregularidades praticadas na prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica, executada pela Celesc, além de saber qual o destino dos recursos públicos recebidos e o planejamento de serviços por parte da concessionária. Outro ponto que deve gerar bastante polêmica é quanto a distribuição de lucros entre os diretores. “Só no acumulado do terceiro trimestre do ano passado, a companhia obteve lucro líquido de R$ 474,9 milhões, 66% maior que no período anterior”, afirma Naatz.

PL se mobiliza

Foi movimentado o encontro municipal do PL de Gaspar, promovido pelas lideranças locais no sábado (05). Marcaram presença o senador e pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Jorginho Mello, a vice-governadora Daniela Reinehr pré-candidata a deputada federal; deputado e líder da bancada estadual, Ivan Naatz, além do vice-presidente estadual do partido, e suplente de deputado federal, Jorge Goetten, também mapeado para uma nova disputa à Câmara.

Pré-candidaturas

Num evento realizado em Pinhalzinho no final de semana, a deputada estadual, Marlene Fengler (PSD), confirmou a sua pré-candidatura à Câmara Federal, enquanto que a primeira-dama de Chapecó, Fabiana Rodrigues (PSD), é pré-candidata a estadual. Elas firmaram um acordo para dobrar na eleição. Já do Progressistas, em um evento em Chapecó foi confirmada a pré-candidatura à reeleição, do deputado estadual licenciado, Altair Silva, atual secretário de Estado da Agricultura.

Encontro dos Oficiais

A Associação de Oficiais Militares Capitão Osmar Romão da Silva (ACORS), promove de quarta (09) à quinta-feira (11) desta semana, o 8º Encontro de Oficiais Militares Estaduais. Com programação diferenciada para os Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o evento vai contar com a presença do deputado federal Capitão Augusto, relator da LOB Nacional, a Lei Orgânica que está em tramitação. O encerramento do Encontro, que conta com a parceria da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, será marcado pelo lançamento do livro “FENEME 15 anos: uma história escrita com honra, equilíbrio e coragem”. 

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta